Conhecendo materiais para auxiliar na construção de prédios

Edifícios têm cada vez mais nos surpreendido. Além de sua majestosidade e tamanha imponência, sua rápida construção é algo para se impressionar.

Após o início das obras, em poucos dias, já é possível ver seu esqueleto já em pé; após algumas semanas já conseguimos ter um vislumbre de qual será sua face; por fim, em poucos meses, ele lá estará pronto com sua devida majestosidade e sublime grandeza.

Toda essa agilidade, principalmente por ser algo de tamanho surreal, nos cria tal curiosidade sobre seu processo de construção.

Essa rapidez em sua projeção se dá pelo fato da arquitetura e da engenharia terem avançado de forma exponencial nos últimos anos e, com profissionais cada vez mais capacitados, a maneira de construção desses empreendimentos tem sido cada vez mais ágeis.

Um fator muito importante para agilidade e eficiência nessas obras é a utilização de materiais específicos, que facilitam o trabalho, tornando todas as etapas de construção um processo que demanda menos tempo de trabalho.

No artigo abaixo, iremos discorrer sobre o assunto e abordar três materiais utilizados na construção de prédios, que auxiliam nas obras e as tornam mais eficientes.

Então, continue a leitura e descubra quais equipamentos estamos falando! Conheça alguns desses materiais e saiba como pode usá-los em suas obras e construções.

Um prédio, seja ele comercial ou condominial, pode apresentar diversos andares, dependendo de seu projeto. Ele pode conter apartamentos, corredores dispostos uns sobre os outros, amplos salões de convivência, entre outras características.

Todos esses itens podem se encontrar em altura elevada e, por isso, um prédio necessita de diversos estudos prévios para que haja segurança em sua estrutura.

Para desempenhar esses serviços em alturas, são utilizados equipamentos específicos, veja abaixo alguns deles.

O andaime

Como já dito aqui antes, para a construção de prédios e edifícios se demanda um trabalho bem atencioso. São detalhes que precisam ser executados à perfeição milimétrica em alturas.

Para que essas funções sejam devidamente cumpridas, a utilização de um andaime é algo indispensável.

Além de propiciar aos profissionais o acesso à pontos altos e de difícil acesso da obra, o andaime também poderá ser utilizado como suporte para outros materiais que estarão em uso na construção, como massa ou tintas.

Basicamente, andaime é o termo utilizado para designar a estrutura projetada para facilitar o acesso à lugares específicos ou mesmo para escorar algo.

Ele possui outras denominações e também pode ser encontrado em materiais específicos, como:

  • Ferro;

  • Madeira;

  • Aço;

  • Alumínio e etc.

andaime de ferro é o mais comum no âmbito da construção civil devido a facilidade de encontrar essa opção como a eficácia.

Ele pode ainda ser encontrado em aço. Em ambas as opções o andaime pode ser observado em dois modelos: o modular tubular e o fachadeiro.

O primeiro se constitui de dois painéis, formando torres com elementos de travamento e são apoiados sobre bases e rodas.

Já os fachadeiros, são constituídos de colunas, barras e também pisos, que em conjunto formam um painel que forra uma determinada área de superfície, permitindo um trabalho contínuo.

O guindaste

O guindaste é um item de suma importância e é utilizado para a elevação ou movimentação de carga e/ou material. Tem seu uso comum na indústria, terminais portuários e também na construção civil.

Ele pode carregar e descarregar grandes contêineres, organizar material e movimentar cargas pesadas no âmbito da construção civil.

Por ser um maquinário pesado, grande, custoso e de uso não tão usual, muitos optam pela opção de alugar o equipamento.

A Locação de guindaste pode representar grande ganho ao responsável pela obra.

Ao contratar tal serviço, ele terá disponível um equipamento de primeira linha, não necessitando gastar seu dinheiro para a aquisição ou até para os custos mensais que teria de arcar.

Desta maneira, é extremamente benéfico locar esse maquinário. Como seu uso não será recorrente para o responsável pela obra, os demasiados custos da aquisição do equipamento não valem a pena. São altos e não representam nenhum retorno que possa se considerar positivo.

Serra Industrial

As serras industriais, são equipamentos que trabalham com a função de desempenhar o corte em metais que se apresentam muito rígidos e duros, como o aço carbono e o aço inox.

Normalmente, a Serra industrial é empregada rotineiramente em diversas áreas, sobretudo na área da metalurgia e indústria automotiva.

A serra é utilizada para confeccionar peças em aço e estruturas que, inclusive, são utilizadas no âmbito da construção civil, como obras em prédios e etc.

Existem diversos maquinários que desempenham função importantíssima para a construção civil e demais áreas. Benéficos e ágeis, só trarão benefícios para a sua construção.