Como escolher a melhor coifa para o seu empreendimento?

As coifas se tornaram itens que fazem parte da decoração de qualquer cozinha, seja ela doméstica ou comercial, mas além disso, a coifa traz praticidade e é responsável pela harmonização no ambiente, tornando-se item indispensável para a otimização do espaço, como no caso da coifa para cozinha industrial.

Ela é responsável por eliminar gordura, fumaça e odores indesejáveis do ambiente. Hoje, no mercado estão disponíveis diversos tipos de modelos de coifas, como por exemplo:

  • de parede;
  • de ilha;
  • lustre;
  • de embutir.

Todas essas modalidades podem ser encontradas em muitos formatos, materiais de acabamento e algumas coifas possuem funcionalidades a mais. Uma recente funcionalidade incorporada à coifa, e muito útil, é a iluminação.

A iluminação na coifa foi feita para suprir a falta de luz gerada pela própria coifa, já que acaba tampando a iluminação.

Coifa com exaustor

Um aparelho com essa função tem a responsabilidade de fazer a remoção do ar presente no ambiente e jogá-lo para o lado de fora por meio de um tubo instalado junto ao dispositivo para que haja a ligação entre os ambientes interno e externo.

É possível notar que a maioria dessas coifas com exaustor não possui nenhum tipo de filtro, o ar pode ser lançado para fora através de uma chaminé ou tubulação.

A coifa para lanchonete, por exemplo, utiliza tubos bem largos para fazer a retirada do ar do ambiente, já que se trata de um local com grande quantidade de calor.

As coifas oferecem maior capacidade de captação do ar, conseguindo extrair mais de 1000 m³/h, o que justifica o valor mais alto se comparado ao depurador, por exemplo. Por conta disso a coifa para churrasqueira é ideal para fluxos de fumaça localizada.

O aparelho pode ser usado como uma espécie de depurador ou de maneira completa devolvendo o ar filtrado no ambiente. Podendo ser instalada na parede, na ilha, embutida (fica por dentro da parede ou teto) e, até mesmo, no lustre, já que neste caso, acaba tendo uma função dubla.

Coifa depuradora

O depurador de ar faz a sucção do ar no ambiente, filtra e devolve para o ambiente através de aberturas laterais. Esse tipo de coifa não necessita de nenhum tipo de tubulação, já que o ar é filtrado na própria coifa e devolvido ao ambiente.

A coifa depuradora, em geral, tem dimensões mais compactas que a de exaustor. Por conta disso, a coifa com depurador acaba sendo o mais ideal para ambientes menores como apartamentos ou cozinhas pequenas.

Quando não há a possibilidade de ter uma saída externa para a passagem dos dutos, é comum optar pelo investimento na coifa e usá-la somente com a função de depurador.

Entretanto, se comparado à coifa com exaustor, conta com uma capacidade menor de captação de ar, não passando de 400 m³/h, embora, por isso seu valor é menor.

Coifa Galvanizada

A coifa galvanizada, assim como os outros tipos de coifa, é um equipamento muito usado em empresas e residências, pois consegue garantir um ambiente agradável tanto para o trabalho quanto para um momento de lazer.

Atua de duas maneiras, com a pré-filtragem e a filtragem. É por meio desses processos que a coifa consegue tratar gases e vapores que estão em ambientes fechados e também cozinhas residenciais e industriais, e, até mesmo, em áreas externas como, por exemplo, a coifa galvanizada para churrasqueira.

Manutenção

A manutenção e limpeza das coifas é muito importante, pois a falta dessas tarefas pode ocasionar além do mau funcionamento do equipamento também ajuda na propagação de doenças já que podem acumular vírus e bactérias que são propagados pelo ar.

No caso dos aparelhos com filtro, os comuns são os de carvão e de alumínio. Algumas coifas possuem uma função que indica quando seus filtros já estão passados e necessitam de manutenção. Mas caso não tenha essa função, é recomendado que sempre que houver um acúmulo notável de gordura ou a cada 4 meses, seja trocado o filtro.

Entretanto, a limpeza de coifas de cozinhas industriais deve ser realizada por uma empresa especializada e por profissionais qualificados para o serviço.

Empresas especializadas realizam a limpeza com uso de fibras vegetais e aplicação de produtos desengordurantes de alta performance.

O uso de equipamentos de proteção individual é essencial durante o processo de limpeza por se tratar de produtos fortes, itens como luvas, óculos e máscaras são indispensáveis.