Como construir uma garagem subterrânea?

Existem algumas considerações que você precisa saber antes de começar a construir uma garagem subterrânea. Até porque elas vão te ajudar a ter uma visão melhor de como encontrar o momento ideal para tomar essa atitude.

Para dar início, o ideal é saber do que se trata uma garagem subterrânea, bem como suas princpais características. Pois bem, siga a leitura do artigo em questão e descubra todos estes fatores.

Entenda o que é uma garagem subterrânea

Em primeiro lugar, uma garagem subterrânea se caracteriza por se situar abaixo do nível da rua. Logo, não interfere na fachada da casa, estabelecimento ou construção. Desse modo, é amplamente utilizado em shopping centers e lugares movimentados.

Sendo assim, a utilização de portões de garagem e todos os recursos possíveis, geralmente é feito em casas quando o terreno é em declive, ou seja, em casas onde o desnível do local é muito evidente e constante.

Desse modo, criar uma fachada onde essa garagem pudesse ficar em cima, seria um pouco mais difícil de ser feito. Então, pensando no lado estético da situação, é muito melhor apostar na opção subterrânea.

É recomendável que você tenha todo o planejamento e acompanhamento de um profissional para a construção civil, como em projetos de arquitetura e urbanismo, principalmente para evitar ao máximo qualquer falha ou erro ao longo do caminho.

Esses tipos de garagem podem oferecer, inclusive, uma grande sensação de segurança quando embutidas nas casas, pois, o morador, ao sair do carro, já estará dentro de casa. Com tantos crimes acontecendo nos dias de hoje, segurança adicional nunca é demais.

Como construir uma garagem subterrânea?

Pois bem, depois de entender previamente os benefícios oferecidos por uma garagem subterrânea, você deve estar se perguntando quais são os passos que devem ser seguidos para a construção deste espaço.

Pensando em te ajudar, separamos algumas dicas:

01 – Calcule o espaço interno

Antes de tudo, é necessário verificar qual área será utilizada para a criação da garagem. E se certificar de que as dimensões propostas pelo seu projeto são ideais para que você possa estacionar seu carro com conforto e segurança.

Pense que chatice seria ter todo o trabalho, gastar dinheiro e recursos, contratar mão de obra qualificada para criar sua garagem e, sem tempo para estacionar o carro, perceber que estava muito apertado para você sair dele e ter problemas de fluxo.

Logo, é necessário gerir toda a construção, bem como a gestão dos projetos de engenharia. Garantindo que, no mínimo, as dimensões da garagem sejam de 2,50m de largura e 5,50m de comprimento. Por fim, esse tamanho pode variar muito.

02 – Efetuar cálculo de rampa

Um dos elementos essenciais na hora de construir uma garagem subterrânea para sua casa é fazer o cálculo da rampa.

Mesmo que seja feito um excelente trabalho com a automação do portão da garagem, se a rampa não for bem projetada, é possível que você tenha sérios problemas que podem danificar seu veículo com o tempo.

Então, peça orientação a um profissional da área para realizar o cálculo com precisão. Com isso, você evita possíveis problemas, mas uma coisa é certa: quanto maior o comprimento da sua garagem, menor será a inclinação da rampa.

E, nesses casos específicos, é melhor ter uma rampa menos íngreme, evitando assim que o carro bata no concreto e que acabe arranhando ou, até mesmo, quebrando algum pedaço sem necessidade.

03 – Cuidado com a altura da porta

Um cuidado especial que também deve ser levado em consideração na hora de construir uma garagem subterrânea para sua casa é o tamanho da porta, também conhecido como pé direito.

Infelizmente, quando não bem planejado, pode acontecer que o teto do carro bata na entrada do espaço da garagem, causando sérios danos à carroceria e fazendo com que você gaste dinheiro que não é necessário no momento.

O ideal é que o pé direito da garagem tenha pelo menos 2,5m de altura para evitar que esses acidentes aconteçam e você acabe estragando seu carro cedo e se arrependa de não ter lido essas dicas.

04 – Coloque uma escada interna

Um dos principais motivos para fazer uma garagem subterrânea para sua casa é aumentar sua segurança e evitar sair do carro no meio da rua. Com isso, é imprescindível a instalação de uma escada interna que acesse sua casa a partir da garagem. 

E, assim, ao chegar ao topo, esse acesso também possua uma porta que pode ser trancada de alguma forma, gerando diversas vantagens para você a sua família, por exemplo, as seguintes:

  • Segurança;
  • Privacidade;
  • Conforto;
  • Entre outras.

Logo, isso evita que você guarde o carro e tenha que voltar para fora para entrar em casa, não fazendo sentido com a proposta de segurança. E, quando a porta está trancada, é apenas mais uma garantia, já que criminosos e ladrões podem acessar sua casa pela garagem. 

Claro que todas as informações são hipotéticas, mas é melhor prevenir do que remediar.