Construções, impactos e elementos decorativos

As construções são importantes para a consolidação da sociedade, partindo de ações como a construção de prédios, casas e conjuntos comerciais, até ações de grande porte, que impactam diretamente uma cidade ou município, como pontes e rodovias.

Toda construção, de modo geral, causa um impacto, e por isso é necessário realizar avaliações prévias para medir ou reduzir esses impactos que sejam negativos para a vida da população.

Os impacto das construções na vizinhança

Antes de iniciar construções, é importante realizar o estudo de impacto de vizinhanca EIV (Estudo de Impacto da Vizinhança). Este tipo de estudo, basicamente, é um instrumento utilizado para planejar e controlar a parte urbana que está vinculado aos órgãos públicos, ou às decisões do Poder Público.

Por isso, este estudo é solicitado quando um projeto necessita de aprovação e autorização para ser implantado ou para o seu processo de construção e funcionamento.

A ideia é avaliar, tanto na área rural como em ambientes urbanos, se estes projetos colocam em risco à vida das pessoas que vivem no local, levando em conta:

  • O tipo de solo;
  • A quantidade de pessoas que vivem no local;
  • Os impactos que podem ser causados ao meio ambiente;
  • Impactos que afetam a qualidade de vida.

Por isso, para que ocorra um planejamento de um projeto voltado apara o urbanismo, é necessário identificar esses pontos complexos que envolvem a população ao redor.

Este estudo de impacto de vizinhança tem como objetivo principal contribuir para que as cidades e os municípios caminhem para um ambiente de cidade inteligente e sustentável, inserindo locais de zoneamento em contato com o meio ambiente e envolvendo também a população nas discussões urbanas.

Com isso, existem algumas atividades que podem ser realizadas através deste estudo, apontando algumas melhorias para o projeto inicial.

Como exemplo, podemos destacar:

  • Verificação e caracterização do local em que se pretende construir;
  • Verificar qual é a empresa que realizará o serviço;
  • Analisar os registros de uma classe competente;
  • Delimitar as áreas que serão influenciadas pelo processo de construção;
  • Classificar, de forma morfológica, o ambiente urbano;
  • Realizar a avaliação dos impactos;
  • Apontar como mitigar os impactos;
  • Verificar quais medidas podem ser adotadas com o objetivo de reduzir os danos.

Inclusive, este estudo envolve também ações de prevenção aos danos e impactos. Outro aspecto importante sobre este estudo de impacto de vizinhança , é que ele precisa seguir os padrões e normas urbanas dos municípios.

Ou seja, somente este documento não autoriza que um empreendimento realize construções. É necessário que as regras sejam seguidas de acordo com as normas urbanas estabelecidas.

Após este estudo, se for autorizado, o projeto pode ter início e ser implementado, levando em conta a manutenção da segurança no local.

Elementos decorativos para casa

Após o término da construção do imóvel, chega a hora de escolher os elementos decorativos para a casa, que podem ajudar na composição deste espaço, agregando mais segurança e modernidade, entre eles, as portas.

Existem diversos modelos de portas, como as portas metálicas, de vidro e de madeira. Uma porta de madeira de empresa, por exemplo, além de ser muito sofisticada e moderna, agrega elementos como resistência e durabilidade.

Por ser um material feito de madeira, é recomendado que ele seja pintado ou que um verniz seja aplicado para aumentar sua resistência e durabilidade.

Outro aspecto importante no mundo de decorações e acessórios do ambiente residencial, é a instalação e uso de cortinas. Estes itens são indispensáveis pois conseguem proporcionar um conforto térmico muito maior para os moradores, garantindo também maior privacidade e controle em relação à entrada de luz nos ambientes.

Assim como no caso das portas, existem muitos modelos de cortina, e por isso é necessário identificar qual é o melhor modelo para cada caso.

Um modelo sofisticado e eficiente, é a cortina de persiana, que está disponível no mercado em modelos de madeira, PVC (Policloreto de Vinila), tecido, entre outros.

As persianas podem ser horizontais ou verticais e apresentam um processo de abertura muito simples e prática, que inclusive, pode passar por um processo de automatização.

Um modelo diferenciado e inovador deste tipo de cortina é a persiana rolo, que está disponível em muitas cores, texturas e tipos, podendo ter um forro adicional para garantir a proteção e a privacidade dos moradores.