Construção e proteções contra quedas

Desde a contratação de uma mão de obra especializada, que pode trabalhar na preparação de um terreno, com a fundação sendo preparada de maneira correta, para suportar o peso de uma construção simples ou com pavimentos superiores.

O levantamento das paredes, a instalação do telhados, até o acabamento, com a instalação de tela de proteção nas janelas, deve ser levados em conta no planejamento.

Iluminação presente na construção

Neste seara, o acompanhamento de um engenheiro civil, ou um arquiteto, deve ser constante, para verificar se todos os cuidados de segurança estão sendo tomados, como o uso de equipamento de segurança individual, a manutenção das ferramentas e equipamentos de trabalho, e a qualidade do material utilizado na construção.

Na planta do projeto, é preciso estar discriminado todos os espaços que serão dedicados para portas, janelas, e se for o caso, a instalação de escadas, com a angulação correta e o tamanhos dos degraus de acordo com as normas de segurança, que devem ser aplicadas em toda obra.

O aproveitamento de luz natural deve ser valorizado nas obras, com a disponibilidade de janelas que possam receber a luz do sol, principalmente em áreas como a sala de estar e a cozinha, para que o uso de luz artificial seja mínima.

Desta forma, é possível economizar na energia elétrica, utilizando menos lâmpadas e mais luz do sol.

Como o mercado oferece uma infinidade de modelos de portas para dispor na entrada da casa, nas saídas da cozinha, nos quartos e banheiros, é preciso estar atento a qual estilo arquitetônico a obra está sofrendo influência.

Muitas pessoas utilizam, nos fundos da casa, uma porta de aluminio, pois este material suporta muito bem as intempéries climáticas, sem sofrer corrosão por causa da água, principalmente quando estão em instalações como cozinhas, áreas de serviço, e banheiros externos.

Seguindo esta tendência, em casas que possuem mais de um andar, é comum encontrar escadas que precisam de corrimãos, que também podem ser feitos de alumínio, para não fugir do estilo empregado no interior da residência.

Em mezaninos e áreas externas, em que é preciso a aplicação de um equipamento de segurança, é possível utilizar um guarda corpo de alumínio, com detalhes para o fechamento com vidros temperados, que suportam impactos, melhores que outros materiais.

Este tipo de material ainda favorece o aproveitamento da iluminação natural, quando utilizado em espaços que tenham a entrada da luz do sol, de acordo com a arquitetura empregada.

A beleza é outro fator que chama a atenção para este tipo de material, quando bem aplicado em uma obra da construção civil.

Seu acabamento promove um local moderno, com grande vantagem para a durabilidade deste tipo de material, que é o alumínio. Ele ainda pode ser usado em outros elementos de uma casa, como:

  • Esquadrias com tratamento fino;
  • Fechamento de entornos de construções;
  • Instalações de acabamento de forro;
  • Suporte a fachadas envidraçadas.

Em materiais que permitem um melhor aproveitamento da iluminação natural, é possível adaptar na parte interna, e mesmo na porta de entrada de uma casa, o uso de uma porta de vidro jateado, que permite a passagem da luz do sol, mas com a garantia de privacidade de quem está em seu interior.

Muros verdes como tendência

É possível gastar pouco e ganhar muito com a utilização de materiais mais baratos que muros de alvenaria, garantindo privacidade e segurança, com a construção de muros verdes, ou seja, utilizando plantas e vegetação como folhagens grandes, que permitem a poda, de tempos em tempos.

Basta fazer uma sustentação no solo, com o uso de uma fieira de blocos, com a fixação de postes espaçados, podendo ser construído com cano de pvc ou de cimento, que são vendidos em casas de material de construção.

Em toda a extensão, pode ser aplicada uma tela alambrado, que pode ser comprada por metro linear, e instalar em todo o perímetro do terreno.

A ajuda de um profissional da área de jardinagem é essencial, para que o mesmo possa indicar quais os melhores tipos de plantas que podem ser usadas neste tipo de construção.

Para este projeto ter uma firmeza, e suportar o peso da plantas que comporão o muro verde, é preciso utilizar um material de qualidade, e que não sofra danos, com o impacto do crescimento das trepadeiras.

O ideal é que o arame galvanizado esteja compondo toda a estrutura, por suas características de suporte e longa vida útil.