Conheça alguns destinos dos resíduos de casas e industriais

Segundo o Portal G1, em uma cidade grande, como São Paulo, por exemplo, mais de 15 mil toneladas de resíduos são criadas em 24 horas.

O que significa que, a cada dia, 3.750 caminhões baú de lixo poderiam ser lotados, apenas com o que foi produzido pelos habitantes da capital paulista.

Durante um dia, uma pessoa é capaz de produzir até 1 kg de lixo. Em um ano, a população de uma cidade como São Paulo produz cerca de 5.475.000 kg de lixo.

Para ajudar a diminuir a quantidade de dejetos que vão parar nos lixões ou aterros sanitários, ONGs, instituições sociais, o governo e as prefeituras, colocam em prática ações de conscientização.

Entenda mais a coleta seletiva

Para que a população tenha em mente a importância de descartar, apropriadamente, cada tipo de lixo, um dos programas mais divulgados e trabalhados é a coleta seletiva.

Que faz a separação entre os resíduos coletados, dividindo-os de acordo com a sua origem, ou seja, separando materiais de vidro dos de papel; os de alumínio dos de plástico e assim por diante.

Hoje, em todo o território nacional (ou em grande parte dele), esse tipo de remoção é feito por meio de pontos de coleta específicos ou porta-a-porta.

Situação na qual as empresas de coleta vão às casas ou locais comerciais, retirar os produtos separados. As empresas responsáveis pela coleta podem ser públicas ou privadas.

Ou, até mesmo, cooperativas que trabalham com lixos reciclaveis e associações de catadores. Para aproveitar o assunto, confira as cores indicadas para cada tipo de cesto de separação de resíduos:

  • Azul – destinados a materiais produzidos de papel e papelão;
  • Vermelho – para materiais plásticos;
  • Verde – vidros;
  • Amarelo – materiais produzidos de metal;
  • Preto – madeiras;
  • Laranja – resíduos perigosos;
  • Branco – lixo hospitalar;
  • Roxo – lixo radioativo;
  • Marrom – descarte de material orgânico;
  • Cinza – resíduos que não podem ser reciclados ou por contaminação ou por estarem misturados com outros dejetos.

Quando utilizar a caçamba?

Todavia, esse tipo de coleta não contempla resíduos mais pesados, como os gerados na construção civil, por exemplo.

Para isso, algumas medidas são necessárias, para que os detritos cheguem ao lugar correto e não prejudiquem, ainda mais, ao meio ambiente.

Assim, quando uma obra é iniciada, o responsável por ela precisa se certificar de alugar uma caçamba de entulho.

Mas, atenção, esse aluguel precisa ser feito em uma empresa credenciada, de confiança e com referência, pois será a responsável pelo descarte adequado do material.

O correto nesses casos é que, no momento da contratação do serviço, o cliente receba no documento, a informação de que aqueles resíduos seguiram ao aterro sanitário adequado àquele tipo de material.

Para contratar o serviço de preço de caçamba de entulho, procure por empresas idôneas e com referências que darão conta da tarefa da forma correta.

Contudo, no dia a dia, também produzimos alguns tipos de resíduos menores, mas indispensáveis como baterias e pilhas descartáveis por exemplo.

Inclusive, por isso, há algum tempo, as pilhas recarregáveis passaram a ser muito utilizadas, o que acabou diminuindo o descarte inadequado desse tipo de material.

Mas, mesmo com essas ações de mercado, dados divulgados pela consultoria Nielsen, em 2016 mostraram que as pilhas ganharam 4,8% de espaço no mercado na comparação com 2015.

E esse movimento contribuiu, para que muitas empresas se atentassem para a importância de descartar esse tipo de material corretamente.

Afinal, quando jogados em lugares inapropriados, podem ser altamente tóxicos. Quando entramos em prédios comerciais, é comum vermos na recepção uma pequena caixa de acrílico nas bancadas das recepções.

Esse tipo de compartimento é um coletor de pilhas e baterias. Esse tipo de produto ainda não é obrigatório em espaços públicos do Brasil.

Mas está em andamento no congresso, um projeto de lei que regulamenta esse tipo de ação. Além da reciclagem e o descarte correto de resíduos, também é preciso pensar no macro.

E lembrar de uns dos bens mais vitais para o mundo: a água. O tratamento de água é um processo essencial, para garantir a qualidade desse líquido vital para a vida na Terra.

Ele, de forma geral, é composto por uma série de etapas que fazem a água passar por diversos tratamentos químicos, até que ela fique própria para o consumo novamente.

Esse processo acontece, principalmente durante o processo de tratamento de efluentes industriais, que tem como objetivo retirar todos os resíduos sólidos da água.

E qualquer tipo de bactéria ou micro-organismos, que possam trazer contaminação às pessoas, ao longo de um intenso caminho de tratamento dentro das Estações de Tratamento de Efluentes (ETE).

Outra medida extremamente necessária, para manter até mesmo a saúde pública em bom estado, é o tratamento de esgoto.

Uma medida de saneamento básico, que tem como objetivo acelerar o processo de limpeza d’água, antes que ela possa ser reutilizada.