Aprenda a deixar o seu banheiro seguro e elegante

O banheiro é sempre um desafio na vida de um cadeirante e para vencer essas barreiras existem várias soluções que tornam o ambiente acessível para o usuário.

Ter um ambiente que possa ser utilizado por um cadeirante não significa ter aparência de banheiro de hospital, ele pode ser bonito e ter estilo agregado em sua funcionalidade.

Como tornar o seu banheiro acessível?

Quando iniciamos o projeto de um banheiro acessível devemos nos atentar a alguns detalhes como a largura da porta e piso nivelado, entre outras adaptações.

A área do banheiro deve ter espaço suficiente para a manobra da cadeira de rodas.

Existe ainda uma cadeira específica para ser utilizada no vaso sanitário e no banho, ela é basicamente um apoio e deixando exposto a maior parte do corpo para a higienização.

Alguns itens são fundamentais para que o cadeirante utilize o banheiro, além da louça sanitária você deve, comprar barra de apoio para banheiro. Elas são fundamentais para o cadeirante utilizar o banheiro, podem ser dobráveis ou não.

A grande vantagem das barras dobráveis é a facilidade de manobrar a cadeira de rodas dentro do ambiente pois podem ser levantadas, facilitando a movimentação do cadeirante.

As melhores soluções estão entre as importadas, alguns modelos acoplam o papel higiênico e o botão de descarga na ponta da barra, evitando os movimentos em excesso durante a operação, existem modelos que utilizam um plástico na parte superior da barra para evitar que o usuário tenha contato direto com o metal.

O mercado nacional ainda é muito restrito em relação à fabricação desse tipo de peça.

Esteticamente podemos usar o gesso acartonado para fazer o forro do teto, dando um estilo totalmente único ao ambiente. Faz o uso apenas de chapas de gesso que são feitas industrialmente por meio da mistura de gesso, água e aditivos.

Ele é utilizado, geralmente, em ambientes onde se opta por um acabamento mais moderno e sofisticado. Esse tipo de forro apresenta vantagens, como fácil instalação, leveza, facilidade de manuseio e qualidade no acabamento.

Pode ser de três tipos, o Standard, recomendado para paredes, revestimentos e forros em áreas secas, os resistentes à umidade, utilizados em paredes, revestimentos e forros em áreas sujeitas à umidade e o resistente ao fogo.

Outro detalhe que devemos nos atentar é aos móveis, deve ser feito um trabalho de marcenaria fina, para que todas as especificações necessárias na execução do projeto sejam atendidas.

O armário deve estar em uma altura de fácil acesso ao cadeirante e devem ter prateleiras com 1,20 metros de altura, no máximo.

A instalação dos armários deve ser feita de forma que não afete a área de circulação do banheiro, existem também outras necessidades específicas, como ter produtos e equipamentos médicos sempre à mão, essas necessidades devem ser pensadas durante o projeto, para serem atendidas em sua execução.

Projeto ideal para um banheiro adaptado

O banheiro adaptado deve seguir algumas normas para garantir a sua funcionalidade. Conheça algumas das necessidades que o projeto pede para ser executado.

Banheiros adaptados não são apenas para quem utiliza cadeira de rodas, mas também para quem utiliza aparelhos ortopédicos, próteses, idosos e crianças que precisam de apoio para se locomover no ambiente.

Eles podem ser instalados em ambientes residenciais utilizando moveis planejados e peças específicas, trazendo mais conforto e segurança aos moradores. Confira algumas regras para adaptar o seu banheiro:

  • Armários: com altura entre 40 e 120cm do piso. É preciso deixar um espaço livre para a passagem das pernas do usuário;
  • Porta-objetos: ficam entre 80 e 120cm de altura com uma profundidade de 25cm;
  • Acessórios: devem ficar a uma altura entre 80cm e 120cm do piso acabado;
  • Espelho: deve estar a no máximo 90cm, alguns podem ter inclinação de 10º em relação à parede;
  • Papeleira: devem ficar a 55cm do piso, as papeleiras de rolo devem estar a 1m do piso;
  • Portas: devem ter no mínimo 1,20m livre para chegada e 30cm livres entre o alinhamento da abertura e a parede da direita, com puxadores horizontais associados à maçaneta.

Como planejar um espaço adequado para quem possui mobilidade reduzida? Podemos deixar nossos banheiros seguros e cheios de estilo.

A distribuição das peças sanitárias, assim como o tipo e posição das barras de apoio ou suporte para idosos no banheiro, podem ser escolhidas dentro de um leque de opções.

A existência de tais opções, além do fato de cada ambiente possuir suas especificações, faz com que hajam diversas possibilidades de layout. É possível criar um banheiro acessível e com decoração exclusiva.

É preciso estar atento às medidas dos itens e suas características, saber as dimensões do espaço e estudar o projeto.

Utilizando os itens de sua escolha e fazendo um projeto que atenda às suas necessidades, com armarios planejados e as louças sanitárias corretas, é possível criar um banheiro confortável e funcional.