Como escolher o melhor aquecedor?

Um ambiente em temperatura adequada, é ideal para o conforto das pessoas, seja em um escritório ou residência.

Neste cenário, os aquecedores vêm exercendo um papel fundamental, principalmente pela variedade no mercado que permite que as exigências dos mais variados ambientes sejam atendidas.

Quais são os principais tipos de aquecedores?

Os aquecedores variam muito além dos requisitos estéticos. Afinal, uma vez que existem diversos modelos, tanto o alcance, velocidade, quanto vantagens, modo de fixação entre outras características podem ser distintas. Os principais tipos são: cerâmico, elétrico e a óleo.

Principais características do aquecedor elétrico

Os aquecedores elétricos que apresentam alcance médio a baixo. Por isso, os modelos com lâmpadas halógenas são indicados para ambientes menores.

Normalmente, os deste tipo apresentam capacidade de amenizar a umidade do ar, por essa razão, são indicados para locais muito frios.

Trata-se de uma opção silenciosa, porém, que aquece por fora. Dessa maneira, é ideal que fiquem situados a 1 metro de distância de cortinas, estofados e paredes.

Para não causar danos aos carpetes ou pisos de madeira, é indicado colocar algo abaixo do aquecedor harman, como uma placa de cerâmica.

Uma alternativa de aquecedor elétrico para atender locais médios, é o uso de termoventiladores, que apresentam como diferencial uma hélice e por meio dela amplia o alcance.

Alguns modelos dispõem de mais de uma opção de potência, deixando dessa maneira o uso ainda mais versátil.

Quais são os principais atributos de um aquecedor cerâmico?

Diferentemente do aquecedor elétrico, o tipo cerâmico se adequa melhor aos espaços médios e grandes. Um de seus diferenciais é que alguns modelos apresentam a facilidade de contarem com controle remoto e painel digital.

Dessa maneira, é possível exercer um maior controle e programar o tempo de funcionamento e a temperatura.

Ele não aquece do lado de fora, sendo assim, uma opção viável para ambientes com crianças e animais de estimação.

Como durante seu funcionamento esse aquecedor apresenta alguns ruídos, o ideal é que não seja colocado em ambientes de descanso e estudo, que exigem maior silêncio.

Ao procurar por esse tipo de aquecedor komeco, é possível encontrar modelos de mesa, piso e opções para fixar na parede. Basta escolher o modelo que melhor atende as necessidades de seu ambiente e é mais viável.

Como o aquecedor a óleo funciona?

Esse tipo de aquecedor de ambiente, semelhante ao anterior, também é indicado principalmente para espaços grandes e médios, devido ao seu alcance. Diferentemente dos outros tipos, apresenta apenas opções portáteis de piso.

É importante que não seja usado em locais úmidos. Além disso, é silencioso, atinge três níveis de temperatura e grande parte dos modelos apresentam alças e rodinhas para favorecer a mobilidade do aparelho.

Quem tem animais de estimação ou crianças com acesso ao ambiente, devem ter cautela, pois esse tipo de aquecedor rheem também aquece do lado de fora.

Por esse motivo, também é recomendado que fique pelo menos a um metro de distância de estofados, cortinas e móveis.

Como pode ser notado, todos os aquecedores apresentam particularidades que precisam ser atendidas.

Antes de adquirir, é importante escolher um capaz de aquecer o ambiente adequadamente e que ao mesmo tempo apresente um bom custo/benefício.

Vale lembrar que alguns aquecedores diminuem a umidade do ar. O cuidado neste caso é indispensável, pois colocá-lo em ambientes já muito secos, pode prejudicar a qualidade do ar e consequentemente a respiração.

Afinal, dessa forma o ar fica mais seco ainda. Caso ainda assim seja sua opção, uma saída é deixar o aquecedor funcionando por um período menor de tempo.

Considerando os aquecedores de forma geral, os principais cuidados necessários são:

  • Aquecimento externo: observar se o modelo escolhido aquece externamente, podendo causar acidentes;
  • Qualidade do ar: conferir se o modelo em questão ameniza a quantidade de umidade do ar;
  • Localização: caso esquente externamente, é necessário escolher um local seguro em relação aos móveis, crianças e animais;
  • Alcance: o tamanho escolhido deve levar em consideração o alcance em ambientes distintos.

A relação entre aquecedores e a energia solar

Naturalmente, cada modelo apresenta suas vantagens e desvantagens. Ao comparar as opções elétricas com as outras, um dos pontos negativos é que gastam mais eletricidade, o que pode ser um problema para muitas pessoas.

No entanto, cada vez mais a energia solar residencial faz parte da realidade de muitas pessoas e dependendo do sistema instalado, é possível reduzir significativamente os valores de contas.

Além deste ponto, também é interessante citar a existência dos aquecedores solares, que em contraste com os apresentados anteriormente, são incorporados para realizar o aquecimento da água.

Eles funcionam por meio de reservatório térmico e coletores solares. O ideal é recorrer a especialistas para se certificar da instalação correta.