Conheça a base de uma construção
Veja um pouco mais sobre os itens básicos utilizados em uma construção, seja residencial ou predial. Numa construção, são necessários diversos tipos de materiais e itens para poder conceber, de maneira ideal, a edificação em que se está trabalhando.
Estes materiais são todos fundamentais para a realização da empreitada, porém, existem aqueles materiais básicos que têm uma enorme importância para a construção, pois eles agem como a base de diversas aplicações nos serviços e se mostram essenciais em quase todas as etapas da obra.
Vamos agora conferir alguns detalhes que envolvem esses materiais e como eles são aplicáveis em diversos modos.
Continue com sua leitura e venha entender melhor a utilidade desses materiais, como podem ser aplicados e saiba como sua obra precisa da utilização deles.
Areia
Elemento primário e essencial para qualquer construção. A areia é utilizada como elemento base para a fabricação de alguns itens como o concreto e argamassas, porém deve-se saber quais os tipos dela para melhor aplicar aos serviços da construção.
São três os seus tipos: fina, média e grossa. Vejamos mais sobre a aplicação de cada uma delas.
1. Areia grossa
O tipo grosso de areia, é o que mais utilizado na construção civil como agregado miúdo. Sua utilização se dá para a confecção de concreto e assentamento de tijolos, principalmente em paredes que serão rebocadas.
Também ocorre sua utilização para a fabricação de concreto em um âmbito geral e também chapisco em muros ou em paredes num ambiente exterior. Areia grossa preço pode ser comparado em lojas de casa e construção e depósitos em geral.
2. Areia média
Esta é usada em, praticamente, todas as fases que engloba uma construção. Ela é aplicada na fabricação de itens de concreto aparentes e, além disso, é muito usada para a concepção de áreas de lazer, como campos de futebol de areia, vôlei de praia e para locais de recreação infantil.
3. Areia fina
Já este tipo é empregado na fabricação do concreto e das argamassas, sendo um dos mais apropriados para a realização de rebocos.
Também é usada de forma misturada à areia média ou grossa, para que se tenha uma melhor distribuição entre os grãos.
O Areia fina preço é bem acessível e pode ser consultado com empresas especializadas em materiais de obras.
Cimento
O cimento é um dos itens mais utilizados numa obra. Ele é usado para realizar o assentamento de tijolos, mas também permite ser utilizado como item de revestimento.
O seu modo queimado foi um dos pisos mais usados nas últimas décadas no Brasil, muito por ser encontrado com um custo muito baixo.
Ainda hoje, o cimento queimado continua como opção econômica e de muito bom gosto, podendo ser utilizado largamente em diversos estilos de decoração, tanto as mais rústicas, quando as mais modernas.
O baixo preço dele, está diretamente relacionado ao que se necessita para a sua utilização. São eles:
Cimento;
Areia;
Água;
Aditivos.
Além do preço, ele é considerado um piso altamente resistente e de fácil manutenção e conservação. Só não se indica que seja aplicado em áreas que constantemente estejam molhadas, pois o piso pode ficar muito escorregadio, devido à sua consistência muito lisa.
Concreto
O concreto é outro item de larga utilização nas obras. Sua aplicação é imensamente ampla, sendo empregado em várias etapas da construção.
Um grande exemplo é o uso do tijolo de concreto. Ele é utilizado por ter uma aplicação rápida e por também ter uma resistência gigantesca, suportando altas cargas de estrutura.
Outra utilização, são os pisos de concreto armado. Sempre em busca de materiais mais duráveis e com custo baixo de manutenção, ele virou um dos itens preferidos pelas empresas, pelo ótimo desempenho e ótima resistência.
Além do ótimo reforço estrutural que as telas metálicas dão, o Piso de concreto armado pode ser revestido com alguns outros diferentes tipos de materiais aditivos.
Tendo uma constante atenção acerca de sua preservação, como as manutenções preventivas realizadas de forma periódica, com orientações profissionais, o piso tem alta taxa de durabilidade, sendo um dos melhores no quesito custo-benefício.
Enfim, deu para perceber a importância desses materiais. O uso de areia e brita, tijolos e cimento, sempre serão de alta importância, mesmo que a tecnologia vigore mais ainda e se apareçam novos e mais modernos tipos de materiais.