Saiba os cuidados com piso de madeira
Após a compra, construção ou reforma de uma casa, pensamos em quais materiais devemos utilizar em seu acabamento, que combine com o ambiente, ajude na decoração, tenha preço baixo e também seja agradável.
E, uma das escolhas mais populares e certeiras que as pessoas fazem é comprar o piso de madeira para revestimento do chão de casa.
Seja qual for o modelo que escolher, esse material irá passar a informação de beleza, elegância e leveza ao ambiente.
Faça uma manutenção correta para seu piso
Sem falar que ele pode ser um aliado às pessoas que têm alergias como sinusite, rinites e outros diversos problemas respiratórios, por seu estilo de resistência ao mofo e bactérias e também por sua praticidade na limpeza.
E sim, hoje falaremos para você sobre cuidados com piso de madeira, quais opções existem no mercado e qual você deve escolher para seus cômodos, independentemente de sua necessidade e preferências.
Saiba mais sobre esse material
Esses pisos podem ser produzidos de madeiras diversas como a Cumaru, que também é usada para decks na área da piscina, Grápia, Ipê, Sucupira, entre outros. Essas são as mais usadas pois são fortes e resistem muito bem a impactos.
Você pode optar pelo uso de piso madeira natural, que pode ser limpo somente com panos secos diariamente, por aspirador de pó ou vassouras de modelos macios e com pelos.
Eles são mais sensíveis, mas costumam não ser usados com uma grande frequência.
Já o piso de madeira laminado é outra história. Sua manutenção pode ser feita facilmente com vassouras, aspiradores e panos umedecidos com produtos de limpezas especiais para esse tipo de assoalho.
Não é recomendado o uso de produtos com base de silicone, pois eles formam como se fosse uma camada de gordura sobre o revestimento da lâmina, criando manchas desnecessárias.
Outros materiais como os saponáceos também podem manchar e desgastar o piso, então use somente o que é indicado para madeira.
Com a higienização seguida corretamente, não haverá erro ou problemas no seu piso em relação a produtos corrosivos.
Outros cuidados a serem tomados são os tipos de pelos da vassoura e como usará a sucção do aspirador, pois se forem de forma muito bruta ao encontro do piso, podem danificá-lo.
Outras formas de cuidar da aparência de seus pisos são:
- Tirar os sapatos antes de entrar na sua casa
- Não levar sujeiras pesadas para seu encontro
- Colocar proteção nos pés dos móveis para evitar marcas
- Evitar arrastar móveis de rodinhas e posicioná-los de forma errônea
- Evitar que o piso entre em contato com a luz direta do sol para não desbotar
- Aparar a unha de seu animal de estimação para que ele não arranhe o chão
- Limpar líquidos e respingos rapidamente ao caírem no piso
Outros cuidados especializados
Raspagem de piso de madeira – Caso não esteja mais satisfeito com o visual de seu chão, pode ser a hora de chamar empresas especializadas para entrar em ação na sua casa e oferecer um serviço de qualidade.
Algumas delas ajudam a reconstituir o material, trazendo à tona uma nova vida e brilho, recuperando a beleza da madeira com a raspagem de assoalho.
O profissional adequado utilizará equipamentos especializados para raspar o chão e retirar todos seus defeitos.
Esse processo se consiste em lixação, calefação e a aplicação de um selador específico, terminando o trabalho no acabamento dele por inteiro.
Todo o material grosso é retirado, o piso é nivelado e polido para uma nova aplicação de película e finalização.
Mas caso você não tenha assoalho e mesmo assim quer contratar um serviço, você pode optar pela raspagem de tacos, se for o caso.
É feito basicamente o mesmo processo. O que muda após o lixamento e nivelação, é que o profissional capacitado para essa atividade irá reajustar e recolocar alguns pontos da madeira que possam estar fora ou desprendidas do seu local de origem.
Porém, tanto um quanto outro serviço deve ser feito com paciência e excelência por uma raspadora de confiança escolhida por você.
Conclusão
Caso o piso de madeira seja sua opção de compra, invista se for cuidar e fazer toda a manutenção necessária, pois caso isso não ocorra, seu ambiente poderá sofrer desgastes, estragos e apodrecimento do material.