Conforto residencial: segurança e muro verde

A ampliação de oferta residencial em condomínios fechados tem aumentado nas mais diferentes cidades do país, extrapolando os centros urbanos e alcançando as cidades do interior, pela busca de qualidade de vida e oferta de novas vagas de emprego, promovidas por corporações que estão expandindo o mercado de atuação.

A presença de universidades e espaços de saúde, como hospitais de especialidades públicas e particulares, além das unidades básicas de pronto atendimento, também funcionam como atrativo para profissionais especializados.

Buscando atender à demanda provocada pela migração incessante, as construtoras e incorporadoras têm investido pesado em condomínios residenciais, oferecendo casas, apartamentos e outros tipos de moradia, como lofts e apart-hoteis, com toda a estrutura para receber os moradores de todos os cantos do país e do mundo.

Decoração natural valoriza ambiente

Toda estrutura de um condomínio tem as razões para sua instalação. Ainda assim, alguns elementos se sobressaem no planejamento arquitetônico, implementando diferentes serviços que podem ser relacionados de maneira única.

Para garantir a segurança dos moradores e, ainda assim, promover um ambiente aconchegante e com privacidade interna, o desenvolvimento de um projeto de paisagismo residencial pode ser eficiente, prático e seguro de diferentes formas.

A presença de flores, plantas, arbustos e árvores no interior dos condomínios reflete em um espaço ligado à natureza refletindo, por exemplo, em amenização do calor em dias quentes.

Esse cuidado também pode estar voltado à proteção de equipamentos presentes nas áreas comuns, como a grama plantada na área de playground, que amortiza a queda das crianças que estão brincando.

Elementos de segurança, como o sistema de proteção contra descargas atmosféricas, o famoso pára-raios, também devem ficar isolados, para evitar qualquer tipo de acidente.

Aliás, o condomínio deve inspecionar esta estrutura periodicamente, por meio de empresas especializadas, para a emissão de um laudo Spda para a realização de avaliações técnicas para a verificação da estrutura e as condições apresentadas. Esse equipamento é responsável pela proteção de instalações elétricas, e sua ausência pode ser prejudicial de diversas formas, como:

  • Multas pelo descumprimento de normas regulamentadoras;
  • Danos ao patrimônio;
  • Geração de incêndios e curto-circuitos;
  • Prejuízos materiais com queima de equipamentos eletrônicos.

O paisagismo empregado de maneira correta permite a instalação deste equipamento em um espaço definido por profissionais capacitados, de acordo com todas as normas estabelecidas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Menos incômodo sonoro e mais verde

O paisagismo em muros residenciais faz sucesso em centros urbanos onde a poluição sonora é inevitável. A passagem de carros, motos, ônibus e caminhões nas vias de acesso próximas ao condomínio reverberam em áreas comuns, ou, até mesmo, nos apartamentos residenciais.

Os cuidados devem ficar a cargo de equipes especializadas em jardinagem, para que as trepadeiras utilizadas neste tipo de proteção funcionem como uma uma barreira acustica vegetal com folhas grossas e resistentes.

Segurança residencial aprovada pela fiscalização

Os cuidados com o moradores deve ser tarefa primordial em qualquer projeto arquitetônico. Por isso, empresas especializadas devem verificar todos os pontos de perigo e evitar que qualquer tipo de acidente aconteça, da melhor forma possível.

Isso acontece no auto de verificação do corpo de bombeiros, que aponta elementos essenciais para um ambiente seguro, além da necessidade de objetos de combate a incêndio e segurança pessoal e patrimonial.

A instalação do suporte para extintor de parede nas áreas de uso comum, como salão de festas, corredores prediais e recepção é obrigatória. O treinamento de uma equipe civil também pode ser implementada, desde que todos estejam de acordo.

Outras áreas que a segurança deve ser implementada refere-se à piscina e às quadras poliesportivas, quando estas fazem parte do condomínio.

As piscinas devem receber gradis para evitar o acesso em horários inapropriados, além de regras do próprio condomínio, como permissão de acesso de menores desacompanhados de um adulto responsável.

As quadras devem receber uma tela alambrado preço com custo-benefício apropriado, já que a instalação deste tipo de equipamento impede uma bola acertando janelas alheias ou, pior, outros moradores que não estão participando das atividades físicas ou jogos.

A segurança patrimonial pode ser assegurada por empresas e consultorias particulares. Mas a saúde e a vida dos moradores não tem preço.

Portanto, todos os cuidados tomados pelas construtoras e incorporadoras devem ser prevenidos e instalados o quanto antes, até mesmo, na finalização das obras e antes da entrega das chaves.

Após a ocupação, os trabalhos podem ficar mais difíceis e prejudiciais para os moradores, como desabastecimento de energia ou adaptação de elementos estruturais que já deveriam fazer parte do projeto inicial. O melhor a fazer é se prevenir e oferecer condomínios completos e com todo o acabamento finalizado e seguro.