Conheça os tipos de corrimão utilizados em residência
Muito presente no dia a dia, o corrimão consiste em uma superfície arredondada e lisa, que acompanha rampas e escadas.
É um elemento indispensável para prestar suporte para as pessoas que sobem e descem, pois proporciona maior equilíbrio e, consequentemente, segurança.
Por essa razão, sua importância é potencializada principalmente quando se tratam das seguintes pessoas:
- Pessoas com crianças de colo;
- Idosos;
- Crianças;
- Gestantes;
- Portadores de necessidades especiais.
O corrimão pode ser composto por diversos materiais, mas para pessoas que buscam facilidade na limpeza, juntamente com durabilidade e resistência a corrosão, o corrimão de inox para escada pode ser uma opção favorável.
Comumente, é uma escolha que se caracteriza pelo formato cilíndrico, que viabiliza também maior segurança e conforto no momento de segurar.
No que diz respeito a decoração, opções como essa podem ser combinadas com diferentes materiais, como com o vidro, criando assim resultados práticos e modernos.
Existem outras possibilidades, principalmente quando se trata de misturar materiais.
O vidro é uma alternativa comumente requisitada como guarda-corpo, que corresponde a estrutura que preenche o espaço vazio entre o corrimão e o chão.
Essa estrutura pode ser uma oportunidade para explorar a criatividade, uma vez que enquanto o corrimão segue de forma linear, o guarda-corpo pode assumir diferentes formas, inclusive geométricas.
É importante citar que existem alguns casos em que a instalação do corrimão se torna obrigatória, contando com Normas Regulamentadoras para adaptação.
Por exemplo, a NBR 90 77 aborda exigências relacionadas a saídas de emergência nos edifícios e determina que o corrimão deve ser projetado de maneira que possa ser acessível e confortável.
Ainda mais, deve viabilizar um deslocamento contínuo da mão ao longo de sua extensão, sem qualquer tipo de aresta ou obstrução.
A relação do corrimão com a acessibilidade
Seja o corrimão de inox ou de outro material, é interessante abordar neste contexto uma questão muito importante para a sociedade como um todo, que é a acessibilidade, pois não é diferente quando se trata do corrimão escada em casa.
É importante prezar por medidas acessíveis para que as pessoas com algum tipo de condição impeditiva consigam maior autonomia, em especial, de uma forma segura e confortável.
Para cada caso, é interessante consultar quais são as medidas adequadas a serem seguidas, pois questões como o diâmetro e a altura podem variar.
Por exemplo, no caso do corrimão comum, o diâmetro é de 3,8 cm a 6,5 cm, enquanto no item com acessibilidade as medidas são inferiores, sendo de 3 cm e 4,5 cm.
Outras questões também podem contribuir com a acessibilidade, por exemplo, contar com o prolongamento de 30 cm antes e depois, no final de escadas.
Neste cenário, é interessante obter informações a respeito das melhores alternativas que atendam as normas de acessibilidade.
Afinal, em uma residência as escadas internas podem representar um certo risco dependendo da condição do indivíduo que apresenta necessidades especiais, havendo a possibilidade de procurar por outras possibilidades de adaptar o local.
No caso de residências, é preciso ter cautela principalmente caso existam crianças, idosos e gestantes.
Caso existam pessoas com necessidades especiais, é válido redobrar a cautela ao procurar um profissional qualificado para prestar suporte, em especial, para atender as normas existentes e efetuar uma instalação adequada e segura para todos os corrimões, ou até mesmo de uma plataforma elevatória.
Essa segunda é uma opção apontada ao invés de escadas para pessoas com problemas que envolvam a mobilidade.
Vantagens do corrimão de madeira
Conforme apresentado anteriormente, há diversos materiais que podem compor o corrimão e uma das alternativas consideradas clássicas corresponde ao corrimão para escada de madeira, que, de forma geral, é um material de grande durabilidade.
Ainda mais, o corrimão não é escorregadio, o que potencializa ainda mais o fator da segurança.
É importante garantir que o material receba o acabamento correto, caso contrário, pode ser severamente comprometido ao longo do tempo e causar prejuízos, principalmente pela necessidade de substituição.
No entanto, áreas molhadas devem ser evitadas, pois podem favorecer o apodrecimento desse material.
Se pode observar com os dados apresentados ao longo do texto que há grande diversidade quando se trata da instalação de corrimão, porém, além desse fator também é fundamental ressaltar o quão significativo esse item é para a segurança das pessoas.
Afinal, sua instalação pode otimizar o tráfego por escadas e rampas, evitando graves acidentes.