Conheça sobre o maquinário e materiais utilizados na construção
Há alguns anos, a rotina de trabalho em canteiros de obras era eminentemente manual. Isso significa que tudo, desde o transporte dos materiais até o preparo do concreto para o uso, dependia totalmente da força humana.
Contudo, o desenvolvimento da tecnologia para a construção civil mudou esse cenário.
Atualmente, há diversos aparatos disponíveis para simplificar as tarefas, tornando-as não apenas mais eficientes, como, também, mais seguras. O resultado é que a execução dos projetos se torna menos turbulenta, melhorando a competitividade das empresas que atuam nesse segmento.
Isso, porém, não significa que materiais e técnicas mais clássicos tenham sido totalmente abandonados: devido aos benefícios oferecidos por eles, alguns ainda são usados em larga escala em construções.
Quer aprender mais sobre os recursos disponíveis para construções? Então confira, a seguir, alguns exemplos e materiais e equipamentos que são usados em canteiros de obras.
Escavadeira
A escavadeira hidraulica é um item de uso comum em canteiros de obras, independente do porte e do projeto que está sendo executado.
O principal motivo por trás disso é a sua versatilidade. Isso porque ela pode ser usada para uma série de tarefas inerentes à construção, como a adequação do terreno ao projeto e até mesmo o transporte dos materiais.
Isso, por sua vez, só é possível com o uso de peças para escavadeira adequadas para cada tarefa. Afinal, fazer o aplainamento do terreno exige itens muito diferentes do que o transporte de areia de um local ao outro, por exemplo.
Da mesma maneira, de nada adianta contar com um equipamento de última geração, acompanhado de acessórios essenciais para a realização das tarefas, se não houver um profissional qualificado para operá-lo.
Como a escavadeira pode se movimentar de várias maneiras e sobre diversos terrenos, é preciso que o operador domine plenamente todos os seus controles, mantendo seu funcionamento eficiente e seguro.
A boa notícia é que há diversas empresas que trabalham com o aluguel de escavadeira para construção, permitindo que o gestor da obra pague por seu uso apenas durante o período necessário. Muitas vezes, é possível incluir a cessão de um funcionário qualificado para a operação no pacote de aluguel.
Container
Obras de grande porte requerem uma grande quantidade de materiais de construção, tais como:
Tijolos;
Concretos;
Tubos metálicos;
Materiais de acabamento.
Consequentemente, a logística de transporte desses itens é complexa: eles têm de chegar na quantidade e no período previstos no cronograma, para que os trabalhos transcorram no prazo previsto.
Dependendo do volume da entrega, pode-se usar um container.
A ferramenta trata de uma espécie de caixa metálica de grande porte, que serve para facilitar o transporte tanto de matérias-primas quanto de produtos já acabados.
Além de armazenar todos os itens em questão em um só lugar, ele pode ser transportado facilmente por equipamentos como guindastes e esteiras rolantes.
Este, entretanto, não é o único uso possível de tal item no universo da construção civil: o Container 40 hc tem sido cada vez mais usados como estrutura para obras.
Nesse caso, ele passa por algumas adaptações para que possa abrigar ambientes corporativos e residenciais, como a inserção de tubulações hidráulicas e fios elétricos.
Por mais que algumas pessoas ainda associem esse tipo de instalação ao improviso, isso não é verdade. Na verdade, a construção com containers costuma gerar ambientes modernos e criativos. Além disso, trata-se de uma alternativa sustentável, que permite o reaproveitamento de um produto que seria descartado.
Areia e brita
Por mais que a tecnologia de materiais para a engenharia civil tenha se desenvolvido consideravelmente nos últimos anos, ainda há materiais que são usados há décadas e que são reconhecidos por sua importância e eficiência.
Esse é o caso da dupla areia e brita, amplamente usados em canteiros de obras no Brasil e no mundo.
O motivo por trás disso é o fato de que ambos são ótimos agregados para concreto. Em outras palavras, são substâncias que são misturadas a esse material, com o objetivo de torná-lo mais eficiente e mais adequado às necessidades do projeto.
Entretanto, nem todos os agregados são iguais. Na verdade, eles são divididos nos seguintes grupos:
Agregados miúdos;
Agregados graúdos;
Agregados artificiais;
Agregados naturais;
Agregados leves;
Agregados normais;
Agregados pesados.
Logo, não é apenas o custo de cada material que deve ser analisado. Também é preciso verificar se as suas características são adequadas às necessidades do projeto.
Por exemplo: mesmo que o pedra brita preço esteja em conta, não vale a pena comprá-lo se ele não apresentar os traços ideais para a construção.