Áreas externas com piscina: estruturação

As áreas externas e suas composições diferenciadas vem ganhando espaço nos projetos por justamente as pessoas estarem procurando meios de se divertir sem precisar sair muito de casa.

Desta maneira, procuram usar espaços da casa como varandas, um pequeno jardim ou quintal para fazer essas áreas.

Essas áreas muitas vezes são chamadas de espaços gourmet, porém, é possível construir vários espaços de lazer sem que sejam gourmet.

Uma delas são as áreas externas com piscina pequena ideal para casas térreas pequenas e para sobrados com pouco espaço no quintal.

Compor esses ambientes pode ser complicado e as vezes demorados, principalmente, porque as pessoas não entendem que esses ambientes são bastante personalizados.

Para isso, abordaremos com detalhes nesse artigo como pensar em uma área externa com piscina, seja ela feita por escavação de piscinas ou piscinas de fibra, e sua decoração para que seja um ambiente agradável e bastante confortável.

Compondo áreas externas pequenas com piscina

O primeiro ponto para qualquer projeto construtivo é entender a demanda, a necessidade e o gosto das pessoas, ou seja, é fundamental entender que funcionalidade se quer dar ao espaço.

Existem muitas funcionalidades como:

  • Descanso;
  • Diversão;
  • Cozinhar;
  • Conversar.

Sabendo da funcionalidade que querem dar é possível estabelecer que tipo de área externa será composta. Lembre-se, é possível mais de uma funcionalidade no espaço.

Alguns gostam que tenham deck de madeira outros não gostam tanto, e assim por diante. Uma área externa pequena com piscina deve então unir gosto e funcionalidade.

Abaixo falaremos sobre alguns pontos a serem considerados para compor uma boa área externa.

1. Tenha um profissional no projeto

Para que o projeto seja bem elaborado é importante a consulta de um profissional da arquitetura.

O preço gasto com a consultoria evitará problemas no decorrer da obra, já que neste projeto vários aspectos são levados em consideração, como o tipo de piscina e tipo de filtro para piscina externo que será usado, o tipo de material, a estimativa de gastos, entre outros aspectos.

Além do mais, o desenho do arquiteto te ajudará a identificar como sua obra poderá ficar no final de todo o processo.

2. Analise o espaço disponível

Analisar o espaço disponível para a construção da área externa é fundamental e é outro ponto que o profissional te ajudará a entender.

Em alguns espaços não é possível colocar nem mesmo uma piscina pequena, porém, podem ser colocados outras alternativas como um ofurô ou uma hidromassagem.

Assim, a análise do espaço é muito importante para que o ambiente seja aproveitado da melhor maneira possível, inclusive no uso dos mobiliários como o banco plástico para jardim.

3. Aliando beleza e funcionalidade

Por fim, para que uma boa área externa seja composta é importante aliar sempre beleza e funcionalidade, em todos os aspectos desde a escolha dos acabamentos da churrasqueira, passando pelo acabamento das piscinas, para que se evitem acidades e que a limpeza seja feita da melhor maneira possível.

Se sua área externa com piscina pequena possui algum espaço para cozinhar, lembre-se de sempre instalar uma pia perto da bancada para que assim a preparação e o processo de servir seja mais facilitado e adequado.

No tópico abaixo falaremos sobre pontos que podem ser explorados nas áreas externas com piscinas.

Decoração de áreas externas

Decorar uma área externa passa por muitas etapas, desde o que chamamos de paisagismo, que define o tipo de pedras para jardim que podem ser melhor usadas, os tipos de plantas, e também a grama a ser usada, como na escolha dos móveis que a comporão.

Para que sua área externa seja convidativa é importante que se tenha mesas e cadeiras. Isso permite que os convidados possam sentar e conversar, além de ajudar a reunir o pessoal de forma mais fraternal.

Em áreas externas pequenas, esses assentos podem ser trocadas por puffes ou futtons. Em áreas com piscina, é imprescindível as espreguiçadeiras e poltronas, que permite relaxar depois de um mergulho na piscina. E opte por pisos antiderrapantes para que a circulação das pessoas seja segura.

Por fim, um elemento que pode ajudar a compor o ambiente é usar os jardins verticais, que são constituídos de painéis com samambaias, pequenos suportes, flores coloridas e cactos.

Deste modo, as áreas externas com piscinas em ambientes pequenos precisam de acompanhamento profissional, principalmente, de atenção na escolha dos componentes da decoração para que tudo fique agradável e elegante.