Construindo o ambiente externo para residência

Ao elaborar o projeto de construção de uma residência, seja ela em um apartamento ou uma casa, os cômodos trazem consigo algumas características que são inerentes a ele. para se ter uma ideia, os quartos precisam ser aconchegantes e seguros, pois é um espaço de momento intimo de cada indivíduos. Já os banheiro precisam ser funcionais e confortáveis.

Nesse contexto, a cozinha é sinônimo de amor e união por meio da nutrição e alimentação. Por isso ela precisa ser receptiva e espaçosa. Enquanto isso, a sala é tida como um ambiente para descontração e diversão.

Por fim, a área externa de uma residência é para relaxamento e confraternização, precisando ser harmônicas e espaçosas, pois os momentos de lazer e descanso são mais voltados a esse ambiente.

Dessa forma, o investimento de tempo, planejamento e dinheiro em cada cômodo é essencial para construção ou reforma de uma casa dos sonhos.

Área externa

Sinônimos de momentos relaxantes e boas memórias, as áreas externas são muito importantes para o desenvolvimento e arquitetura das residências.

Dependendo do espaço reservado para este espaço em uma residência, é possível investir na construção de uma área gourmet ou contar com itens como piscinas e para decorar todo esse espaço o paisagismo.

Área externa com piscina

Áreas externas com piscinas precisam de um projeto bem elaborado para que ela possa ser bem utilizada e propiciar bons momento e histórias.

As piscinas são um acessório bem maleável, podendo ser construídas de diversos modelos, tamanhos e materiais.

Há no mercado piscinas de:

  • Vidro;
  • Alvenaria;
  • Plástico;
  • Fibra.

Cada modelo possui características que agregam ao ambiente, por isso vale a pesquisa para verificar qual é a melhor opção, ou seja, a que melhor atende às necessidades do projeto realizado.

Um aspecto importante ao pensar em construir uma área externa com piscina é o valor do investimento necessário para limpeza tratamento e manutenção de piscinas que precisam ser realizados periodicamente e por vezes, por um profissional especializado nessa área.

Dos modelos citados acima a piscina de fibra que pode ser de vinil ou fibras de vidro, são as mais utilizadas devido às características que possuem. As principais características são:

  • Facilidade de enquadrar no projeto realizado;
  • Durabilidade;
  • Preço;
  • Versatilidade;
  • Facilidade de construção.

Além dos benefícios acima, a manutenção de piscina de vinil é simples, prática e eficiente. Mais ainda, por se tratar de uma piscina residencial, a periodicidade da manutenção pode ter intervalos maiores.

Nesse cenário o investimento em espaços para ficar ao entorno da piscina com espreguiçadeira e mesas faz toda diferença no projeto final.

Área externa sem piscina

Se a piscina não é uma opção viável para a sua residência, há ainda muitas opções para tornar esse ambiente bem confortável e acolhedor para reunião de amigos e familiares e prosseguir com a criação de momentos inesquecíveis.

Mesmo com um espaço não muito grande, as varandas e sacadas podem ter churrasqueira e móveis confortáveis para sentar e passar o tempo. Assim, cada espaço pode se tornar único.

Além disso, a decoração contribui muito para a construção de um ambiente relaxante. Com isso, o investimento em paisagismo, redes e afins podem transformar o ambiente completamente.

A dica está em investir em cores alegres e relaxantes e deixar o ambiente mais claro possível, por isso é comum verificar que nesses lugares a entrada para eles é realizada por meio de porta de correr de vidro que contribui para um espaço mais claro e com perspectiva de ser maior, além de realizar a otimização de espaço.

Já as sacadas que ficam expostas diretamente às ações do tempo e da natureza como sol, vento, chuva, insetos e pássaros, para não perder a luz do ambiente, uma alternativa simples e eficiente é o envidraçamento de sacada. Ou seja, revestir no vidro para evitar os danos causados pela exposição direta.

Lembrando que os vidros que são utilizados nesses espaços precisam ser todos vidros de segurança, como o temperado ou o blindado.

Mais ainda, a empresa fabricante e fornecedora dos materiais precisam ser certificadas e seguirem as normas de elaboração de vidro para varanda e lugares semelhantes a fim de evitar danos aos proprietários.

As varandas de uma residência, em especial, também precisam de coberturas para que tenha um espaço disponível em que o sol, a chuva e o vento não incomode ou atrapalhe o momento de lazer e diversão.

Há no mercado muitos modelos de cobertura confeccionadas com materiais diversos, uma tendência no mercado atual é a cobertura de policarbonato, pois são resistentes, econômicas e versáteis em cores, formatos e tamanhos.

Pensando em todos esses detalhes a área de lazer conseguirá ser acolhedora, agradável e propícia para o relaxamento e momentos de descontração!