Como é feito a fabricação e instalação de uma laje?
Existem muitas informações importantes na hora de construir ou reformar o telhado, desde a aplicação de uma laje consistente e duradoura até o uso adequado e devidamente instruído de equipamentos para trabalho em altura, já que se trata de uma situação de risco.
No artigo a seguir, saiba mais sobre os tipos de calhas, a diferença entre elas e os rufos e, principalmente, como garantir alto desempenho e economia ao telhado e a cobertura.
Segurança
Trabalhar nas alturas não é nada fácil e exige uma performance ainda mais precisa e controlada dos operadores, já que eles lidam, durante a atividade exercida, com o risco de queda.
Sendo assim, para evitar graves estados de saúde e, até mesmo, situações que levem o profissional a óbito, é fundamental utilizar rigorosamente os devidos utensílios de proteção, também conhecidos como equipamentos de segurança ou EPIs.
Com isso, é possível proteger os trabalhadores e gerar mais conforto e alto desempenho, promovendo uma produção mais qualitativa e uma sensação de tranquilidade durante o trabalho. Com a vida não se brinca, certo?
Nesse contexto, é muito importante contar com equipamentos eficientes, como Linha de vida para trabalho em altura, que é composta de cabo, corda, fita sintética e sistemas de trilho ou vigas metálicas que permitem a ancoragem do dispositivo que vai impedir o trabalho de enfrentar uma queda.
Conectada ao cinto por meio de um trava queda ou de um tabalarte, essa linha de proteção pode ser vertical, horizontal, móvel ou fixa, de acordo com a necessidade da estrutura.
Ela pode ser utilizada em:
- Plataformas;
- Andaimes;
- Escadas;
- Escavações;
- Atividades mineradoras;
- Carga e descarga;
- Construção naval;
- Lajes.
As lajes são estruturas extremamente importantes para garantir a eficiência total dos telhados e prevenir de interferências externas que podem derivar de uma instalação de telhas negligente, por exemplo. Por isso, é muito importante se atentar ao material utilizado na hora de construir ou reformar sua laje.
Existem basicamente dois tipos mais procurados e eficientes no que diz respeito a qualidade e desempenho, sendo eles Laje de bloco cerâmico e laje de isopor.
Cada tipo de material será recomendado para uma aplicação diferente, de modo que é preciso avaliar a necessidade do ambiente e da sustentação que ele exige.
Por isso, é sempre importante contar com o trabalho de profissionais adequados e devidamente qualificados para realizar esse tipo de avaliação, evitando prejuízos e problemas futuros.
Uma laje de qualidade e que possa sustentar a instalação posterior de um telhado que proporcione o máximo em resistência e durabilidade, como é o caso daqueles feitos com telhas de zinco, deve fornecer os seguintes itens:
- Isolamento térmico;
- Economia de material;
- Boa relação custo benefício;
- Instalação prática;
- Durabilidade e resistência.
Escoamento e proteção
O destino da água que cai no telhado durante uma chuva, em especial quando se trata de uma tempestade de maior proporção, também deve ser uma preocupação na hora de concluir e revestir o trabalho feito na construção ou reforma de um telhado.
Isso porque, com as demandas específicas de cada região, é possível fornecer tipos e materiais que apresentem soluções personalizadas, como Calha de zinco, indicadas especialmente para estruturas que combatem os efeitos diários e constantes da maresia.
Dessa forma, esse produto, além de conferir alta resistência a impactos, o que faz dele praticamente impossível de ser quebrado, é muito recorrente em regiões de litoral. E não é só: essas calhas também são simples de instalar e podem ser utilizadas em diferentes tipos de telhados e coberturas.
Dúvida frequente
Muitas pessoas se perguntam sobre a diferença entre calhas e rufos, de forma que essa questão acaba causando problemas na hora de instalar os acessórios indispensáveis na conclusão do telhado.
As calhas, produzidas, geralmente, em aço galvanizado para que a resistência à corrosão seja potencializada, coletam as águas pluviais, ou seja, da chuva, e as conduzem de forma controlada, evitando alagamentos e demais transtornos recorrentes de um escoamento falho.
Por outro lado, os rufos impedem que a água se infiltre nas paredes e no muros do local. Moldadas e fixadas em pontos estratégicos, essas peças são feitas em chapas metálicas e podem ser encontradas em diferentes modelos e desempenhos no mercado.
O mais importante, seja na hora de revestir ou escoar, é contar com o serviço de profissionais devidamente qualificados para a instalação das estruturas que compõem o telhado e a cobertura.
Além de gerar resultados mais satisfatórios ao cliente, isso vai garantir a segurança de todas as pessoas antes, durante e depois das obras.