Aprenda mais sobre pisos e revestimentos
O revestimento é uma das partes mais importantes em uma edificação. Tanto o revestimento externo quanto o revestimento interno, são as primeiras camadas antes do material constituinte.
É o revestimento de paredes e pisos que protege os blocos, argamassa, vigas, colunas e contrapiso de todo o tipo de impacto, agentes externos e erosão.
Os blocos de paredes, por exemplo, os tijolos são porosos e precisam de um revestimento para que não venham sofrer de infiltração e desmanchar.
Revestindo áreas externas
Para áreas externas, o revestimento precisa suportar as intempéries, como chuva, vento e insolação.
Para pisos é necessário que, após ser submetido à chuva, o material permita que a área continue sendo utilizada de maneira segura, por isso materiais muito lisos não são recomendados para áreas externas, em contrapartida deve ser usado o piso área externa antiderrapante, que nada mais do que um Piso que não escorrega.
Assim como as áreas externas, as áreas internas também possuem determinadas características que determinam o tipo de uso do ambiente.
Em residências, os pisos podem ser diferenciados em pisos frios e quentes e, em relação ao uso, pisos impermeáveis e permeáveis.
A diferença entre pisos frios e quentes está na característica isolante, que faz os pisos conduzirem mais ou menos calor.
Nos pisos frios, a perda de calor para o solo é maior, pois o piso não isola tão bem o ambiente do contrapiso (azulejo de porcelana é um exemplo de piso frio).
E nos pisos quentes, como os de madeira ou laminado, o material dificulta a troca de calor do ambiente com o contrapiso.
Devido à necessidade de impermeabilidade no local, é feita a escolha certa do piso.
Em ambientes onde há exposição à água em abundância, como banheiro, lavabo e cozinha, o piso deve que ser impermeável; e em quartos ou salas de estar não é necessária essa impermeabilização, porém, a estética e o conforto do isolamento térmico se fazem necessários.
Escolhendo o melhor piso para empresas ou fábricas
A Industria de pisos e revestimentos tem várias opções para empresas quando se trata de pisos e revestimentos.
Essas opções são pensadas para trazer maior resistência à estrutura da edificação.
Em empresas fabris, principalmente, é necessário que o piso tenha maior resistência para aguentar cargas de maquinário pesado e carrinhos de transporte.
Pisos e azulejos comuns quebrariam facilmente, além de perderem as cores e estarem mais suscetíveis a arranhões.
O revestimento de fábricas deve ser pensado para que resista o maior tempo possível sobre contínuo estresse de uso, vibração e impacto. O piso adequado pode trazer grandes vantagens para a empresa como, por exemplo:
- Maior economia em reparos;
- Maior segurança para os funcionários;
- Proteção para a estrutura da edificação;
- Maior organização e limpeza do local de trabalho.
Dentre as alternativas para piso industrial, o piso epoxi industrial é uma das mais eficientes.
O piso epóxi, que pode ser chamado também de porcelanato líquido, é feito de uma resina líquida que é despejada, espalhada e depois endurecida, conferindo acabamento e alta resistência.
A resina epóxi é feita basicamente de uma resina plástica que endurece quando exposta ao agente ativador.
Esse Piso porcelanato líquido exige treinamento especial para instalação e é muito indicado para fábricas e, até, residências.