Construção precisa de planejamento nas obras

Os projetos voltados para o desenvolvimento de um empreendimento imobiliário demanda um planejamento adequado, apontando todas as fases da construção civil. É preciso reunir uma equipe técnica e mão de obra qualificada para que os trabalhos sejam realizados de forma prática e eficiente.

Isso demanda conhecimento específico em engenharia técnica e arquitetura, com o suporte de outros profissionais, como administradores, mestres de obras, pedreiros, eletricistas, encanadores e serralheiros, além dos ajudantes gerais, que dão o suporte necessário quando a presença é requisitada.

Mesmo com um planejamento especificando todas as etapas, a organização dos processos pode passar por modificações ao longo do tempo de trabalho, por consequências que fogem ao controle, como falta de matéria-prima e alterações climáticas.

Por isso, é importante ter um segundo plano, mas manter-se firme com o propósito inicial, que pode ser dividido em quatro seis passos essenciais:

  1. Reconhecimento de área e serviços burocráticos;
  2. Desenvolvimento de projeto arquitetônico;
  3. Definição de prazos especificados;
  4. Orçamento e contratação de mão de obra;
  5. Compra de materiais essenciais para cada etapa;
  6. Acompanhamento e execução final.

Estas etapas podem ser realizadas de diferentes maneiras, mas com prazos determinados para cada processo de execução dos serviços.

Dessa forma, a organização quanto ao investimento de capital, contratação de pessoal e todas as necessidades envolvidas dentro da construção civil pode ser administrada de maneira correta.

Responsabilidade facilita cadeia de comando

O gerenciamento dos canteiros de obras ficam a cargo de profissionais especializados, como engenheiros civis e arquitetos. Conforme os processos de construção avançam, as responsabilidades podem ser compartilhadas, mas sempre com o acompanhamento de um um corpo administrativo profissional.

Esse cuidado é importante, pois facilita a identificação na cadeia de comando, necessário em procedimentos que determinam o uso de materiais variados para a construção de qualquer estrutura imobiliária.

Por isso, o conhecimento técnico é tão importante e o profissional responsável deve estar presente na obra diariamente.

Para as empresas de construção civil o setor tem crescido de acordo com o aumento populacional e o reposicionamento dos poderes públicos, determinando zoneamento urbano em diferentes áreas, permitindo o desenvolvimento de bairros afastados de acordo com as necessidades da população.

Isso envolve a construção de equipamentos públicos, como unidades básicas de saúde, hospitais, creches, escolas e universidades, servindo de apoio a áreas residenciais e comerciais.

O afastamento da zona industrial é proposital, atendendo à necessidade de mobilidade urbana facilitada próxima à estradas vicinais e rodovias que cortam o país.

Sustentação de construção recebe materiais eficientes

A atuação de empresas especializadas na construção de galpões industriais também tem crescido no país, conforme avançam as negociações cada vez mais eficientes com a abertura do mercado internacional.

Dessa forma, a engenharia aplicada em estrutura metálica para cobertura se estende para toda a área da construção.

Os ambientes destinados para linhas de produção e oficinas especializadas recebem este tipo de reforço, por ser bastante eficiente e com trabalho facilitado, desde que o material seja de qualidade e a mão de obra seja qualificada.

Seguindo projetos específicos e personalizados, os serralheiros desenvolvem galpões para as mais diferentes empresas industriais.

As vigas metálicas são produzidas em aço galvanizado, garantindo a sustentação com a aplicação do perfil U dobrado no enterçamento estrutural, ou então como suporte de telhas metálicas, que também atendem de maneira pontual para este tipo de estrutura.

Serviços terceirizados adiantam prazo

Algumas tarefas podem ser incluídas ao longo do processo de construção de uma obra, com a contratação de equipes de trabalho terceirizadas.

Além do encanamento sob o solo, que pode ser aplicado antes do piso, a estrutura também pode receber todo o projeto eletrico residencial a partir da disponibilidade de abastecimento por parte das concessionárias.

Com isso, é possível identificar os pontos de luz, instalação de tomadas e disponibilidades de interruptores, sem necessidade de adaptações posteriores.

Caso seja necessário, o mercado da construção civil oferece produtos voltados para a extensão de tomadas em um mesmo ambiente, sem necessidade de quebrar paredes ou fazer sujeira.

O acabamento final se dá com a pintura de prédios e residências, com a atuação de profissionais capacitados e com todo o material e ferramental para garantir um trabalho eficiente tanto na parte interna quanto na parte externa dos imóveis.

Ao final da obra, todo o projeto deve atender às normas para liberação de habitação ou uso como ponto comercial ou industrial. Todos os laudos devem fazer parte da documentação do projeto, para garantir a qualidade do empreendimento.

Seguindo a legislação empregada pelo Código de Defesa do Consumidor, a construtora ou incorporadora deve atentar para o atendimento pós-obra, com vistoria e assistência técnica por prazo determinado em lei.

Essa prestação de serviços confere mais solidez nos empreendimentos desenvolvidos pelas empresas, dando aos moradores uma garantia de que adquirirá um imóvel seguro e com toda a funcionalidade e conforto necessário para moradores e demais usuários, por um longo período.