Construção: itens e laudos necessários
Uma construção é composta de muitos elementos, que vão desde a atenção ao transporte e movimentação de cargas até a escolha dos materiais de forma adequada e a elaboração de um cronograma de obra, levando em consideração sempre os processos.
Cada construção tem elementos únicos e algumas delas possuem elementos diferenciais, o ponto é que na maioria dos casos a construção segue um planejamento adequado para cada tipo de obra.
É comum que todas possuam um painel de comando elétrico, já que este é o responsável por todo o controle da instalação elétrica.
Algumas obras utilizam grandes máquinas para mover terras como as motoniveladoras e outras obras apenas necessitam de ferramentas potentes como os martelos pneumáticos.
E além de todo esse esquema de operação e execução é importante lembrarmos que há os processos burocráticos, como os laudos técnicos emitidos pelos engenheiros e arquitetos que prestam consultorias em serviço para as empresas de engenharia civil.
O uso da areia na construção
As construções usam uma série de materiais para que a argamassa, cimento e outros produtos sejam preparados nos canteiros de obras e um dos materiais principais é a areia. A areia consiste em um agregado miúdo que é resultante da fragmentação de rochas, como:
- Basalto;
- Quartzo;
- Sílica;
- Calcário;
- Granito;
- Gnaisse.
A areia usada na construção civil é em sua maioria composta pelo elemento quartzo. Essa areia, em geral, é chamada de areia lavada preço.
Essa areia é natural e é extraída dos leitos dos rios por meio de dragas de sucção. Essas dragas bombeiam a água para lagoas específicas para a decantação, e o material sólido é separado da água por conta da diferença de densidade.
Passado algumas horas na lagoa, a água é retirada por meio de bombas e depois peneirada. Assim, a areia é lavada, por isto o nome do material, e então é separada em níveis de granulação e depois entregue nas empresas construção civil.
Além da areia lavada de origem natural existe a areia usinada, que consiste em um agregado gerado pelo processo de britagem de rochas. Essa fragmentação entretanto é controlada e, devido a isso, essa areia é chamada de artificial ou industrializada.
Assim, a areia é um material muito importante para as construções.
Os laudos da engenharia civil
Além dos materiais, uma construção precisa atender a alguns requisitos técnicos e esses requisitos consistem na inspeção e na emissão de laudos técnicos por engenheiros civis e arquitetos. Esses laudos dão a autorização legal para que o funcionamento do projeto aconteça, sem que haja grandes problemas.
Abaixo falaremos sobre alguns laudos de engenharia civil que podem ser necessários para o bom funcionamento do projeto.
1. Laudo de vistoria da vizinhança
O laudo de vistoria de vizinhança é muito importante para obras de médio e grande porte, já que estes trazem grandes impactos no entorno, em alguns casos podendo danificar esses ambientes.
Para evitar isto o laudo identifica os possíveis problemas e soluções para evitar os impactos, como a colocação de tela para cerca preço ao redor de certas partes da construção, e, até mesmo, pagar pelo conserto, caso o dano seja causado de forma direta pela obra.
2. Laudo de inspeção predial
Este documento é emitido após uma inspeção predial, que visa avaliar o desempenho, segurança, operação e estado de conservação da edificação.
Assim, é possível identificar anomalias que podem ser ocasionadas da própria construção ou do uso de determinada parte da obra e falhas provenientes da falta de manutenção.
Com isto, o imóvel e os responsáveis por uma futura reforma podem indicar as melhores formas de intervenção e manutenção neste espaço.
A locação de equipamentos para construção
Além dos procedimentos burocráticos e o uso de materiais, como a areia, um dos componentes que permitem que as etapas sejam cumpridas de forma eficiente e segura é a locação de equipamentos.
Essa locação permite um custo menor, já que a empresa não é a encarregada da manutenção e ao contrário da compra da máquina não é dona, o que pode ocasionar custos altos de armazenamento.
Assim, entendemos que a construção é a soma de muitos elementos e todos esses componentes juntos garantem que o planejamento seja executado de forma eficiente e bastante segura atendendo todos os prazos e sem atrasos.