As melhores opções de telhas: características e especificações

O telhado e as telhas são uma das partes mais importantes de qualquer imóvel. Eles são responsáveis por abrigar o local como um todo, permitindo um revestimento da estrutura e colaborando para a proteção contra intempéries, agentes externos, variações climáticas, mudanças de temperatura e muito mais.

Por esse motivo, é essencial ter um bom planejamento quanto ao tipo de telhado usado e os materiais aplicados, que devem ser resistentes e duráveis.

Nesse contexto, a telha para telhado aparece como uma das principais preferências. A telha nada mais é que um elemento de construção civil usado na cobertura de casas, prédios e edificações.

A sua principal característica é a resistência, mas também a variedade, pois o acessório pode ser produzido em uma grande variedade de materiais. Desse modo, o proprietário do imóvel pode escolher entre os diversos modelos de telhas, analisando qual material melhor se adéqua às suas necessidades e especificações da obra.

Além da proteção contra interferências externas, as telhas são usadas em conjunto, isto é, integrando-se umas às outras, para formar o telhado.

Com os encaixes precisos, é possível evitar as infiltrações de água, pois a umidade é um dos principais problemas de danificação estrutural dos imóveis. Mais do que isso, a telha também proporciona conforto térmico, acústico e garante a beleza do local.

Os principais modelos disponíveis no mercado

As telhas de cerâmica são as mais comuns no Brasil. Também chamadas de telhas de barro, elas são utilizadas em grande parte das residências, com inúmeras possibilidades de formatos.

A principal vantagem desse modelo de telha é o ótimo isolamento térmico, além da facilidade de limpeza e baixo preço de manutenção. Em geral, para cobrir um telhado inteiro, é necessário 15 a 17 unidades de telha, dependendo do tamanho.

No entanto, apesar da popularidade das telhas de cerâmica, é aconselhável realizar a impermeabilização do telhado, pois o barro não é tão resistente contra a umidade, fungos e bolor. Sendo assim, o impermeabilizante irá garantir:

  • O aumento da vida útil das telhas;
  • A ação contra as chuvas e intempéries;
  • A eliminação do acúmulo de fungos e mofo;
  • A redução de manutenção do telhado.

Fora as telhas de cerâmica, é possível impermeabilizar outros tipos de telhas, como por exemplo, as de concreto. Mas, para quem deseja um modelo de telha mais versátil e durável, hoje em dia existe uma grande variedade, como as de fibrocimento, vidro e esmaltadas.

Além disso, a telha de fibrocimento é uma alternativa para quem deseja um telhado translúcido, mas quer gastar um pouco menos, em comparação com as telhas de vidro.

Outro modelo que tornou-se muito popular é a telha sanduíche. Por esse motivo, cresce a procura por telhas sanduiche onde comprar com qualidade.

Também chamada de telha termoacústica, ela é composta por duas chapas com um material metálico (zinco) e isolante no meio, feito de isopor ou o poliuretano. A principal vantagem da telha sanduíche é seu alto potencial de conforto térmico e acústico, por isso, ela é indicada para locais onde o frio é constante.

Cuidados com as telhas e as lajes

Além de verificar a necessidade ou não de impermeabilizante nas telhas, é preciso ter cuidado com outros tipos de manutenções periódicas no telhado.

Entre elas, saber como acabar com vazamento de laje. Apesar da resistência, há possibilidade de vazamentos, que devem ser solucionados o quanto antes, para evitar infiltrações e danos estruturais no imóvel.

Para acabar com o vazamento nas lajes é necessário, em primeiro lugar, avaliar qual é o tipo de problema. Cada caso é um caso, portanto, o melhor a fazer é contratar um profissional especializado em construção civil para verificar qual é o tipo de vazamento e o porquê.

Em alguns casos, somente a aplicação de impermeabilizante já pode resolver o vazamento. Em outros, é preciso substituir as telhas e, até mesmo, reformar o telhado. Sendo assim, o recomendável é contar com a ajuda de um especialista no assunto, para que o problema seja resolvido por completo.

A preferência deve ser por profissionais qualificados, com reconhecimento técnico e experientes, que saibam orientar seus clientes sobre as melhores formas de contenção de um vazamento.

Dessa maneira, é indicado fazer uma pesquisa de mercado, além de adquirir produtos de qualidade para a reforma das telhas e lajes.