Como fazer uma auditoria de qualidade na construção civil
Em um mercado cada vez mais competitivo, a procura pela inovação e garantia nos serviços oferecidos são fatores capazes de fazer com que as empresas se destaquem.
O cenário é o mesmo ao se tratar de construção civil, em especial, por se tratar de um ramo amplo, que abrange todas as etapas da produção de obras.
Nesse contexto, uma auditoria de engenharia tem um papel decisivo, já que consiste no processo de análise em torno da obra, para verificar a regularidade e sua conformidade com as normas vigentes.
É um passo fundamental para assegurar que a construção está de acordo com a legislação e de que tudo está ocorrendo adequadamente.
Os profissionais que realizam as avaliações e perícias de engenharia, normalmente apresentam um curso específico na área, que faz com que estejam aptos para analisar de maneira precisa a conformidade técnica dos mais variados aspectos dos empreendimentos.
De forma geral, os aspectos observados na auditoria são:
- Habilitação dos profissionais e empresas ligados à execução do projeto;
- Exame dos projetos elaborados;
- Adequação das técnicas e materiais aplicados;
- Impacto do projeto para o meio ambiente;
- Aspectos de qualidade.
Esses e outros elementos são averiguados, para assegurar que as obras e o empreendimento estejam operando da melhor maneira possível.
Por esse motivo, também há chances de que ocorram entrevistas para uma compreensão mais precisa da atuação dos responsáveis pela construção e empreendimento.
Conheça a norma técnica NAE-001/2008-IAECE
Trata-se de uma norma adotada para trabalhos técnicos na área de auditoria para obras e serviços de engenharia efetuados por associados.
De acordo com a norma, um auditor corresponde ao arquiteto ou engenheiro que efetua as auditorias em obras e serviços de engenharia.
Por esse motivo, é imprescindível que profissionais capacitados estejam à frente deste tipo de procedimento, já que não é realizado por apenas um profissional.
A evidência de desconformidades é um dos pontos cruciais, pois no relatório serão apontadas as desconformidades identificadas na auditoria.
Ainda de acordo com a norma, é obrigatório que ocorram vistorias nas obras e serviços do empreendimento auditado.
Dessa maneira, diversos dados serão coletados para preencher os formulários e listas de verificação necessárias.
Além desses fatores, a auditoria interna é um dos requisitos para a obtenção da ISO 9001, que corresponde a um sistema de gestão de qualidade, aplicado tanto em processos gerenciais, quanto de produção.
É necessário para as empresas, principalmente para fechar contratos com parceiros e fornecedores, já que é possível verificar se possuem o selo de qualidade ISO 9001.
Vale a pena alugar máquinas para as obras?
Os equipamentos utilizados, assim como os materiais, têm a qualidade analisada no processo de auditoria.
Muitas empresas buscam pelo aluguel devido às vantagens que essa alternativa oferece, por exemplo, a redução de custos com manutenção e mais opções de máquinas para serem escolhidas para as obras.
Como o aluguel de caminhão munck, betoneiras, escavadeiras, entre outras.
São itens capazes de otimizar os processos realizados nas obras, seja para a locomoção ou para que os profissionais tenham mais praticidade em atividades que podem exigir maiores esforços físicos.
Sem dúvida alguma, a qualidade não deve ser deixada de lado ao se tratar da locação, por esse motivo.
Assegurar que a empresa responsável pelo serviço seja de confiança e tenha os selos de qualidade necessários, se torna um processo fundamental.
Sendo assim, vale a pena desde que os prós e contras, incluindo o custo/benefício, sejam analisados com cautela.
Quais são as possibilidades para alugar?
Hoje em dia, existe uma grande variedade de veículos e equipamentos para alugar.
Por exemplo, o aluguel de retroescavadeira é uma opção muito buscada para obras que necessitam de escavações precisas.
Assim como o aluguel de caminhão, principalmente para o transporte de materiais em massa.
Cabe sempre à empresa responsável analisar quais são suas necessidades diante os projetos existentes.
Dessa forma uma retroescavadeira alugada ou qualquer outro tipo de equipamento será escolhido com cautela, principalmente no que diz respeito às especificações exigidas.
Todo o cenário apresentado, desde a auditoria, até a escolha das máquinas para alugar.
Possui a capacidade de aperfeiçoar os processos das empresas, afinal, boas práticas e a averiguação delas, reforçam a qualidade dos serviços executados.
Por meio de processos deste gênero, os clientes passam a ter mais confiança e a empresa, naturalmente, maior credibilidade.