Conheça os modelos de barra de ferro
Um modelo de barra de ferro muito útil é a Barra de apoio, um recurso instalado diretamente em banheiros, sanitários e vestiários que precisam se enquadrar dentro das regras da Norma da ABNT NBR 9050, da qual estabelece quantas unidades, no mínimo, são necessárias.
A norma estabelece a sua localização, tamanhos dos boxes, posicionamento e aspectos das peças, acessórios, comandos e características de pisos e desnível.
Com relação ao espaço, peças e acessórios, estes precisam atender os conceitos de acessibilidade, respeitado as áreas mínimas de circulação, transferência e de aproximação, alcance das mãos, empunhadura e ângulo visual.
Em muitos tipos de estabelecimento a barra de Ferro e aço (pode ser feito nesses dois materiais) são essenciais como:
Estádios;
Shoppings;
Casas de shows;
Clubes esportivos;
Terminais de transporte público;
Entre outros lugares, seja público ou privado de instalações fixas ou temporárias, de qualquer natureza e circulação de pessoas, deve atender uma quantidade mínima de 5% de peças sanitárias acessíveis e, também, prevendo um sanitário para cada sexo.
Assim, garantindo a segurança e autonomia de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Um exemplo da barra é a denominada barra de apoio fixa, fabricada em aço inox. Esta pode ser instalada ao lado do vaso sanitário quando não existe uma parede próxima.
Sua função é auxiliar os usuários a se levantarem e sentarem no vaso. Consegue suportar 150 kg e agrega segurança, mobilidade e autonomia. É ideal para ambientes internos e externos.
Fique por dentro da barra de apoio para banheiro
A Barra de apoio para banheiro deve suportar peso de 150 kg para cima, sem que apresente deformações aparentes ou fissuras. Precisa ter empunhadura adequada e estar fixas firmemente respeitando uma distância de 40 mm entre a base de suporte que pode ser a parede ou painel, por exemplo.
As extremidades são fixadas nas paredes, mas podem conter um desenvolvimento contínuo até alcançar um ponto de fixação com formato recurvado.
Se necessário, os suportes intermediários de fixação precisam ficar em uma área de empunhadura no qual assegura a continuidade do deslocamento e movimentação da mão.
Com relação ao comprimento e a altura de fixação são determinados pela sua utilização e ao serem executadas no material metálico, pois as barras devem ser fabricadas com material resistente à corrosão conforme ABNT NBR 10283, e com a aderência do acabamento de acordo com ABNT NBR 11003.
Essas condições impostas pelas normas devem ser respeitadas, mas o comprimento e o tipo podem sofrer variações conforme as peças sanitárias. Elas podem ser fixadas nos formatos reta ou em “U” ou em “L” e, também, podem ser articuladas.
O contorno “L” pode ser peça única ou composta, dependendo do posicionamento de duas barras retas, mas é necessário que atenda o dimensionamento do trechos verticais e horizontais minimamente. As barras articuladas têm dispositivos que evitam quedas e movimentos brutos.
Veja algumas vantagens da construção em aço
No ramo da construção civil e indústria é muito comum usar Grades de ferro para desenvolver algumas de suas atividades, transformando cada modelo em um produto específico.
Utilizar tais metais agrega muitos benefícios na obra, por isso, conheça alguns deles abaixo:
- Eles dão mais liberdade no projeto, pois com a tecnologia provida do aço permite a elaboração de projetos modernos e com expressão arquitetônica marcante;
- Consegue uma maior área útil, pois a seção do pilar e Viga de aço são mais esbeltas que as de concreto, resultando em mais aproveitamento de espaço interno (fator importante em garagens);
- A flexibilidade é demonstrada ao possibilitar adaptações, ampliações, reformas e mudança. Torna-se mais fácil a passagem de água, ar condicionado, eletricidade, esgoto, telefonia, informática, etc.
Aderir ao sistema construtivo em aço permite compatibilidade com outros materiais tanto em vertical como horizontal, ou seja, a Barra chata de ferro pode ser facilmente ser usada com tijolos e blocos, lajes moldadas in loco e até componentes pré-fabricados.
Outra vantagem é que tem um menor prazo de execução, pois permite trabalhar em diferentes frentes ao mesmo tempo, diminuindo formas e escoramentos e sua montagem não é afetada pelas chuvas, isto é, uma redução de cerca de 40% no tempo se comparado com as obras convencionais.
Outra redução que ocorre é na mão de obra e o desperdício de materiais. Outro ponto a ser levado em consideração é que as estruturas de aço reduzem até 30% dos gastos com as fundações. Também é um produto 100% reciclável, podendo ter suas estruturas desmontadas e reaproveitadas com menor quantidade de rejeitos.
Essa estrutura é menos agressiva ao meio ambiente e ajuda a reduzir o consumo da madeira em uma construção, reduzindo a emissão de material particulado e poluição sonoras, como acontece ao usar madeira e manusear serras e outros maquinários.