Como são desenvolvidos os batentes de aço
Quem está projetando uma casa ou uma empresa precisa pensar nas portas e em seus batentes.
Elas servem não apenas para separar ambientes, mas também para dar mais privacidade e oferecer um certo nível de isolamento de som e, até mesmo, de odores.
A estrutura das portas é formada principalmente por:
- Batente: peça fixada na parede;
- Folha: o que nós chamamos de porta;
- Guarnição: a junção entre o batente e a parede;
- Ferragens: dobradiças, maçaneta e fechadura.
Qual a importância do batente?
Muitas vezes ele cumpre apenas uma função estética, pois ele é um tipo de acabamento que é capaz de cobrir alguns detalhes indesejados da parede ou da porta.
Ele também permite que a folha esteja fixada da maneira correta, não permitindo que ela ultrapasse a passagem para o outro lado, uma vez que ele tem tipo uma trava responsável por barrar o seu caminho.
Escolha um modelo diferente
Embora, inicialmente, o material mais utilizado para a confecção de portas fosse o ferro, o mais comum nos dias de hoje é que sejam utilizados batentes feitos em madeira.
Mas saiba que existem diversas outras opções feitas com diferentes materiais que podem trazer muitas vantagens para você, além de serem uma inovação na estética da decoração.
Uma opção interessante é apostar no batente em aço inox, que traz consigo alguns grandes benefícios para o ambiente.
O primeiro deles é que o seu material oferece uma grande resistência a todos os tipos de ações climáticas (sol, chuva, granizo, ventania), o que acaba reduzindo o custo de manutenção e de eventuais trocas.
A resistência também se aplica a substâncias que poderiam causar corrosão.
Outro ponto importante é o isolamento do ambiente, que é muito mais forte que nos casos de batentes feitos em madeira.
Com o batente em aço inox, a passagem de ruídos e cheiros se torna bem mais difícil. O material pode ser utilizado tanto em porta de correr como nas comuns, com guarnições.
Como instalar?
A instalação se dá através de uma máquina de solda, que garantirá a fixação do material na parede, de forma que ele não corra risco de soltar e tenha todas as vantagens de isolamento de som e de odores.
É necessário, primeiramente, encontrar uma empresa que seja especializada em batentes em aço inox e que ofereça produtos de qualidade.
Pois articular este material para se tornar uma boa porta não é uma das tarefas mais simples e requer bastante habilidade com a maquina de solda.
E a manutenção?
A manutenção, como dito anteriormente, é bem mais simples se comparada aos casos de portas feitas em madeira, uma vez que o aço inox promove mais durabilidade.
O ideal é que a limpeza seja feita com sabão neutro e, jamais, com algum tipo de produto químico.
A atenção quanto a este ponto deve ser redobrada porque, embora um dos seus principais fatores sejam a resistência e a durabilidade, o excesso de uso de agentes químicos podem contribuir para a deterioração do material de maneira mais rápida.
Isso exigiria maior manutenção e, eventualmente, uma inutilização da porta em um prazo mais rápido que o normal.
Desta forma, a relação custo-benefício de ter um batente em aço inox já não seria tão vantajosa.
Uma boa dica é fazer a limpeza do material com um compressor de ar, que ajudará a tirar todos os resquícios de sujeiras, manchas e pó.
Depois, finalizar com alguma pasta para polir e deixar o aço inox brilhando também é uma prática bastante interessante para se adotar.
Um dos maiores receios de quem investe neste material é que o preço de compressor é um pouco elevado, o que faz a pessoa considerar se vale a pena ou não obter um batente em aço inox.
A verdade é que, sim, o valor é um pouco elevado, mas as facilidades que ele oferece acabam diluindo nos gastos com outros métodos de manutenção.
Pois há uma redução de custos com outros produtos, além da otimização no tempo de limpeza das portas e batentes.
O importante é buscar um profissional para avaliar a melhor maneira de instalar um batente em aço inox em sua residência ou sua empresa.
Nunca tente fazê-lo sozinho, pois são necessários equipamentos e pessoas qualificadas para fazer um bom trabalho.