Conheça mais sobre os modelos de estruturas

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem várias maneiras de se projetar e executar uma edificação.

As diferenças entre elas não são apenas externas, como o uso – ou não – do arame farpado para a segurança, engenheiros e arquitetos dispõem de diversas técnicas e estruturas que possibilitam tirar um projeto do papel.

Por mais que a existência dessa possibilidade de escolha seja algo positivo, é preciso ter em mente que ela também traz uma tarefa a mais: é preciso pesquisar muito sobre cada uma delas, e verificar se as suas características são adequadas a fatores como terreno, orçamento e à própria obra que será executada.

A boa notícia é que, por mais que essa tarefa seja difícil, ela está longe de ser impossível. Confira, a seguir, alguns tipos de estruturas que podem ser usados na construção civil, suas vantagens e desvantagens:

  1. Alvenaria de vedação

A alvenaria de vedação é tida como um dos tipos de estruturas mais clássicos para a construção de edifícios. Ela consiste em uma combinação de estruturas metalicas (ou seja, o concreto armado) com tijolos e cimento, dando origem à edificação.

Normalmente, ela é usada por conta de não exigir mão-de-obra com um alto nível de qualificação: boa parte dos pedreiros pode dar conta de realizar as tarefas necessárias à sua criação.

Apesar disso, é preciso considerar que esse tipo de estrutura nem sempre será o melhor devido ao fato de ser preciso começar a construí-la do zero, é preciso investir mais tempo e dinheiro no processo.

Da mesma forma, ela tende a gerar muitos resíduos, algo que, em tempos de sustentabilidade em alta, pode representar um problema para o gestor da obra, demandando mais recursos para administrá-los.

  1. Alvenaria estrutural

As construções de tipo alvenaria estrutural são muito semelhantes às de alvenaria de vedação, como o próprio nome dá a entender.

Há, porém, uma diferença fundamental entre ambas: a versão estrutural usa apenas blocos cerâmicos ou de concreto, dispensando peças metálicas, como o perfil U. Por conta disso, esse método construtivo traz vantagens, como:

  • Rapidez na execução;

  • Redução nos custos;

  • Redução na mão-de-obra necessária;

  • Menor desperdício de materiais.

Em compensação, é preciso ter em mente que a construção feita estritamente com blocos tem que ser feita em um projeto muito mais complexo e detalhado que os demais.

Isso se aplica especialmente às instalações de água, eletricidade e gás: é preciso saber exatamente onde elas estarão inseridas antes mesmo de assentar o primeiro bloco da construção.

Além disso, também vale considerar que a existência de vãos é mais limitada, assim como as possibilidades estéticas do projeto.

  1. Steel frame

Por mais que a alvenaria estrutural seja mais ágil que a de vedação, ela ainda não é o método mais adequado para a realização de construções realmente rápidas.

Esse posto, na verdade, está com o steel frame, pois trata-se de elaborar uma estrutura principal, feita totalmente em metal, e preenchê-la com placas de cimento, madeira  e drywall.

Para fazer com que a aparência fique mais moderna, é possível usar diversos recursos para decorar a fachada, como a tela moeda inox.

Vale ressaltar que, além da rapidez, esse método traz, ainda, outros diferenciais importantes, como um custo mais baixo, uma estrutura menos pesada e melhor isolamento termoacústico.

Em compensação, pode ser que haja mais dificuldade para encontrar mão-de-obra especializada na técnica. Do mesmo modo, não é possível empregar essa técnica com edifícios em muitos pavimentos: pode ser preciso arcar com o mezanino metálico preço em caso de necessidade de erguer outro piso.

  1. Wood frame

Por mais que boa parte das pessoas veja a madeira como um material obsoleto para a construção civil, isso não é verdade: apesar da evolução na tecnologia de materiais, ela continua sendo útil para diversas finalidades. Tanto é que existe um método construtivo baseado quase que totalmente nessa matéria-prima: o wood frame.

Na verdade, ele é bem semelhante ao steel frame, como o seu próprio nome diz. O fator que os diferencia é o fato de que no wood frame, a estrutura básica é construída em madeira – normalmente de reflorestamento, como o pinus.

Assim como no caso da estrutura metálica, ela é preenchida com materiais como o drywall ou mesmo o cimento. Além disso, nada impede usar ligas metálicas em outros itens, como a telha metalica.