Cuidados importantes com os pequenos detalhes da sua casa
Transformar uma casa em um lar não é fácil. É preciso pensar em um projeto decorativo que seja funcional e bonito ao mesmo tempo, e que seja conforme o gosto de quem viverá naquele imóvel.
Isso, por sua vez, é complexo, ou seja, cada detalhe, como as cores das paredes e até o design dos móveis, têm a sua parcela de influência. Por conta disso, pessoas que não são profissionais da área podem se esquecer de alguns detalhes fundamentais para o sucesso do projeto.
Confira alguns deles a seguir:
Telhas devem ser escolhidas com cuidado
O telhado costuma ser uma das etapas mais custosas de uma obra. Além da mão-de-obra necessária para montá-lo, também é preciso contar com uma grande quantidade de matéria-prima para tal, o que significa um gasto expressivo.
Apesar disso, o investimento vale a pena, ou seja, por mais que a madeira ou telhas preços sejam altos, um material de qualidade pode evitar diversos problemas, tais como:
Infiltrações;
Vazamentos;
Ruídos excessivos durante chuvas;
Aparecimento de mofo no imóvel.
Portanto, é fundamental que o projeto seja elaborado por um engenheiro civil qualificado, e que a escolha do material seja feita com base em suas sugestões.
Entre todas as opções disponíveis, a telha de cerâmica costuma ser a mais usada. Apesar disso, há outras opções, como as telhas de madeira, cimento, vidro e até mesmo de policarbonato.
O material, porém, não é o único fator importante para decidir qual é a melhor telha: o design da peça também deve ser escolhido com cuidado.
Ele é o que define se a peça será apropriada para locais chuvosos ou com muito vento, que costumam exigir muito do telhado. A telha romana, bem como a portuguesa, estão entre os modelos mais usados nas construções brasileiras.
A madeira precisa de cuidados especiais
Bonita, resistente e com bom desempenho térmico e acústico, a madeira costuma ser um material muito popular tanto na construção civil quanto no mercado de reformas. Consequentemente, vários itens são feitos com ela: desde as vigas do telhado até boa parte dos móveis. A porta de madeira é igualmente popular em construções de todos os tipos.
Entretanto, o fato de que esse material é resistente não significa que ele seja indestrutível. Por mais que a madeira usada tanto em reformas quanto em construções seja tratada, com o objetivo de fazê-las resistir mais aos efeitos do tempo, elas ainda podem ser infestadas por pragas.
No caso do piso, em particular, ele pode ser danificado por uma série de elementos, como a umidade, a poeira, impactos fortes, incidência direta da luz do sol, entre outros.
A boa notícia é que, quando a madeira apresenta sinais de desgaste, é possível submetê-la a vários tipos de tratamentos, como a calafetação e a aplicação de bona. Ambos deixam o material com cara de novo, sem a necessidade de substituí-lo.
No caso das vigas do telhado, a melhor maneira de evitar problemas é adquirindo peças feitas de madeira de qualidade. Afinal, uma reforma na área não só custa caro, como, também, pode gerar muitos problemas.
Cada ambiente tem uma porta apropriada
As portas são elementos tão básicos em uma construção que poucas pessoas se atentam às particularidades de cada modelo. Normalmente, elas se dividem em maciças, sólidas e semi ocas, sendo que a resistência entre os modelos pode variar consideravelmente.
Da mesma maneira, as metragens menores de imóveis mais novos fazem com que um tipo em específico ganhasse popularidade: a porta de correr embutida.
Ao invés de abrir para dentro do ambiente, ela é arrastada para dentro da parede, fazendo com que nenhum espaço seja ocupado. Além disso, ela é muito moderna, dando um toque diferenciado a qualquer ambiente.
Acabamentos nobres fazem a diferença
Existem materiais que são tidos como nobres no mundo da reforma e da construção civil. Além da madeira de lei, já mencionada, itens como o granito, o mármore e o inox também fazem parte deste rol.
Por mais que o apelo estético de todos eles seja inegável, há outro aspecto que os diferencia perante os demais: a resistência. Juntos, podem fazer com que tais itens tenham um valor acima da média, mas também com que valorizem qualquer ambiente de inserção.
Apesar disso, tais materiais também exigem cuidado, pois por mais que uma mesa de granito seja resistente, ela pode ficar marcada por panelas quentes ou copos. Assim, é importante revesti-la durante o uso.