Automação residencial: vantagens para os moradores

A automação residencial consiste em um conjunto de medidas, estratégias e ações, para o uso e aplicação da tecnologia dentro de ambientes residenciais, como casas e apartamentos.

Dessa forma, tarefas que antes dependiam somente do esforço dos moradores podem ser feitas por sistemas eletrônicos, máquinas, equipamentos e dispositivos inteligentes, o que facilita as atividades do dia a dia.

O desenvolvimento da automação industrial só foi possível graças à evolução e avanço da tecnologia, que propiciaram a criação de diversos aparelhos automatizados.

Com isso, pode-se ter mais conforto dentro da própria residência, sendo possível melhorar a qualidade de vida, com mais tempo para descanso e lazer.

O conceito de automação residencial surgiu na década de 1970, nos Estados Unidos, com os primeiros sistemas automatizados de controle.

Os dispositivos foram aplicados na indústria, mas, aos poucos, a tecnologia acabou presente em casas e apartamentos. Hoje, já é possível integrar diversos sistemas, por meio de um projeto de automação residencial eficiente, incluindo aparelhos de controle de equipamentos, segurança e limpeza.

As principais vantagens da automação residencial

Além do conforto e da praticidade, a automação residencial oferece muitas outras vantagens para os moradores, como é o caso da segurança.

Os sistemas integrados de proteção de casas e apartamentos permitem controlar, monitorar e vigiar 24 horas todos os acontecimentos em torno da residência, bem como inibir ações ilegais (como roubos e furtos).

Ou seja, vários sistemas de automação fazem parte do seguro residencial, que compreende medidas efetivas contra a violência urbana.

Em alguns casos, é possível inclusive monitorar as câmeras e os dispositivos de segurança à distância, por meio de aplicativos dos smartphones ou tablets, Quer dizer, mesmo durante a ausência prolongada dos moradores, tem-se um controle efetivo da segurança residencial.

Fora a segurança, a automação oferece muitos outros benefícios, entre os quais:

  • Controle de cenas inteligentes dos aparelhos de TV;
  • Controle da climatização do ambiente (ar condicionados);
  • Conforto e tranquilidade para os moradores;
  • Economia e redução de gastos a longo prazo.

Os sistemas de automação residencial preço diferenciado permitem que os moradores economizem, pois os dispositivos inteligentes podem controlar o consumo energético dos principais aparelhos domésticos. Sendo assim, os custos com a concessionária de energia elétrica podem ser reduzidos, bem como as contas de água.

Vale ressaltar que o progresso da ciência e os constantes avanços tecnológicos têm contribuído para melhorar ainda mais os sistemas de automação residencial, oferecendo ainda mais conforto, praticidade, economia e segurança aos moradores.

Nesse contexto, não há como fugir das vantagens oferecidas pela tecnologia, que oferece amplas possibilidades e facilidades para o cotidiano.

As principais tendências de automação residencial da contemporaneidade estão conectadas com a inteligência artificial, a machine learning, que é capaz de tipificar os aparelhos e, dessa maneira, aprender as funções que deve executar. Além da IA (Inteligência Artificial), os assistentes de voz aparecem como possibilidades de sistemas de automação.

Eles já estão presentes em smartphones, sendo possível acionar aplicativos por meio de comando de voz – e essa tecnologia é bem vista para os dispositivos de automação residencial. Assim, a cada dia é mais fácil usufruir das vantagens, benefícios e comodidades proporcionadas pela tecnologia.

Como instalar os sistemas de automação residencial?

A aplicação de tecnologias de automação residencial é feita a partir de um planejamento, que envolve a análise das condições dos imóveis, bem como as necessidades dos moradores.

Desse modo, é possível projetar sistemas integrados e inteligentes, que levam em conta as especificidades de cada residência e os desejos dos proprietários.

Por esse motivo, não basta instalar softwares e dispositivos ao acaso: é necessário ter um sólido planejamento, verificando todas as condições de aplicação e os pontos positivos de cada sistema automatizado.

Nesse contexto, o recomendável é procurar por profissionais especializados, que tenham conhecimento técnico sobre as tecnologias aplicadas em casas e apartamentos, para melhor projeção.

Diante disso, destaca-se o trabalho de uma boa empresa de automação residencial, responsável por realizar toda a análise do imóvel e o projeto dos sistemas automatizados.

Uma dica importante é dar preferência por estabelecimentos que tenham reconhecimento no mercado, pois assim os clientes podem ficar mais tranquilos quanto à eficácia dos dispositivos automatizados e a competência na instalação de sistemas integrados.

Outro ponto importante é a assistência técnica, pois o morador pode entrar em contato sempre que surgir alguma falha ou dúvida.