Construtoras: Planejamento e estratégia para obras
As estratégias adotadas pelas incorporadoras e empreendedoras imobiliárias abrangem diversos cenários, procurando atender às exigências legislativas de cada localidade, respeitando espaços destinados à proteção da fauna e da flora. Por esse motivo, diversos estudos e planejamentos devem ser realizados antes e durante a realização de uma obra pelas construtoras.
A busca por matéria-prima de qualidade, mão de obra capacitada e equipamentos e ferramentas para cada etapa de todo o processo, do assentamento ao levante das obras, também devem estar dentro de um planejamento estratégico e arrojado.
Para atender aos processos burocráticos, além do desenvolvimento do projeto em si, é preciso contar com equipes variadas, que possam administrar de forma correta e coerente todo o período de construção.
Construtoras devem realizar o estudo do solo
A identificação de um espaço pronto para receber um empreendimento imobiliário depende de diversos fatores, como localização, mobilidade urbana, área de proteção ambiental e tipo de construção que será erguida.
Para garantir que a obra que será erguida não sofra nenhuma rachadura, é preciso realizar no início do processo a sondagem de solo, para identificar as camadas de solo em que serão realizadas as construções.
Como há diferentes camadas de solo com suas especificações é preciso que a engenharia empregada na fundação de toda a estrutura seja adequada às características apresentadas com a coleta de dados.
Caso seja identificado a presença de lençóis freáticos, todo o projeto deve ser adaptado para que o sistema aquífero ao redor não seja prejudicado.
A coleta de dados pode utilizar o sistema de sondagem spt, considerada mais simples, porém eficiente. Isso porque ela consegue identificar o quão resistente é a camada do solo a cada metro de profundidade.
Para garantir que a coleta de dados seja eficiente, é preciso que uma equipe qualificada esteja à frente dos trabalhos e, para isso, é preciso um gerenciamento presencial e contínuo, identificando os problemas e apresentando soluções a cada etapa de desenvolvimento do projeto.
Profissionais e ferramentas ajustadas ao projeto
As construtoras podem contar com profissionais capacitados para a identificação de localidades para investimento, visando o crescimento e o desenvolvimento de bairros e municípios.
Para um acompanhamento no dia a dia do canteiro de obras, a contratação de empresas de gerenciamento de projetos e obras se torna uma necessidade, pois é preciso equipes distintas e de áreas diversas para cada processo, como setor de engenharia, arquitetura, meio ambiente e direito.
Essas empresas reúnem profissionais de diferentes áreas para que possam dar o encaminhamento das obras, respeitando todo o processo burocrático e o desenvolvimento, propriamente dito, das obras.
A contratação de mão de obra, dedicada para cada setor, também fica sob a responsabilidade da empresa que atua no gerenciamento das obras.
O setor de compras deve se responsabilizar pela compra, aluguel ou contratação temporária de equipamentos para construção civil, que serão utilizados em etapas diferenciadas do levantamento de obras.
Esse setor, inclusive, vai ser responsável por boa parte do desenvolvimento dos projetos, implementando maior agilidade dos profissionais, atuando na produtividade e na preparação de massas para assentamento de tijolos, pisos e lajes.
Entre os equipamentos mais necessários, podemos destacar:
- Betoneira para preparo de argamassa de cimento, areia e pedra;
- Ferramentas de corte de madeira e ferro;
- Furadeira e parafusadeira elétrica e a bateria;
- Martelos, marteletes e removedores de prego.
O trabalho realizado em um canteiro de obras pelas construtoras ainda contam com outras ferramentas que agilizam os trabalhos, como andaimes, compressores de ar e lixadeiras.
Para garantir o funcionamento durante todo o período é preciso utilizar equipamentos específicos, que estão à disposição por empresas terceirizadas.
Energia, aluguel de máquinas e gerenciamento de custos
Muitas maquinas de construção civil funcionam com a eletricidade como fonte de energia. Por isso, é preciso solicitar o fornecimento para as concessionárias que atendem a região.
Em caso de falha no fornecimento, é preciso contar com uma opção segura e que pode funcionar nestes períodos, sem deixar a equipe de trabalho do canteiro de obras ociosa.
Muitas empresas oferecem o gerador de energia movido a combustível fóssil, que tem um baixo custo e pode entrar em uma planilha orçamentária em conjunto com a locação de equipamentos para construção civil, atendendo de forma imediata às necessidades pontuais que podem surgir.
Segurança para os funcionários das construtoras
Além das máquinas e ferramentas que são utilizadas durante o período de construção, as empresas que cuidam do gerenciamento de um canteiro de obras devem fornecer os equipamentos de proteção individual para cada trabalhador.
Entre os equipamentos estão óculos de proteção, capacete, botas, luvas e roupas apropriadas para cada setor.
A cobrança também deve ser responsabilidade dos gerentes de obras, podendo tomar as medidas necessárias para manter todo o planejamento estratégico dentro do calendário proposto para a entrega das obras.