Como tornar a casa mais segura para as crianças?

As crianças são curiosas, brincalhonas e sempre querem experimentar e descobrir coisas novas, principalmente dentro de nossas casas. 

No entanto, tudo isso leva a conhecer mais sobre o mundo e a iniciar coisas que podem acabar sendo perigosas, principalmente quando a propriedade não tem as condições necessárias para promover a segurança das crianças. 

De acordo com o Ministério da Saúde, há cerca de 37 crianças feridas sendo atendidas em hospitais como vítimas de acidentes domésticos. 

De acordo com a pesquisa, a cada ano cerca de 5.000 crianças morrem em decorrência de acidentes, enquanto 100.000 crianças são hospitalizadas. 

A proteção dos lares é, portanto, uma questão de saúde pública, com potencial para reduzir as estatísticas com simples ações preventivas por parte dos responsáveis. 

Dispositivos que ajudam para a segurança

Alguns dispositivos podem ser instalados no ambiente doméstico para tornar o lar mais seguro para as crianças, evitando a ocorrência de incidentes no lar. 

Também é aconselhável analisar quais são os principais riscos de cada peça e assim investir em alternativas eficazes de proteção. 

Telas e Guarda-corpo 

Telas e guarda-corpo são especificas para locais onde há irregularidades, ou seja, com  altura, como casas geminadas, janelas e varandas. Para casas com escadas, é melhor  instalar um guarda corpo vidro para escada ao longo da estrutura para evitar quedas. 

A instalação de telas para janelas também pode ser uma alternativa viável. Além de prevenir quedas e acidentes, os adultos devem minimizar as saídas não vigiadas de dentro de casa que podem levar ao desaparecimento de crianças. 

Dispositivos de proteção nas tomadas 

Em residências com crianças, atenção aos fios e redes elétricas. As tomadas devem ser envolvidas com fita isolante e camada protetora, para evitar choques e acidentes na água. 

Deve-se notar que qualquer tensão acima de 50 volts é perigosa, especialmente para crianças pequenas. 

Além disso, toda infraestrutura de instalações elétricas deve ser protegida. Fios desencapados também podem causar choque elétrico, assim como  conexões elétricas e de equipamentos. 

Pisos antiderrapantes 

Escolha pisos antiderrapantes em casas com crianças. As crianças tendem a correr muito e quando se trata de aprender a andar, seu equilíbrio não é perfeito. Assim, os revestimentos antiderrapantes ajudam a prevenir quedas, que podem causar ferimentos e lesões. 

Mola da porta 

Quando a porta bate com muita força, os dedos de uma criança podem ficar presos ou feridos pela força do impacto. Com a instalação de molas nas portas, é possível diminuir esses eventos, pois reduzem o impacto mesmo quando fechadas com força. 

Sistemas de alarme e segurança 

Os sistemas de alarme e segurança não são apenas para casas com crianças, mas para todos os tipos de propriedade. 

No entanto, quem tem filhos sabe que quanto mais proteção, melhor, por isso é importante minimizar até mesmo a possibilidade de furto e arrombamento. 

Quem tem a casa muito grande, pode  instalar sistemas de monitoramento remoto de câmeras para que os pais e/ou responsáveis ​​encontrem as crianças dentro de casa. 

Pequenos gestos podem fazer a diferença 

Além de investir em equipamentos e acessórios de segurança, alguns gestos simples podem fazer toda a diferença para evitar acidentes domésticos. Entre eles: 

  • Mantenha os produtos de limpeza fora do alcance das crianças; 
  • Não use o ferro de passar perto das crianças; 
  • Armazenar fósforos, velas e produtos inflamáveis em lugares altos; 
  • Proteção no canto dos móveis, especialmente móveis inferiores; 
  • Mantenha óculos, espelhos e cristais fora do alcance das crianças. 

Além disso, alguns componentes  não devem ser jogados dentro de casa, pois também são potenciais causadores de acidentes domésticos. 

Moedas, joias, peças e itens pequenos (como componentes elétricos industriais e brinquedos) podem ser atraentes para  crianças, que podem engoli-los ou deixar acessórios no corpo. 

O planejamento com  móveis de quarto também merece destaque. Como esse é o ambiente em que a criança passará a maior parte do dia, é importante verificar a  disposição adequada dos móveis e também avaliar se todos os itens são adequados para a criança. 

Por exemplo, dependendo da idade, a cama deve ter grades de proteção para evitar quedas durante o sono.

Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil. Faça dele o seu guia e siga nossas orientações para conseguir deixar a sua casa mais segura e acolhedora para as crianças.