Conheça mais sobre os bairros planejados

A urbanização brasileira começou a acontecer no século XX, junto com a industrialização.

Como as pessoas procuravam empregos nas fábricas, a população se deslocava da zona rural para as concentrações habitacionais perto de indústrias.

Hoje, 80% da população vive em áreas urbanas, um número impressionante para um país emergente. Entretanto, uma característica sobre a urbanização do país é a desorganização e infraestrutura defasada.

Muitas áreas urbanas não contam com sistema de saneamento. Além de muitas ruas não seguirem um padrão lógico, há muitas ruas sem saída etc.

Neste artigo, você vai descobrir como é ter uma vida urbana saudável e agradável no Brasil.

Os bairros planejados

Os bairros planejados são um fenômeno que cresce cada vez mais, sobretudo nas grandes metrópoles.

Como o nome indica, eles são bairros com residências que foram pensadas em conjunto, todos os elementos postos no papel antes da construção.

Como resultado, existem as seguintes vantagens:

  • Ruas padronizadas e organizadas;
  • Arborização;
  • Boa iluminação;
  • Maior segurança;
  • Áreas de lazer;
  • Compromisso com sustentabilidade.

Além disso, os projetos fazem questão de deixar todas as casas próximas de mercados, farmácias, academias e escolas infantis, ou seja, o intuito é fazer a vida dos moradores mais fácil.

Outra vantagem que pode parecer menos importante, mas também pesa muito na hora de decidir onde morar, é a estética. Afinal, de que adianta ter uma casa linda se a vizinhança for o oposto?

É possível que seja um condomínio fechado ou de livre acesso, depende do empreendimento. Mas algo que ambos têm em comum é uma maior segurança.

Serviços de segurança são contratados para o bairro, protegendo todas as casas e áreas pertencentes. Podem ser os tradicionais muros ou até barreiras naturais.

Há casos de bairros planejados cercados por trechos de floresta, por exemplo.

Algumas das características básicas do lugar, por si só, fazem do ambiente um lugar mais seguro.

Por exemplo, o fato de que todas as ruas têm iluminação de qualidade e de que são organizadas, sem ruas estreitas demais, sem terrenos baldios ou sem ruas sem saída.

Cada uma dessas características ajuda a dificultar um possível em cenários de risco.

O compromisso com a sustentabilidade só é possível porque são projetos feitos do zero. Detalhes simples, como escolher a lampada LED ao invés das comuns, fazem toda a diferença.

Os bairros planejados mantém esse tipo de questão em mente desde o momento de construção até a chegada dos moradores.

Na construção, faz-se a gestão de resíduos e do uso de água, utilizam-se materiais recicláveis ou reciclados etc. Mas também se pensa em diminuir os danos ao ambiente ao longo do tempo em que o bairro existir.

As casas são construídas para aproveitar a luz natural ao máximo, tornando o uso de iluminação artificial menos necessário.

Muitos dos bairros contam com sistemas de reuso da água da chuva para atividades que não demandam água potável, como lavar a roupa e tomar banho.

Há ainda os que utilizam aquecedores solares para a água do chuveiro, com efeito colateral de grande economia na conta de luz para os moradores.

Oportunidades de negócio

Com esse tipo de projeto, a relação do morador com o seu bairro é muito mais intensa. Isso resgata o funcionamento das cidades em temos antigos. Por exemplo, as chances de que a sua fonte de renda venha do próprio bairro são muitas.

Desde o loteamento se pensa nos comércios. Como foi dito, é preciso que as casas fiquem próximas de empresas essenciais, como mercados, por exemplo.

Por isso, existem construções voltadas para a atividade comercial, esperando por um empreendedor.

Muitas vezes, é uma forma de ter uma vida mais tranquila. Longe das grandes empresas com grandes responsabilidades, nas quais é normal passar a noite acordado, trabalhando.

Esse modo de urbanização, com sistema de segurança em comum, áreas de convivência e mais, também promove a boa relação entre os moradores.

O bairro acaba não sendo apenas o lugar onde se mora, mas o lugar onde estão os amigos.

Por fim, a conclusão é que esses bairros são capazes de aumentar a qualidade de vida.

Repletos de benefícios, talvez o único ponto negativo seja que alguns ficam longe do centro da cidade (ainda assim, alguns projetos conseguem ótima localização, mas são mais caros).

Se você busca por mais segurança e sossego, não deixe de considerar essa possibilidade.