Construção e Automação: São áreas interligadas? Quais são as suas diferenças?

No ramo de construção civil ou na indústria, a tecnologia não se restringe à execução do projeto em si.

São diversos elementos que tornam possível levar maior eficiência com um mínimo de gastos e mão de obra, otimizando os processos.

Ou seja, a gestão automatizada acontece por meio do acompanhamento dos dados de qualidade e controle de recursos – sejam humanos, financeiros, materiais ou de maquinário.

Pensando nisso, é essencial que haja uma preocupação com itens que possam oferecer versatilidade e ótimo custo-benefício.

Perfis estruturais

Os perfis estruturais são responsáveis por atender às demandas das construções nas quais o tempo se torna fator decisivo para a execução e realização do projeto em si.

No mercado, é possível encontrar uma imensa pluralidade de bitolas, produzidas em aço laminado de alta resistência e com mesas paralelas, o que possibilita a utilização nos mais diversos segmentos.

Na construção civil, são utilizados com benefícios nas estruturas e fundação da edificação. Enquanto no segmento industrial, podem ser usadas como estrutura ou componentes de máquinas e equipamentos.

Perfil metalon, por exemplo, configura-se como um tipo de tubo de aço carbono comum, amplamente utilizado no ramo de construção.

Ainda assim, ele é empregado em diversas outras formas, tornando possível encontrá-lo em diferentes momentos e situações do cotidiano.

Sua presença pode ser confirmada em canteiros de obras residenciais, empresariais ou industriais. Assim como em projetos arquitetônicos, em arte e, até mesmo, em decoração.

Isso comprova uma de suas principais características e vantagens: a versatilidade.

Com isso, ele pode ser considerado o tipo de ferro mais usado na atualidade. Outros benefícios também podem ser citados, como:

  • Custo-benefício;

  • Durabilidade;

  • Higienização;

  • Opção de cores;

  • Manipulação;

  • Versatilidade.

A sua durabilidade, por exemplo, dá-se pelo fato de ser um material de difícil corrosão e oxidação. Além disso, para a sua limpeza basta apenas um produto à escolha do usuário e água.

A variedade das opções de cores se dá pelo fato do esmalte sintético ser uma ótima alternativa no momento que for necessário colorir o produto.

Já o Perfil de alumínio, é extrudado o metal por meio de processos industriais que garantam alta qualidade e resistência em variadas aplicações.

Esse tipo de perfil é mais utilizado nas linhas de esquadrias e box temperado. Seu uso também é considerado extenso quando o assunto é fabricação de móveis, embalagens e na indústria em geral, atendendo às mais diversas demandas.

Na construção civil, ele pode ser utilizado em formas para paredes de concreto, andaimes, esquadrias de alumínio, entre outros.

Vigas

Não é só com Telha que se faz o telhado. As vigas podem ser definidas como peças indispensáveis em uma obra, independente do seu setor, já que são estruturadas e fornecem o apoio necessário para a construção de tetos.

As vigas de madeira, por exemplo, são consideradas umas das mais tradicionais do mercado.

Esse produto serve para o madeiramento do telhado – processo de combinação e encaixe de peças que formam a estrutura do telhado.

No mercado, é possível encontrar diversas marcas, comprimentos e espessuras. A variedade propicia que o produto se adéque da melhor forma às necessidades de cada projeto, atendendo à demanda e às especificações.

Entre os modelos de vigas de ferro disponíveis, por exemplo, uma das que maior e melhor se destaca pela qualidade de fabricação e garantia de segurança durante o trabalho é a Viga i gerdau.

O modelo tem como uma de suas principais características o aumento de produtividade. Isso porque ela faz com que o peso das estruturas diminua e, graças a isso, reduz os custos finais do projeto.

Além disso, esse viga i também é versátil, sendo possível encontrá-la atuando em construção de pilares e pontes, assim como na indústria, com máquinas e elementos agrícolas.

Também é possível citar, por exemplo, sua atuação no setor automobilístico, na construção dos chassis dos ônibus e caminhões.

Esfera de rolamento

Assim como outros elementos já citados, a Esfera de rolamento também se configura por sua versatilidade e abrangência.

É possível encontrar sua atuação em diversos setores da indústria, como transporte ferroviário, siderurgia, e, inclusive, robótica e aeronáutica. Ou seja, o item se configura como um elemento de primeira necessidade no mercado.

O objeto disponibiliza uma fricção de rolagem, reduzindo, dessa forma, o atrito e oferecendo uma importante economia de energia seja no transporte ou no deslocamento de uma determinada carga

Isto é, o Rolamento de esfera garante excelente desempenho para carga baixa ou moderada, produzindo o deslocamento de torque baixo com alta velocidade e emitindo baixo nível de ruído.

Conhecer melhor a indústria, os elementos que ela produz, como funcionam e a importância da automação nos setores que ela impacta são fundamentais para absorver todo o ciclo produtivo.

Cada elemento tem uma importância fundamental nesse meio.