Das paredes aos móveis: como deixar a sua casa mais luxuosa

A decoração de uma casa costuma refletir a personalidade dos moradores. Assim, enquanto algumas pessoas têm gostos mais simples e se contentam com um bom design escandinavo, outras não abrem mão de esbanjar luxo em cada centímetro do lar.

Neste último caso, não tem jeito: será preciso investir uma quantia considerável no projeto decorativo.

Afinal, a mão de obra deve ser extremamente qualificada, de modo a entregar um resultado impecável, e todos os materiais usados devem ser nobres, para criar uma atmosfera luxuosa. Ambos significam mais custos.

Além disso, vale ressaltar que, nesses casos, metragem não é documento. É perfeitamente possível que um imóvel seja pequeno, mas que a decoração esbanje requinte e sofisticação. Basta contar com a ajuda de profissionais para ver a mágica acontecer.

Confira a seguir, alguns elementos que deixam qualquer imóvel mais luxuoso, independentemente de seu tamanho:

  1. Capriche no acabamento

Em imóveis de alto padrão, todos os acabamentos são superiores aos usados em projetos regulares, desde a pintura de parede até os corrimões das escadas.

Portanto, um imóvel luxuoso requer acabamentos de nível premium em todos os seus cômodos. Alguns materiais comumente usados neles são:

  • Mármore;
  • Granito;
  • Aço inox;
  • Madeira natural.

Da mesma forma, ao retocar a tinta das paredes, é possível contratar uma empresa de pintura residencialque realize trabalhos de alto padrão.

Além do uso de materiais diferenciados, os profissionais que atuam neste segmento são treinados, para ter máxima atenção aos detalhes, além de priorizar a limpeza na entrega do ambiente. Isso significa uma casa mais bonita, com menos transtornos envolvidos.

  1. Conte com móveis planejados em todos os cômodos

Por mais que paredes e pisos sejam revestidos em cores neutras e materiais regulares, os móveis planejados são capazes de tornar este ambiente digno de capa de revista de decoração.

Isto pois, quando um imóvel conta com este tipo de serviço, toda a mobília é elaborada especialmente para valorizar seus lados positivos e minimizar seus lados negativos.

Da mesma forma, estes móveis são uma maneira de assegurar o máximo aproveitamento do espaço.

Por exemplo: ao elaborar um armario de cozinha, o profissional responsável ouvirá os clientes e captará suas necessidades, de modo a criar a projetar uma peça de mobília que se adapte perfeitamente a seus hábitos e gostos. Eles podem definir fatores como:

  • O material usado na fabricação;
  • O tipo de acabamento do móvel;
  • O design de puxadores de portas e gavetas;
  • A divisão interna dos móveis.

Por fim, vale ressaltar que, por mais que já haja empresas que criam projetos de móveis planejados por valores mais em conta, este é um serviço de alto padrão por excelência.

Por conta disso, a maior parte dos estabelecimentos da área usa técnicas como a marcenaria fina, que prega o uso de materiais de qualidade e um trabalho praticamente artesanal para a fabricação de móveis. O resultado, consequentemente, é muito superior ao da produção seriada.

  1. Conte com tecnologia de última geração

Nem todas as pessoas consideram que uma decoração luxuosa e elaborada por profissionais não é o único fator que tornam uma residência sofisticada.

Mais recentemente, casas e apartamentos de alto padrão, têm contado cada vez mais com recursos tecnológicos de última geração.

Isso significa que, ao escolher qualquer elemento usado no local, deve-se sempre dar preferência ao mais avançado. Por exemplo: ao escolher um toldo retrátil articulado, o modelo escolhido deve ser eletrônico.

Isto pois, ao invés de fisicamente abrir e fechar o aparato, isso pode ser feito com o toque de um botão. Assim, trata-se de uma opção mais requintada e cômoda para os moradores.

Da mesma forma, é interessante incluir a instalação de funcionalidades de smart homes ao projeto.

Atualmente, é possível usar comandos de som e de voz para ligar, desligar e definir a intensidade da luz, configurar a temperatura do termostato e, até mesmo, trancar e destrancar portas. Também já há apps para smartphones que cumprem esta tarefa.

Vale ressaltar que isto é apenas o começo: especialistas da área já apontam que, em alguns anos, tais comandos poderão ser usados para abrir e fechar coberturas de policarbonato, verificar a existência de comida vencida na geladeira e obter dicas de moda de espelhos inteligentes. A tendência é que residências de alto padrão incorporem tais funcionalidades ao longo do tempo.