Conheça alguns dos equipamentos para construção civil
O ramo da construção civil é responsável pelo desenvolvimento de diversas edificações, sejam elas empresariais, bem como habitacionais ou comerciais.
Neste sentido, é válido ressaltar a importância de alguns equipamentos que fazem a “coisa toda” acontecer.
Quando falamos em equipamentos e ferramentas, não são somente os maquinários de grande porte que entram na lista, mas acessórios de proteção, como o sapato de segurança confortável, por exemplo, também precisam de destaque, já que atua na proteção direta dos operadores das obras.
Partindo desse ponto de vista, desenvolvemos este conteúdo especial para que você conheça alguns dos equipamentos para construção civil.
Portanto, continue com a leitura do texto a partir dos demais tópicos. É só deslizar para baixo.
Lixadeira industrial
A lixadeira pneumática orbital é uma máquina ideal para realizar processos de lixamento, porém de maneira segura, pois o sistema pneumático não faz uso de energia elétrica ou combustão, uma vez que funciona por meio do ar comprimido.
O grande diferencial da lixadeira pneumática é a possibilidade de adquirir um aparelho autoaspirante que, por sua vez, assegura uma melhor higienização durante o serviço, coletando rapidamente a poeira proveniente do processo de lixamento.
Além do mais, a lixadeira é confeccionada para atender as mais diversas necessidades no âmbito da construção civil. Ainda assim, entre as principais vantagens do equipamento, destacam-se:
Fácil manuseio;
Segurança;
Versatilidade;
Cortes resistentes;
Ótimo custo-benefício.
Este tipo de lixadeira é, completamente, eficaz e proporciona um melhor acabamento em madeira, aço e demais superfícies, por isso faz um enorme sucesso nas obras dos mais variados tamanhos.
Cabe destacar que o equipamento é muito popular e, neste caso, possui preço acessível, especialmente por conta de sua funcionalidade dentre as mais variadas construções.
Entretanto, na hora de adquirir o equipamento, recomenda-se consultar uma revendedora que possua solidez de mercado.
Dessa forma, as atividades se tornaram cada vez mais simples e com o máximo de qualidade em cada acabamento feito pela lixadeira.
Martelo com sistema pneumático
Todo mundo sabe que o martelo é um item excelente no setor industrial, entretanto, o martelo pneumático atua de forma diferente, mas com a mesma finalidade que a ferramenta tradicional.
Neste contexto, o martelo serve para perfurar e romper concreto e cerâmica em obras de construção ou manutenção, independente do porte da obra.
Geralmente, encontra-se a ferramenta na mineração e na extração de rochedos.
Este tipo de martelo serve para demolir colunas de concreto, vigas, pisos e qualquer tipo de elemento que estiver na frente do operador.
Ainda assim, ele tem serventia na abertura de canaletas para passagem de tubos e conexões nas construções.
Quando bem utilizados, o martelo promove mais segurança, praticidade e rapidez em cada atividade.
Parafusadeira e furadeira
Ninguém monta e desmonta materiais como mobiliários ou qualquer outro tipo de produto sem furadeira e parafusadeira. O item é muito simples, mas de extrema usabilidade no setor.
Em suma, existem equipamentos individuais que realizam só a função de parafusar, assim como há ferramentas que servem apenas para parafusar.
De certo modo, as que mais chamam atenção por conta da usabilidade é a máquina que realiza as duas funções de uma vez só.
O equipamento é imprescindível em qualquer tipo de obra do setor da construção civil e da indústria.
EPI
Os equipamentos de segurança para uso individual do operador são de suma importância.
Apesar de não interferirem na produção e no andamento das construções, itens como luvas, botas e capacetes asseguram a integridade de quem faz a obra acontecer: o operador.
Além do mais, cabe destacar que as empresas que atuam no ramo da construção civil são obrigadas por lei a oferecerem a seus colaboradores equipamentos de proteção individual (EPIs).
Deste modo, todos os itens devem ser gratuitos aos funcionários e em perfeito estado de conservação, assim como funcionamento.
Eles são indispensáveis em determinadas circunstâncias, como trabalhos com içamento de cargas, enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem impostas, dentre outras situações de emergência.
O uso de EPI está previsto na NR-6 EPI – Norma Regulamentadora de Equipamento de Proteção Individual –, publicada em 8 de junho de 1978 e com alterações e atualizações entre maio de 1982 e dezembro de 2011.
Conclusão
A partir das informações citadas neste artigo, tem-se em mente que cada um dos equipamentos mencionados anteriormente é de extrema validez nos setor, pois asseguram a qualidade de vida os operadores, bem como segurança e, sobretudo, produtividade das obras.