Casa: importância do investimento em revestimentos
Ter uma casa bonita e segura é o desejo de muitas pessoas e quando estas realizam o sonho da casa própria, querem dar personalidade ao ambiente e torná-lo cada vez mais parecido com o que desejam. Para isso, é preciso fazer o investimento necessário em determinados pontos.
Além disso, as pequenas reformas são essenciais para quem também quer dar um novo visual na residência, afinal, morar em um ambiente bonito é muito mais interessante, além de valorizar e muito o local, caso, futuramente vá à venda.
No entanto, como qualquer componente em uma casa, seja a compra de um botijão de gás 13kg ou a colocação de revestimentos, é necessário planejamento e atenção.
No presente artigo apontaremos alguns componentes que podem ser usados e que transformam a casa em algo único e muito bonito.
O uso dos pisos de concreto polido na casa
O piso nas residências é um elemento fundamental para compor tanto a sensação do ambiente como a decoração. É ele o responsável também por uma maior acessibilidade nos espaços públicos, sendo nestes ambientes, utilizado o piso tátil de concreto.
Assim, esses revestimentos no chão são muito amplos, sendo compostos por uma série de modelos e texturas, e um dos pisos que vem chamando a atenção do mercado e também dos projetos arquitetônicos são os pisos de cimento, principalmente, por terem grande durabilidade e baixos custos tanto na implantação como na manutenção.
Nas residências o tipo de piso de cimento usado é como cimento queimado e é indicado para as pessoas que desejam ter um estilo mais industrial na casa. Esse tipo de piso também é chamado de piso cimento polido, principalmente, por conta do seu acabamento.
Existem muitas vantagens ao adotar o piso de concreto em seu projeto de decoração residencial como:
- Baixo custo;
- Fácil manutenção;
- Alta durabilidade;
- Versatilidade.
Portanto, atualmente os pisos de cimento é uma ótima solução para quem procura uma forma de revitalizar determinados espaços da casa ou migrar para um estilo mais industrial na decoração.
Outro componente que pode ser usados nas residências para ajudar na mudança do tom do ambiente e que inclusive deve conversar com os pisos, seja ele de cerâmica, porcelanato ou um piso de cimento polido e os objetos decorativos é a pintura das paredes e também das fachadas residenciais.
É sobre esse tópico de pintura residencial que abordaremos abaixo com mais detalhes.
As pinturas residenciais
Assim como mudar os pisos na casa permite que o ambiente seja outro, uma nova pintura nos cômodos permite que o visual dos cômodos e da casa no geral seja totalmente revitalizado. Porém, fazer a pintura de uma residência não é uma tarefa tão fácil.
Um dos pontos que podem ser mais complicados na hora de pintar é escolher qual a tinta mais adequada para determinado cômodo ou então para pintar as fachadas.
Por isso, que para ser tão fácil quanto trocar um botijão de gás 13kg vazio preço, abordaremos alguns tipos de tinas e suas aplicabilidades.
Tintas para áreas úmidas
As áreas úmidas são as mais complicadas para quem quer pintar esses ambientes, que são os banheiros e as cozinhas. Chamamos de áreas úmidas, principalmente, pelo contado direto com a água e a umidade, e na cozinha com a gordura também.
Por conta disso, muitas pessoas ficam na dúvida se usam a tinta látex, usada mais para interiores mais comuns. A resposta é que a tinta mais indicada para áreas úmidas é a epóxi, pois possui um alto grau de resistência, durabilidade e impermeabilização.
Sua aplicação é mais complicada, pois depende de catalisadores para ser preparada, por isso, é indicado que seja feita por um profissional qualificado.
Tintas para ambientes internos e externos da casa
As tintas para o interior da residência como as paredes, tetos é a tinta látex. Essa é um material a base de água, com secagem rápida e um bom acabamento.
É bastante versátil, encontrada em diversas pigmentações e podem ser aplicadas em variados tipos de materiais como a alvenaria, gesso e a madeira.
Já para as fachadas se recomenda o uso da tinta acrílica, que possui as mesmas características com a diferença de possui uma resina acrílica que traz alta impermeabilidade do produto, podendo ser lavada.
Com isso entendemos que para manter uma casa bonita e agradável é possível investir em piso de concreto polido e também em pinturas dos cômodos e fachadas, valorizando o imóvel na totalidade.