Condomínio: desde o síndico até as inovações
Viver em prédio oferece segurança, praticidade e versatilidade, muitas pessoas optam por viver em apartamentos ao invés de casas, propriamente ditas.
No entanto, estar em um local em que várias pessoas chamam de lar também é um desafio que precisa ser bem administrado para evitar confusões e para que todos entendam seus direitos e deveres.
Por isso, existe a figura do síndico que contribui para esse bom senso das pessoas e ainda, que visa as melhorias no prédio.
Por conta disso, esse artigo vai abordar o papel do síndico, assim como inovações no condomínio e elementos que podem contribuir para a segurança. Confira!
Gestão de condomínios: como ser um bom síndico?
Um dos principais ícones de um condomínio é o síndico. Ele é a pessoa, que também é morador do local, mas que se foca na manutenção das regras e normas de convivência (principalmente, em espaços públicos), além de se focar no gerenciamento do local, obras de manutenção, reparos e outros.
Se engana quem pensa que ser síndico é uma tarefa fácil, pois não é. Envolve lidar com muitas pessoas, dos mais diferentes tipos.
E por isso, existem cursos e ferramentas para que o síndico tenha conhecimento sobre a gestão condominial e como ela deve ser feita. Existem grupos também de sindicos profissionais em sp, que ministram cursos e contribuem para esse processo de formação de síndico.
Basicamente, entender sobre a gestão de condomínios é importante porque contribui para a tomada de decisões assertivas e para que haja uma boa convivência interna entre os moradores.
No curso, o síndico consegue ter noções básicas de:
- Importância de ter apoio jurídico;
- Noções tributárias;
- Como tornar o seu condomínio ainda melhor;
- Direitos e deveres dos moradores;
- Como evitar a inadimplência;
- Inovações tecnológicas que estão sendo utilizadas nos prédios.
Além disso, o síndico consegue apontar melhorias mais assertivas para o seu prédio, lembrando que todas as modificações que forem ser feitas em espaço público deve ser notificado aos moradores, para evitar transtornos.
Por exemplo, para instalar o alambrado de quadra, que é uma rede de proteção além de ter estruturas metálicas que ajudam a delimitar o espaço, é importante informar aos funcionários dos benefícios que existem na instalação desse material.
É dever do síndico convocar reuniões e assembleias mensais com o objetivo de apresentar as pautas do mês ou da semana e ouvir o que os moradores têm a dizer. Fazendo isso, o local será muito melhor, tanto no aspecto de convivência como de melhorias no local.
Ao síndico também cabe estar atento ao laudo predial ou liberações que são exigidas pelo Corpo de Bombeiros, que se referem à vistoria do prédio e sua segurança.
Inovação tecnologia para condomínios: a instalação de portarias inteligentes
Já que você conseguiu entender a importância do síndico e acima de tudo, desse síndico buscar conhecimento técnico sobre como gerir um prédio, um dos aprendizados que citamos acima consiste em ter noção de inovações tecnológicas para o condomínio.
Uma dessas noções consiste em buscar por um sistema de portaria inteligente, também conhecida como portaria virtual.
Esse tipo de portaria tem conquistado diversos prédios exatamente pela versatilidade que oferecem e acima de tudo, segurança nos procedimentos. Esse sistema consiste o travamento das portas e monitoramento por câmeras.
A portaria é virtual, ou seja, pertence a uma central que administra o condomínio. Quem deseja adentrar ao prédio, precisa se identificar e ainda, a liberação só é autorizada pelo próprio morador.
Esse tipo de ação tem se tornado comum também por ser mais econômica, quando comparada com a contratação de porteiros físicos. Além disso, ela é mais segura, porque inibe a ação de bandidos e traz mais segurança também ao porteiro.
A importância das instalações serem feitas de forma correta
Já que estamos falando sobre elementos de segurança, vale a pena citar sobre o uso de cercas elétricas ou concertinas para inibir ainda mais a ação de bandidos.
A fabrica de concertinas produz um material feito com elementos metálicos, que é cortante e altamente resistente. Esse material pode ser utilizado até mesmo em penitenciárias, com o objetivo de evitar a fuga.
Além desse tipo de instalação outra que é bastante importante é verificar os cabeamentos do prédio, aterramento com a instalação de para-raios, instalações elétricas para verificar acúmulo e sobrecarga no sistema, dentre outros.
Quem pode ajudar nesse processo é uma empresa de cabeamento estruturado, que conte com uma equipe especializada.