De cercas à decoração: entenda todas as possibilidades das telas

Fábricas, residências e locais com instalações esportivas. Todos estes lugares têm algo em comum: eles costumam contar com uma tela de aço galvanizado, de aço inox ou até mesmo de polímeros plásticos para a proteção e conforto de seus frequentadores.

Apesar disso, poucas pessoas conhecem todas as funcionalidades destes itens, dos quais não se resumem somente na proteção de indivíduos que passam por lugares altos e propensos aos mais variados acidentes.

Aprenda mais a respeito das utilidades das telas a seguir:

  1. Proteção contra quedas

Por mais que esta seja a aplicação mais comum das telas e, consequentemente, mais conhecida pela população em geral, ela merece ser mencionada. Afinal, trata-se de uma maneira simples e barata de se prevenir grandes acidentes.

Neste caso, usam-se as chamadas telas de proteção. Normalmente feitas de tecidos sintéticos, tais como poliamida e polietileno, estes materiais são instalados em locais como:

  • Janelas;

  • Sacadas;

  • Vãos de escadas;

  • Beliches;

  • Guarda-corpos vazados;

  • Brinquedos de playgrounds.

Como eles são resistentes, são capazes de evitar a queda de pessoas leves, como crianças, e até mesmo de pequenos animais domésticos.

Entretanto, boa parte das pessoas apresentam queixas de que este material prejudica a aparência do ambiente. De fato, a tela para decoração, pura e simplesmente, não existe: seu objetivo principal é a proteção.

Isso, porém, não significa que o projeto decorativo do local que a recebe tenha que ser desvirtuado. Profissionais da área afirmam que escolher materiais em tons neutros, como branco, cinza e bege, é uma opção interessante para que eles passem quase despercebidos.

  1. Divisão em indústrias

No atual contexto de crise econômica, a produtividade entra na mira de empresas dos mais diversos segmentos. A indústria não é exceção, pois os gestores da área buscam de forma incessante outras maneiras de se fazer mais com menos.

Por incrível que pareça, isso nem sempre significa comprar mais máquinas, nem mesmo equipamentos mais novos. uma simples reorganização do espaço interno pode proporcionar ordem na execução das tarefas do cotidiano, maximizando os resultados entregues pela equipe.

As telas, por sua vez, são parceiras importantes neste processo. É possível, por exemplo, instalar uma tela de aço para cerca entre duas áreas diferentes da indústria (o setor de fabricação de peças do local onde elas recebem, por exemplo). Além de ser prática e eficiente, trata-se de uma opção de baixo custo.

  1. Tela mosquiteira

Zika, chikungunya e dengue. Estas são apenas algumas das doenças que são transmitidas por mosquitos, que se espalham pelo Brasil e pelo mundo. Por conta dos riscos oferecidos à saúde da população, as autoridades de saúde buscam produzir campanhas constantes, de modo a alertar as pessoas a respeito de como esses males podem ser prevenidos.

A boa notícia é que há uma solução que, além de preservar a saúde de quem frequenta um espaço, melhora o seu conforto: a tela mosquiteira.

Como o seu próprio nome diz, trata-se de uma camada de proteção instalada em portas e janelas, cujo objetivo é barrar a entrada de insetos no interior do local.

Assim como os modelos de proteção, este item pode ser confeccionado em polímeros plásticos que, trançados de maneira muito refinada, criam um obstáculo para os mosquitos, mas sem prejudicar a ventilação do ambiente.

Da mesma forma, é possível optar por um modelo mais avançado, como a tela de inox, que é feita com fibras de aço.

No caso desta variedade, a vantagem é a grande resistência tanto a impactos mecânicos quanto à maresia – algo fundamental em imóveis localizados em cidades litorâneas.

  1. Segurança perimetral

Nos últimos anos, a população brasileira tem se assustado com o nível de insegurança que domina boa parte do país. Antes característica de cidades grandes, a violência tem chegado a localidades de médio e até mesmo pequeno porte. Consequentemente, proprietários de imóveis residenciais e comerciais têm investido cada vez mais em soluções de segurança, visando barrar invasões.

A boa notícia é que as telas proporcionam várias opções para tal, aliando eficácia e baixo custo. A mais clássica é instalar um alambrado, que nada mais é do que uma cerca metálica feita de fios de arame.

Sua resistência pode ser aprimorada por meio de procedimentos como galvanização ou o revestimento em polímeros plásticos, como o PVC. Como o preço tela alambrado é baixo, trata-se de uma opção bastante acessível.

Além disso, também há a possibilidade de se contar com arames especiais, como modelo laminado.

Como ele conta com pequenas lâminas cortantes ao longo de sua extensão, este material se caracteriza por representar um obstáculo ainda mais imponente contra invasores. Da mesma forma, a tela de arame preço costuma ser mais baixa que outros aparatos de segurança.