Confira mais sobre o contrapiso e suas variações
Hoje em dia o universo da construção civil proporciona coisas que antes não eram possíveis, e só estão aqui porque a modernidade e a tecnologia fizeram com que todos os testes e variações de produtos começassem a funcionar.
Isso porque, atualmente, há muitas descobertas que as pesquisas podem fazer relacionadas a materiais e todas as suas utilidades, sejam eles novos no mercado de construção como o isopor ou até outros mais antigos.
E isso se torna importante, pois todas as possibilidades de se ter uma edificação de forma mais diferenciada e barata também cresce cada vez mais, independente do estilo ou qualquer coisa afim.
Para que você saiba mais sobre algumas novidades no mercado, acompanhe este texto, pois iremos falar sobre o contrapiso e todas as suas variações que podem ser encontradas hoje em dia e têm a capacidade de deixar a construção mais produtiva.
O contrapiso
Antes de saber suas variações, devemos relembrar o que é o contrapiso. Isso ajudará a elucidar melhor suas ideias.
O contrapiso é uma camada de argamassa que é aplicada como se fosse uma laje estrutural. Seu local de instalação é a base do piso e ele ajuda a nivelar, deixar regularizado e também dá o melhor caimento ao piso que será colocado.
Este produto aceita todos os tipos de materiais, como cerâmicas, assoalhos, madeira, manta vinílica e afins.
Autonivelante
Uma das duas variações é o contrapiso autonivelante, argamassas autodensáveis, que ajudam na facilitação da execução desta tarefa sem que haja vibração ou compactação manual. Ou seja, esse fluído escorre com mais perfeição e planicidade.
Sua diferença com o mais comum é que é possível colocar a quantidade de produto para a altura deseja, e não necessita aplicar camada por camada, como a tradicional faz. Isso é possível por causa de sua aderência.
E para que seja possível saber mais sobre, iremos falar contrapiso autonivelante vantagens:
- Alto desempenho;
- Maior fluidez;
- Mais rapidez;
- Maior produtividade;
- Entre outros.
Assim como a convencional esse contrapiso é composto por cimento de alto desempenho, mas possui diferentes aditivos, que são especializados e controlam a viscosidade e além de aumentar a sua fluidez.
Isopor
O isopor é um material muito utilizado em diversos tipos de situações, é leve, feito de poliestireno e possui uma resina termoplástica, facilitando o seu manuseio. E, quando ele esse material é expandido, receba outras funções maiores. Como se empregado em construções civis.
Um deles é o contrapiso com isopor, que é utilizado no chão para que ele seja nivelado. Com esse material, é possível que ele elimine espaços vazios e também é capaz de modelar superfícies diferentes.
Ele oferece resistência mecânica e faz com que o piso se torne durável por diversos anos, sem que haja qualquer problema. Além de tudo ele não apodrece e faz com que insetos e afins possam atrapalhar o isolamento de contrapiso com isopor.
Outras de suas vantagens são:
- Isolamento térmico;
- Isolamento acústico;
- Qualidade;
- Diminuição do peso da obra.
Ele é um tipo de material mais barato e muito durável, que ainda pode ser contado como um facilitador e também torna o tempo de entrega do imóvel muito mais ligeiro do que se ele não estivesse lá.
Juntas de dilatação
Além do contrapiso, outro material é necessário, para que seja possível montar todo o piso corretamente, que é a junta de dilatação para piso de concreto. É um dos detalhes mais importantes de uma obra.
Essas juntas podem ser ditas como um revestimento relacionado ao espaçamento entre as placas de concreto usadas. Seu objetivo é fazer com que seja possível a expansão térmica e flexibilização do local.
Ou seja, como a casa não é totalmente dura e invariável, as juntas de dilatação em pisos de concreto armado fazem com que quando ocorra variação de temperatura e até ruídos, a edificação acompanhe. Isso faz com que rachaduras e outros problemas afins diminuam drasticamente.
Assim o local irá se contrair e não haverá nenhum tipo de problema. Mas lembre-se, por ser um momento muito delicado, é necessário que profissionais técnicos e renomados façam isso sem que nenhum erro ocorra.
E esses foram alguns tipos de contra piso e todas as variações que devem acompanhá-lo sempre, pois como sabemos, em uma construção, todos os materiais necessitam de ajuda de outros produtos para se completarem.