Procedimentos para demolição de um imóvel

Construir é importante, mas, às vezes, é necessário desconstruir. Mas, como isso é possível? Por meio da demolição do imóvel. Em muitos casos, a pessoa compra uma casa e deseja fazer uma nova construção. Para isso, é necessário demolir o imóvel que está lá. Mas, não basta chegar e destruir o local.

A demolição é um processo longo e bastante delicado, que envolve o conhecimento de uma empresa de demolição de casas, assim como de engenheiros civis responsáveis e especializados nesse segmento e ainda, autorização da Prefeitura do seu município.

A demolição deve ocorrer sem causar impacto nos vizinhos, sem destruir a rua e causar maiores prejuízos ao município. Por isso, é importante buscar orientação técnica e estar atento a alguns detalhes que falaremos nesse artigo.

Depois da demolição e uma possível construção, é importante estar atento também a outros elementos de segurança. Não deixe de conferir mais detalhes.

Como é possível realizar a demolição de um imóvel?

Em muitos casos é necessário demolir um imóvel. O cliente pode desejar ter o terreno limpo para efetuar uma nova construção, ou simplesmente o imóvel oferece um risco por apresentar falhas e rachaduras.

Diante disso, existem alguns procedimentos que devem ser seguidos. O primeiro é buscar por uma Demolidora em São Paulo, que seja especializada na temática e conte com uma equipe técnica de engenheiros civis e especialistas em demolição.

Com orientação técnica, o próximo passo é buscar pela prefeitura da sua cidade, solicitando a autorização para demolir. Após análise, a prefeitura pode expedir uma documentação dando um prazo para que a demolição seja feita. O prazo vai depender do tipo de imóvel e sua complexidade.

Sem a autorização da prefeitura, não é possível realizar a demolição. Com o prazo estabelecido, chegou a hora da demolidora agir, verificando qual é o tipo de demolição que deve ser feita no local.

Nesse momento, é importante verificar a vizinhança e como isso vai impactar. Por exemplo, a demolição vai causar danos ao vizinho? Pode derrubar a parede dele? Destruir a calçada?

Tudo isso precisa ser analisado para não comprometer outras estruturas. Em caso de isolar o local, a vizinhança e órgãos públicos devem ser avisados para interditar o trânsito. Com a demolição realizada, chegou a hora de limpar e remover todo o entulho do local.

Após isso, a prefeitura deve ser comunicada novamente, para liberar uma nova certidão a respeito do imóvel. Com a documentação liberada é importante realizar um registro em cartório, notificando que houve uma demolição no imóvel, para isso seja incorporado ao registro.

Após essa documentação ficar pronta, o imóvel terá uma nova matrícula. Por exemplo, antes tinha uma matrícula como casa e agora tem uma matrícula como terreno. No caso de iniciar uma nova construção, os órgãos públicos municipais devem ser consultados novamente.

A importância de instalar elementos de segurança

Após realizar a demolição e um processo construtivo com uma empresa de engenharia civil especializada, é importante agregar elementos de segurança ao seu imóvel, seja ele residencial, comercial ou prédio.

Nesse artigo, vamos falar sobre alguns desses elementos. Primeiro, é fundamental prevenir o local de incêndios e, por isso, todas as estruturas devem ser corretas.

Isso vai desde a parte elétrica, até a instalação de sensores de incêndio, detectores de fumaça e a presença de saídas de emergência. É fundamental contar com esses elementos para:

  • Prevenção de incêndios;
  • Alerta aos moradores;
  • Liberação do auto de vistoria do Corpo de bombeiros;
  • Garantir maior segurança a todos.

Outro detalhe importante diz respeito à instalação da Central de alarme de incêndio endereçável, que previne de surtos no sistema elétrico, que possam causar incêndios. Além disso, evita a sobrecarga no sistema elétrico no local e queima de equipamento.

Além da precaução em relação aos incêndios é importante ressaltar que o aumento da violência e medo de assaltos são crescentes. Por isso, contratar alguns elementos que agreguem segurança é fundamental.

Um desses sistemas pode ser um monitoramento por cameras que consiga verificar a entrada e saída de pessoas no local, assim como a ação de bandidos. A instalação de câmeras de segurança consegue inibir a ação de bandidos, trazendo mais segurança.

Outro elemento interessante são os sonoros, nesse caso, o uso de um alarme sem fio. No caso de algum assalto ou ação equivocada, o alarme dispara e chama a atenção das pessoas. Não deixe de garantir a segurança do local!