Conheça mais sobre o projeto de pré-construção

Antes de construir qualquer tipo de estabelecimento, residência, comércio, indústria, é necessário um amplo projeto de pré-construção. Esse projeto engloba uma série de áreas que são fundamentais durante a construção, como a arquitetura do que será construído, a engenharia, e efetivamente as pessoas que trabalharão para erguer a obra.

No entanto, é essencial obter alguns requisitos de acordo com a lei presente naquele local. Documentos, como laudos emitidos pelas autoridades locais são imprescindíveis para que a pré-construção se efetive em construção.

A obtenção desses laudos garantem que a obra seja viável, segura e possa ser executada. Esses laudos funcionam como uma forma de fiscalização das autoridades para que não ocorra nada fora da legalidade no projeto.

Nesse artigo apontaremos os procedimentos, o estudo da região dessas construções e documentos que são necessários para um desenvolvimento de um projeto seguro e dentro das formalidades.

Mais agilidade: menos tempo de obra com projeto

Para começar um projeto de uma obra é essencial dispor de equipamentos importantes para acelerar os processos e um pessoal qualificado que saiba trabalhar dinamicamente.

Há construções que, por conta da demanda de tempo estipulada, ocorrem durante um dia inteiro, até altas horas da noite. Para que isso aconteça, e as obras não tenham de ser interrompidas durante a noite, é criado um sistema de iluminação capaz de prover iluminação para todo espaço.

São usados diversos equipamentos luminosos, principalmente, as torres de iluminação. Essas torres são instaladas nas obras, em alturas que permitem que as luzes atinjam a maior distância possível.

Para a compra desses equipamentos, os responsáveis da obra devem procurar por preço de torre de iluminação, a fim de pesquisar a variedade de preços oferecidos no mercado, escolhendo o item mais qualificado com o valor mais em conta possível.

O estudo topográfico e aplicação dos aterramentos

A topografia urbana se enquadra em uma ciência especializada em estudar as características geográficas específicas das localidades, para que as obras urbanas sejam construídas com o uso de equipamentos ideais para aquele tipo de terreno, respeitando as dimensões e as singularidades naturais do espaço.

Para que se inicie a construção em um terreno, é feito um levantamento topografico. Esse levantamento tem em vista apresentar todas as informações relevantes sobre a superfície de um terreno.

O levantamento planialtimétrico é um dos levantamentos topográficos mais importantes no levante de uma obra, já que nele é apontado e documentado toda a dimensão, estruturas, relevo, assentamentos que existem no ambiente, possibilitando que os engenheiros tenham todas as referências sobre o terreno para seguir com a obra.

Conheça outras atividades que um topografo deve realizar durante um projeto topográfico:

  • Analisar os sistemas de água e esgoto;
  • Analisar a pavimentação;
  • Informar e orientar os trabalhadores;
  • Produzir relatórios das operações;
  • Realizar avaliações topográficas nas obras.

Em alguns espaços, principalmente, aqueles que contêm alta vegetação, é necessário ir além de um projeto topográfico. Com a ajuda de pessoas especializadas, os responsáveis devem fazer uma análise de solo daquela região.

Essa ação visa entender melhor as características do solo em que será realizada a construção, a fim de perceber se é necessário tomar cuidados excessivos com o que o solo pode ser prejudicial.

Em alguns solos estão presentes vegetações que podem ser propícios para a proliferação de pragas que danificam a natureza.

Então, utilizando de substâncias químicas especificas, as pessoas incumbidas desse trabalho podem entender melhor as propriedades daquele tipo de solo e decidir as medidas que serão tomadas naquele local.

Após uma pesquisa e um estudo topográfico, os responsáveis por diversos setores da obra precisam obter um uma anotação de responsabilidade técnica (ART). Por exemplo, toda construção necessita de um sistema de eletricidade.

Um dos sistemas mais eficazes e seguros que são usados nas obras é o aterramento. Esse sistema é feito da seguinte maneira: uma ferramenta é colocada em contato direto com o solo, e nele consiste uma fiação que permite que a energia que será distribuída naquele local seja feita de forma mais segura e eficaz.

Esse sistema evita que aconteça variações de correntes elétricas, e impede que as pessoas sofram com descargas elétricas.

Para a construção desse sistema, o engenheiro elétrico responsável tem que obrigatoriamente conter um Art laudo de aterramento, ou seja, uma anotação técnica de responsabilidade atestando que esse trabalhador está apto e é plenamente encarregado de realizar esse serviço.