Bloco de cimento ou de concreto: como escolher o ideal para a sua construção?

O concreto e o cimento são, atualmente, dois dos mais indispensáveis materiais no ramo da construção civil. Muitas vezes, esses dois materiais são tratados indevidamente como sinônimos, quando na verdade possuem nítidas diferenças.

O fato é que, ambos os materiais servem hoje como base para a construção civil, tanto de residências ou comércios quanto de pontes, viadutos e outras obras de grande porte.

O concreto e o cimento são diferentes pois, apenas a título de exemplo, o concreto depende do cimento e não existe sem ele.

Pois, o cimento é um dos materiais que compõem o concreto. Já o cimento, pode existir sem o concreto e pode ser utilizado sem este.

A matéria-prima do concreto é brita; pedra e areia. E esses materiais são misturados com cimento, para formar o concreto.

Já o cimento, é formado por suprimentos, como o calcário, o cálcio, o silício, o ferro e o alumínio.

Além disso, ainda são acrescentados gesso e água, essa segunda substância servindo para provocar uma reação química responsável por endurecer o cimento.

Para que se possa escolher entre um bloco de concreto e um bloco de cimento, deve-se levar em conta as necessidades de cada caso específico.

O que são e do que são formados os compostos de cimento e de concreto?

Apesar de constantemente serem tratados, de maneira equivocada, como sinônimos, o cimento e o concreto são materiais distintos e de diferentes características e utilidades.

Um bloco de cimento estrutural é fabricado a partir de calcário, cálcio, silício, ferro e alumínio. Após a mistura desses materiais, ela é processada para adquirir a forma de pó.

Esse pó recebe o nome de clínquer. Ao clínquer, adiciona-se também o gesso, formando o cimento. O cimento pode ser utilizado tanto como rejunte, fazendo a fixação entre blocos necessária à alvenaria.

Como pode servir também de matéria-prima para o próprio bloco a ser fixado. Isso significa dizer que, o cimento pode ser utilizado para a construção de um bloco de cimento estrutural.

Capaz de ser fixado por meio da alvenaria, formando paredes e estruturas físicas de considerável durabilidade, proporcionando vantagens.

É claro que isso não elimina a possibilidade e talvez a principal função, exercida pelo cimento. Essa é a de servir de liga, entre as peças de um sistema de alvenaria.

O cimento pode servir de liga para tijolos, bloquetes de concreto e até para um bloco concreto ou bloco de cimento.

Por outro lado, o bloco de concreto estrutural preço é formado por brita, pedra e areia, além do próprio cimento.

Por isso, uma das diferenças básicas entre cimento e concreto: o cimento é possível sem o concreto, mas o concreto não é viável sem o cimento, uma vez que, esse é um dos compostos básicos do concreto.

O preço do bloco de concreto é acessível, bem como o de tijolos e blocos de cimento, o que faz com que essas sejam escolhas frequentes na construção civil.

As diferenças entre cimento e concreto para utilização em blocos

Cada caso é um caso e a decisão pela utilização de um bloco de concreto estrutural ou de blocos de cimento em sua obra, tem de ser feita observando as particularidades deste caso específico.

Os blocos de concreto são fabricados em tamanhos razoáveis, porém não completamente padronizados. Isso significa dizer que existem tamanhos clássicos de bloco, porém não há uma regra a esse respeito.

O bloco de concreto estrutural 14x19x39 preço, é um padrão, retangular e vazado em seu interior. Sua nomenclatura indica que ele possui 14 centímetros de largura, 19 centímetros de altura e 39 centímetros de comprimento.

Existem outros diversos padrões de bloco de concreto, como o 14x19x44 e o 14x19x14, conhecido também como meio bloco.

O bloco de concreto estrutural 14x19x39, porém, talvez seja o mais popular dos tamanhos de bloco. Alguns dos tamanhos e nomes de blocos, frequentemente encontrados no mercado, estão listados abaixo:

  • bloco de concreto 14x19x29;
  • canaleta de concreto 14x19x29;
  • bloco de concreto 14x19x39;
  • bloco de concreto 14x19x44, também conhecido como “bloco e meio”;
  • bloco de concreto 14x19x14, conhecido também como “meio bloco”;
  • bloco de concreto 14x19x29 com saída para tubulação.

Cabe, portanto, a cada consumidor ou construtor, examinando a situação concreta, escolher o tamanho do bloco de concreto, cimento ou tijolo a ser utilizado em sua obra.