Como o Feng Shui pode equilibrar as energias na sua casa
O Feng Shui é uma arte, técnica, filosofia ou sabedoria?
Cada um se refere ao Feng Shui de uma forma e nenhuma delas está errada, mas por aqui vamos definir que o Feng Shui é uma sabedoria chinesa milenar que envolve técnicas para harmonizar as energias dos ambientes e as pessoas que ali vivem.
Segundo a sabedoria chinesa baseada no Confucionismo e Taoísmo, as energias de cada cômodo de uma casa pode ser mudada, entre outras coisas, com a disposição de móveis e objetos com o intuito de manter dentro de casa as boas energias e mandar para fora as energias ruins.
As técnicas podem ser utilizadas tanto em casas, como apartamentos e até mesmo em espaços comerciais, com o intuito de tornar o ambiente mais saudável.
Que aspectos o feng shui trabalha?
- Trabalho
- Amizades
- Família
- Saúde
- Relacionamentos
- Criatividade
- Sucesso
- Sabedoria
- Prosperidade
- Entre outros.
Feng Shui na prática em cada cômodo da casa.
Já deu para entender que o Feng Shui tem o objetivo de harmonizar ambientes trazendo boas energias para a casa e quem vive nela, agora vamos ver as dicas para cada um dos cômodos de uma casa ou apartamento.
Feng Shui na sala
A sala é, geralmente, o primeiro cômodo que um visitante conhece e interage com a sua casa.
É também, um espaço de interação e convívio entre convidados e moradores, por isso nesse cômodo, o ideal é que a decoração tenha cores vivas que tornem o ambiente mais estimulante e cumpra o seu papel.
Se possível coloque sofá e poltronas próximos a parede e voltados para a porta.
Não deixe nenhum dos quatro cantos do ambiente vazio. Para isso utilize plantas, luminárias ou outros objetos de decoração.
Feng Shui no quarto.
Quartos são ambientes acolhedores, de descanso, reflexão e relaxamento, portanto evite o uso de aparelhos eletroeletrônicos que emitem som e luz.
Sabemos que a maioria dos quartos atualmente tem um televisor, então que seja esse, o único objeto que emite luz e som. Evite qualquer outro.
Evite também que o quarto tenha muitos objetos. Aqui a regra é quanto menos melhor. A cama, dois criados mudos e só, se possível, é claro. A exceção é para a cortina, boa roupa de cama e almofadas.
As cores no quarto devem ser neutras, a cama não deve ter a cabeceira encostada na parede da janela, tampouco na parede do banheiro. O ideal é que ela fique na parede de frente para a porta.
Mantenha o quarto sempre limpo e arrumado e abra as janelas para que o ar se renove e entre luz natural no cômodo. O quarto é um dos ambientes mais íntimos da casa, sendo assim, evite levar qualquer pessoa para lá.
Feng Shui no banheiro
O banheiro é um dos grandes vilões de uma residência. Segundo a sabedoria do Feng Shui, é pelo banheiro que saem as energias da casa, sobretudo pela grande quantidade de água que vai embora.
- Mantenha os ralos fechados, se possível com aquele sistema abre e fecha
- A tampa do vaso sanitário também deve estar sempre abaixada, principalmente ao dar descargas.
- Deixe a porta do banheiro fechada também
- Se houver espaço no chão ou sobre alguma bancada, coloque uma planta para banheiros.
Corredor
O corredor é um lugar de passagem e que é dada pouca importância a ele, mas você pode dar um pouco mais de vida e boas energias ao utilizar suas paredes para pendurar porta retratos com fotos de momentos felizes.
Feng Shui na cozinha
A cozinha tem grande importância no Feng Shui, pois é dali que vem os alimentos que fornecem energia e vida aos moradores e visitantes. Utilize o branco com cores vivas ou elementos naturais.
O fogão é um objeto que representa a prosperidade, por isso ele deve estar sempre limpo e em bom estado de conservação, com tudo funcionando. Caso o objeto fique ao lado da pia, sugere-se colocar um sino de ventos ou um cristal entre eles, para evitar que os elementos água e fogo entrem em conflito.
Gostou dessa breve descrição do que é o Feng Shui e o que ele pode fazer pela sua casa?
Caso queira se aprofundar no assunto, recomendamos o curso gratuito Decoração de Espaço Interior Baseado no Feng Shui.