Conheça alguns tipos de auditorias necessárias na construção civil

Auditoria é um processo em que as atividades desenvolvidas são submetidas a um procedimento de avaliação de qualidade com o objetivo de analisar e comprovar a qualidade de um sistema, através da identificação de atributos fora dos padrões de qualidade estabelecidos.

Esse dispositivo, ligado aos mecanismos gerenciais, servem ao aprimoramento e à implantação de melhorias na qualidade de um serviço oferecido.

Determinam, através da elaboração de laudos técnicos, a conformidade de realização das atividades e o alcance dos requisitos estabelecidos em regulamentos próprios, servindo, assim, para o reconhecimento de pontos que necessitem de melhorias.

Pensando na área de construção civil, a auditoria é uma operação fundamental, pois para que os processos de trabalho sejam executados em todas as suas etapas de maneira eficiente e com garantia de reconhecimento por parte dos clientes, são necessários um conjunto de certificações, que são conseguidas através do resultado desses estudos feitos por meio da auditoria.

A seguir, descreveremos o que é auditoria na construção civil.

A auditoria de engenharia

A auditoria de engenharia pode ser feita por profissionais graduados e pós-graduados na área de engenharia civil ou de arquitetura, uma vez que essa especialização os mune do instrumental técnico e teórico suficiente para proceder a verificação da regularidade de normas técnicas e o cumprimento de deveres jurídicos dentro de obras de construção e reforma.

Durante as etapas do processo de construção, o conjunto dos seus componentes servirão como objeto de avaliação da auditoria de engenharia.

Isso abarcará uma análise dos projetos engendrados e dos procedimentos realizados na execução destes, desde a contratação de pessoal e de empresas especializadas – garantindo a habilitação para tal – até a análise das técnicas de construção e da qualidade dos materiais utilizados nos procedimentos técnicos.

Além disso, o processo de auditoria visa verificar e relatar os impactos ambientais dos procedimentos de construção, bem como realizar uma análise de custos e de preços praticados em comparação ao restante do mercado voltado a mesma área, as repercussões do projeto no conjunto da sociedade, ou realizar uma análise de risco.

A inspeção dos materiais, por exemplo, vai de encontro à necessidade de construir materiais de qualidade e resistência superiores, para que a vida útil das edificações seja maior, assegurando, também, a segurança dos trabalhadores e daqueles que usufruirão do projeto concluído.

A análise de risco, por sua vez, constitui uma ação de caráter preventivo, que identifica e reporta possíveis irregularidades técnicas, dando aos gestores capacidade de avaliar e decidir sobre os melhores procedimentos para erradicar os erros e garantir que outras etapas do processo não sejam prejudicadas.

As auditorias de engenharia são feitas através da análise de documentos diversos, como certidões, ordens expedidas por bancos e faturas de compra.

Além disso, os dados são passados por um procedimento de triangulação para que os dados sejam comparados através de sistemas informatizados, e cruzados com outros aspectos conseguidos em entrevistas realizadas com profissionais envolvidos nas obras.

A auditoria energética na construção civil

Um dos procedimentos realizados nesses canteiros de obra é a auditoria energética, que visa estabelecer parâmetros de qualidade e eficiência nessa área da construção dentro de um projeto de engenharia.

Isso porque, pensando nas necessidades de sustentabilidade da construção civil contemporânea, é necessário fazer avaliação dos processos de implantação de tecnologias ligadas a tipos de energia renovável.

Para garantir uma construção com menor impacto ao meio ambiente, é necessário utilizar materiais sustentáveis e preferencialmente recicláveis, assim como priorizar a reutilização da água no projeto e estar atento ao consumo de energético que o empreendimento vai fazer.

Isso é conseguido através da auditoria energética. O estudo analítico possibilitará a implantação de projetos que pensem no conceito de eficiência energética.

A aplicação consciente de energia elétrica nas obras, através do controle de indicadores de consumo irregular e excessivo fazem com que a obra colabore com o meio ambiente, o que é uma demanda da contemporaneidade quando se pensa na grande utilização de energia para realização de projetos de construção civil.

A anotação de responsabilidade técnica

O laudo art campinas é essencial em uma reforma procedida em uma edificação, pois todas elas precisam ser acompanhadas de um laudo técnico e da chamada anotação de responsabilidade técnica (ART), emitido por um profissional regularmente habilitado pelo CREA.

O laudo serve para que o profissional comprove os direitos sobre seu trabalho, sejam eles de caráter autoral ou de execução. O documento é fiscalizado pelo conselho regional responsável pela classe de trabalho – nesse caso, o CREA.

O laudo art campinas garante legitimidade às empresas prestadoras de serviços e aos profissionais envolvidos nas obras, assegurando a responsabilidade pela participação técnica em cada procedimento realizado.