Construção civil: evolução, procedimentos e segmentações

A construção civil é uma área que está sempre em ascensão, inovando e transformando todo o cenário, não apenas físico como também político e econômico.

No Brasil, essa é uma das principais atividades econômicas, que gera muito emprego e oportunidades de desenvolvimento estrutural no país.

Mas, mesmo sendo algo bem positivo e importante para muitas pessoas, construir e reformar são processos que a maioria das pessoas possuem problemas ao realizar, planejar ou organizar, pois certa complexidade está envolvida.

Por isso, muitas vezes, esse serviço é terceirizado por meio de empresas especialistas na área de construção.

Os trabalhos desenvolvidos pelas empresas que terceirizam os processos construtivos são todos, desde os mais simples aos mais complexos, bem como todas as etapas que começam com planejamento, estudo e análise de viabilidade e vão até o pós-obra.

O desenvolvimento

As empresas, por se especializarem nessa área, passaram a investir em tecnologia e desenvolveram máquinas, processos e produtos para construir e reformar de maneira mais dinâmica e simples.

Uma das tecnologias desenvolvidas e aprimoradas foi a demolição silenciosa, responsável por tornar esse processo comumente realizado mais fácil e menos turbulento que o convencional.

Assim como o próprio nome diz, esse processo é mais realizado em locais que possuam restrições de ruídos e impactos e são operados com equipamentos compactos permitindo que a opção seja controlada por um controle remoto.

Assim, além de ser um processo menos invasivo, também é mais rápido, dinâmico e simplificado.

Além da demolição, outro processo importante da obra, que precisa ser realizado antes de iniciar qualquer processo de construção é o estudo de viabilidade, que consiste em verificar as condições e características do solo para sua elaboração.

Após o resultado dessa viabilidade, é preciso realizar o serviço de terraplanagem, que consiste em deixar o solo do terreno que será construído com as condições necessárias para a construção.

Para esse processo, existem também empresas especializadas em realizar esse serviço, bem como empresas que oferecem o serviço de locação das máquinas. Uma delas é a locação de compactador de solo que serve para essa etapa da construção também.

Depois de passado todo o processo de construção ou reforma relacionado aos aspectos estruturais, é chegado o momento da decoração, que tem como principal objetivo tornar o processo mais personalizado e característico.

Dessa forma, nesse momento são definidas as características que cada espaço precisa ter e quais são acessórios necessários para isso. Nessa etapa, são selecionados os tipos de:

  • Pisos;
  • Janelas;
  • Portas;
  • Forros.

E demais detalhes, que ajudam a caracterizar e proporcionam conforto, praticidade, elegância e harmonização. Em relação aos pisos, por ser um dos itens essenciais, há várias opções de modelos e padrões que são necessários.

Dentre eles, um dos mais comuns devido às suas características é o piso de madeira, que é fácil de combinar com outros materiais e também apresenta boa conservação e facilidade de limpeza e manutenção.

Ele é aplicado nos mais diversos segmentos, desde casas a grandes estabelecimentos comerciais e industriais.

Segmentações da construção civil

Diante das grandes possibilidades de construção, o mercado de construção foi sendo se desenvolvendo, crescendo e, ao mesmo tempo, foi segmentado por nichos de mercado.

Entretanto, é possível dividi-lo em dois grandes grupos, sendo eles: residencial e comercial. O residencial é aquele setor que é responsável pelas obras que são construídas com o intuito de criar lares e apartamentos para as pessoas morarem.

Já a construtora de obras comerciais é voltada a criar espaços que serão utilizados para fins comerciais, como fábricas, empresas, comércios e afins. Ou seja, espaços reservados à criação e ao desenvolvimento de empresas de todos os portes, de micro a grandes empresas.

Assim o mercado da construção civil, bem como suas ramificações são bem extensos, abrangentes e essenciais ao processo de expansão e desenvolvimento politico, social e econômico no país. Assim, essa área contribui para o país e vice-versa.

No que diz respeito à população, o desenvolvimento está atrelado à criação de oportunidades de desenvolvimento de carreiras, empreendimentos como a construtora e oportunidades de empregos que são gerados diariamente com os projetos que são projetados e executados.

Dessa forma, a concorrência é acirrada, o consumidor favorecido e o progresso é continuo. Por isso, ao investir em uma obra ou nessa área de atuação, é importante sempre pesquisar, tanto para construir ou reformar quanto para se tornar um empreendedor de sucesso!