Construção de condomínios: quais os principais processos?
As cidades e centros urbanos são os espaços utilizados pela maioria das indústrias e empresas para crescerem e se desenvolverem. E com isso muitas construtoras investem em condomínios nesses espaços. Continue com a leitura e entenda mais.
Suas construções resultam em alta empregabilidade e, por isso, com o passar do tempo, o êxodo rural devido a proximidade geográfica e mais oportunidades de emprego, resultou em grandes cidades com alta índice demográfico e poucos espaços para construir.
Devido à ausência de espaços, um novo modelo arquitetônico foi desenvolvido para as edificações, pois não podendo mais expandir horizontalmente por falta de espaço, as cidades passaram a ficar mais verticalizadas, ou seja, cresceram para cima com o prédios e suas estruturas.
Aplicada tanto para o comércio quanto para as moradias, a verticalização permitiu o surgimento de codomínios prediais, compostos por apartamentos privados e áreas de uso coletivo e comum a todos os moradores do prédio.
Construir um empreendimento nesse setor faz com que várias pessoas possam ter um lar completo, seguro e econômico ao mesmo tempo, por isso são os principais modelos de moradia atualmente.
Construir um condomínio predial residencial demanda planejamento e organização para que todos os elementos fundamentais e todos os detalhes que fazem a diferença sejam contemplados.
Coberturas e toldos em condomínios para que servem?
Toldos e coberturas SP têm o objetivo de proteger estruturas que são mais expostas em áreas abertas. Os toldos estão entre os tipos de cobertura secundária fixadas às fachadas do edifício, servindo para a proteção das pessoas e da própria propriedade contra as ações do tempo, dias de sol intenso, ventos fortes e até chuvas.
Os toldos são, em sua maioria, compostos por uma lona de fibra acrílica, algodão ou poliéster, devidamente esticada sobre uma estrutura leve feita de:
- Alumínio;
- Ferro;
- Aço;
- Madeira.
Semelhante à cobertura de policarbonato alveolar, o toldo para janela, portaria e fachadas são equipamentos essenciais a proteção de todos e precisam ser inseridas ao projeto de construção do condomínio em espaços e localidades estratégicas, protegendo a tudo e todos que estão abaixo delas.
Revestindo os pisos
O processo de revestimento é utilizado tanto para fins estéticos quanto funcionais, pois aprimora a qualidade das estruturas e suas superfícies externas, permitindo que o ambiente desenvolvido seja mais confortável, convidativo e aconchegante, além de harmonizar com o restante do processo de decoração, igualmente fundamentais ao projeto.
O chão, dependendo do espaço que está inserido, precisa ser revestido com um tipo de piso que difere dos comuns e mais tradicionais.
Uma quadra de futebol dentro do condomínio pode ser revestida com grama sintetica 12mm, pois esse modelo permite que o jogo ocorra e as manutenções não sejam necessárias constantemente, como a grama natural que precisa de diversos procedimentos para serem mantidas com qualidade para serem usadas.
Já para outros espaços, como as áreas da piscina, o mais indicado é investir em modelos de pisos que sejam mais resistentes à umidade, como o piso drenante preço, que possui espaços para que a água escoe com mais facilidade.
Composto por uma combinação de concreto com pedras granuladas eles são os principais modelos utilizados em ambientes externos, devido à sua característica de drenagem.
Dessa forma é importante que cada ambiente tenha seu piso e revestimento planejado de acordo com as demandas e funcionalidades de cada espaço.
Os benefícios da tecnologia para os condomínios
Atualmente todas as pessoas da sociedade já estão habituadas com os benefícios e as transformações originárias pelos avanços e desenvolvimento das tecnologias, presente em todos os segmentos, na construção civil ela torna todos os processos mais simples, otimizados e seguros.
O cabeamento estruturado é uma das consequências das tecnologias e das construções prediais. Responsáveis por tornar o processo de distribuição de fios e cabos de redes mais simples e organizados evitando curtos e pequenos incêndios.
Os cabos são montados de acordo com a demanda de cada espaço, sendo sinalizados e identificados, eles tornam o trabalho elétrico e de rede mais fácil de ser operacionalizado.
Outro avanço comumente aplicado aos condomínios, a instalação de CFTV é um procedimento que demanda conhecimentos técnicos, portanto precisa ser realizado por profissionais, para que todo o sistema composto por câmeras e captura de imagens possa operar sem problemas ou falhas.
Investindo em estruturas que promovam comodidade, praticidade, conforto e, principalmente, segurança aos moradores e aos convidados os condomínios podem ser construídos com máxima excelência e qualidade, atendendo assim a todo as demandas e necessidades dos proprietários.