Conheça a forma correta de planejar uma cozinha

Mais do que um cômodo meramente funcional, a cozinha é um local onde as pessoas costumam passar muito tempo, seja preparando refeições ou recebendo amigos e família.

Por conta disso, contar com uma cozinha completa é muito importante. Isso, por sua vez, faz com que muitas pessoas optem em reformar o cômodo, de modo a adequá-lo às suas necessidades e preferências.

Para que isso transcorra sem maiores problemas, é muito importante que a reforma aconteça de forma ordenada, e conforme as sugestões de especialistas na área. Do contrário, pode haver problemas como:

  • Escolha de fornecedores ruins;

  • Falta de controle sobre o cronograma;

  • Ultrapassagem do orçamento;

  • Elaboração de um projeto não adequado para os moradores.

Quer aprender sobre como evitar que isso aconteça em sua obra? Então continue lendo e confira algumas dicas para reformar sua cozinha sem dor de cabeça:

  1. Faça uma avaliação do local

Ao optar por uma reforma nesse cômodo, boa parte das pessoas já começa a pesquisar a respeito de modelos de cozinha e de fornecedores para móveis, revestimentos e outros itens essenciais para esse processo. É algo compreensível, já que o objetivo da reforma é tornar o cômodo adequado ao perfil de seus usuários.

Apesar disso, antes dessa etapa é essencial realizar uma vistoria básica em toda a cozinha. Na prática, isso significa procurar vazamentos de água, falhas na tubulação de gás e, até mesmo, problemas elétricos, de modo que eles sejam sanados antes do início dos trabalhos.

Do contrário, é possível que você se veja às voltas com outra obra em um período muito curto de tempo para resolver um problema estrutural grave.

  1. Defina o orçamento disponível

Toda e qualquer reforma feita em uma residência ou em um estabelecimento comercial custa dinheiro. Por conta disso, é comum que o proprietário do espaço invista muito tempo em uma pesquisa de preços, mesmo que o objetivo seja substituir um simples espelho decorativo para sala.

No caso da cozinha, não é diferente: entre a aquisição de novos móveis, a troca de revestimentos e, até mesmo, adaptações nas instalações de luz, gás e eletricidade, o valor total da renovação tende a ser alto.

Para evitar que isso deixe os proprietários do imóvel endividados, recomenda-se fortemente estabelecer um orçamento antes mesmo de pensar no projeto.

Desta maneira, há um norte que pode ser seguido ao escolher os fornecedores e os materiais que serão usados no espaço.

  1. Invista em móveis planejados

Com a escassez de terrenos disponíveis para novos lançamentos imobiliários em grandes cidades, as construtoras têm investido cada vez mais em projetos com mais unidades.

Por mais que isso os torne mais rentáveis, essa iniciativa tem outra consequência, esta nada vantajosa para o consumidor: os novos imóveis têm uma área útil cada vez menor. Por conta disso, os cômodos têm que ser decorados de uma maneira estratégica.

No caso da cozinha, especialistas recomendam, fortemente, o uso de moveis planejados. Como são projetados especificamente para o cômodo onde serão instalados, tais peças usam o espaço de maneira mais eficiente, resultando em uma decoração mais bonita e funcional.

  1. Considere a integração com outro cômodo

Outra consequência do fato de que os novos lançamentos imobiliários estão cada vez menores é que eles têm cada vez mais cômodos integrados.

No caso da cozinha, ela costuma estar presente no mesmo espaço que a sala, já que o uso desses espaços se complementa.

Caso essa seja a situação da sua casa, recomenda-se o investimento em um projeto decorativo que seja compatível com ela.

Por exemplo, uma cozinha planejada americana normalmente tem um balcão ou bancada que separa um espaço do outro, mas que, ao mesmo tempo, permite o seu uso integrado. Além disso, trata-se de uma alternativa moderna, que valoriza o imóvel.

  1. Pense nos gostos dos moradores

Por último, ao reformar a cozinha é essencial pensar nas preferências de quem usa o espaço. Por exemplo, caso os moradores sejam fãs de vinho, é interessante reservar um espaço para um adega climatizada. Se têm o hábito de fazer churrasco, pode-se investir em uma churrasqueira.

Mais uma vez, a cozinha compacta planejada é a melhor opção para tal. Isso pois quem contrata esse serviço tem muito mais margem para personalizar as peças, de modo que elas podem ser alinhadas com as preferências e necessidades dos moradores.