Decoração de interiores para design industrial de casas
O design industrial é uma tendência que veio de Nova Iorque, nos Estados Unidos e se instaurou nas áreas urbanas brasileiras.
O conceito apresenta decoração com características únicas, como a montagem de perfilados, por exemplo, que acoplam fios e ficam externados no ambiente doméstico.
O design, por sua vez, consiste na melhoria dos aspectos do ambiente, de forma que vá atender às necessidades do proprietário, seja da casa ou apartamento.
Por essa razão, resolvemos preparar este conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre decoração de interiores para design industrial de casas. Continue lendo o restante do artigo a partir dos próximos tópicos.
Agregando valor ao ambiente
O design de interiores é a maneira ideal para agregar valor aos mobiliários industriais, proporcionando a conquista de novos mercados. Com isso, uma simples estrutura metalica pode virar um acessório decorativo e tanto.
Neste mundo existem diversos tipos de designs e entre eles está o design de produto, conhecido popularmente como design industrial, pois este profissional trabalha com a criação e produção de objetos e produtos tridimensionais.
Por estar presente no ramo industrial, o designer trabalha no desenvolvimento de diversos mobiliários e produtos, tais como:
Mesas;
Geladeiras;
Caixas de som;
Entre outros.
Esses desenhos técnicos definem aspectos construtivos e de estética para determinados ambientes. Quando se trata de novos estilos e visuais de produtos e mobiliário, o design de interiores é o que dita moda.
Assim sendo, é imprescindível a instalação de equipamentos que combinem com o local, como a porta de madeira, tubos, conexões e etc.
Elétrica aparente
Outra característica comum nesse estilo de decoração é o anseio pelas partes elétricas e tubulações aparentes. Neste caso, o processo é vantajoso pelo fator estético, assim como no quesito financeiro, uma vez que não é necessário quebrar todas as paredes para instalar as tubulações.
O material utilizado, em linhas gerais, são os conduítes de aço galvanizado e demais conexões, como o próprio perfilado, por exemplo.
Esses equipamentos são facilmente encontrados em lojas de materiais de construção, home centers e estabelecimentos especializados em produtos elétricos.
Além do mais, é de suma importância reconhecer que o acabamento bem feito é a chave principal para o sucesso do estilo, e isso vale para a parte externa do local.
Neste caso, o projeto de revestimento de fachada é outro item que precisa ser elaborado desde o início, para que o conjunto da obra seja harmonioso e eficaz.
Portanto, é sempre recomendável que as instalações sejam feitas por profissionais habilitados, para que o serviço ocorra com qualidade e sem defeitos.
Principais vantagens da decoração industrial
Esse estilo pode diminuir muito os gastos da execução do imóvel, como a execução do forro de gesso e do revestimento externo.
Isso acontece porque, com os tubos sobressalentes, o fato não é mais mandatório para o acabamento estético dos locais.
Em termos executivos, por exemplo, um grande benefício pode ser o ganho do pé direito integral, pois anula o rebaixamento implicado pelo forro.
Assim sendo, o design industrial acaba proporcionando muito mais economia ao proprietário que deseja instaurar o estilo em casa.
A dificuldade do design industrial
A grande dificuldade do design industrial é a feitoria do projeto. O design de interiores dispensa o uso de acabamentos internos e, por isso, os serviços de infraestrutura necessitam ser bem executados para que, assim, proporcionam mais durabilidade ao imóvel.
As instalações, a estrutura e todos os sistemas de vedação precisam ser veementemente programados, de maneira que a infraestrutura seja executada com estética e decoração impecáveis, se assimilando ao acabamento finalizado.
Características particulares
O estilo industrial se encaixa ao ambiente e deve ser integrado à sua mobília, atreladamente de forma que se adapte também em parte da decoração.
Neste sentido, boa alternativa para fazer isso é desenvolver desenhos com as tubulações e partes elétricas nas superfícies do imóvel ou mesmo pintá-las de cores mais puxadas para o cobre e metal.
No caso da pintura, pode substituir os conduítes por canos feitos de PVC, uma vez que os gastos também serão menores.
A manutenção da tubulação precisa ser feita periodicamente, pois a poeira acumulada se torna visível em pouquíssimo tempo.
Além de tudo, não é recomendável a utilização desse estilo em locais onde os canos possam se deteriorar com o tempo, bem como em locais afetados pela maresia.
Por fim, o estilo industrial, se bem aplicado, pode surpreender por conta do conforto e informalidade proposital. Deste modo, o local adquire um charme especial, algo puxado para a sofisticação e modernidade.