Estratégias arquitetônicas para dar a sensação de amplitude a cômodos pequenos
Dicas valiosas para aproveitar e colocar em prática
Quem mora em apartamentos no Centro sabe como é praticamente impossível renunciar ao mobiliário necessário e a certos elementos decorativos em ambientes como a sala ou o quarto, apesar de contar com poucos metros disponíveis.
Nesses casos, o que você pode fazer é empregar soluções arquitetônicas para ganhar espaço visualmente e dar uma sensação de amplitude aos diferentes cômodos, por mais pequenos que sejam.
As soluções podem ser meramente construtivas ou decorativas, incluindo fatores como a iluminação e as cores a ser empregadas. A seguir, confira algumas estratégias arquitetônicas excelentes para dar a sensação de amplitude a cômodos pequenos.
Prateleiras e nichos
Para quem quer aproveitar ao máximo os cômodos pequenos, tudo o que fica na parede é melhor do que o que fica no chão, ou seja, se você colocar nichos e prateleiras nas paredes, eles criarão mais espaço para que você possa colocar outros objetos e móveis mais imprescindíveis no chão.
Uma ideia que podemos pegar emprestada de muitos apartamentos no Centro de Curitiba são os nichos ou prateleiras embutidas, que tornam-se uma escolha ainda melhor por não ficarem sobressalentes à parede.
Peças com portas de correr
Outro jeito de dar uma sensação de amplitude a cômodos pequenos é investindo em móveis com portas de correr. Como essas peças não abrem para fora, apenas deslizam para os lados, centímetros preciosos são poupados. A regra não vale apenas para as portas dos móveis, mas também para as portas e janelas dos cômodos.
Integração entre ambientes
Deve-se evitar barreiras físicas entre ambientes, sempre que possível. Quanto menos divisórias separando os cômodos, mais amplo se perceberá o espaço, pois maior será o alcance visual. A iluminação se distribuirá de forma mais abrangente e uniforme, com menos espaços sombreados.
Para que se possa delimitar e setorizar os diferentes ambientes sem o uso das paredes e garantir a integração harmoniosa dos mesmos, a solução é utilizar elementos que promovam um certo contraste visual como tapetes, rebaixo de forro, elementos de marcenaria e até mesmo revestimentos de parede.
Caso esteja se perguntando se essa estratégia realmente dá certo, saiba que muitos donos de apartamentos em Caiobá já a colocaram em prática e ficaram muito satisfeitos com o resultado, que causou uma sensação considerável de amplitude em cômodos pequenos.
Piso uniforme
É só olhar para os apartamentos em Caiobá para perceber como ter um piso único melhora consideravelmente a comunicação entre os cômodos, deixando-os mais fluidos e integrados. Uma opção ótima é a utilização do porcelanato, um material que pode ser usado em praticamente todos os ambientes de sua casa.
Peças lisas, sem desenhos ou texturas devem sempre ter preferência sobre as demais. Ao contrário do que muita gente pensa, as peças em tamanho grande são as mais indicadas – elas se encaixam muito bem, e dão mais unidade aos cômodos. Outro detalhe essencial é o rejunte: quanto menor o espaçamento, mais homogeneidade você terá.
Iluminação especial e espelhos
Uma iluminação especial combinada com espelhos pode dar a sensação de um ambiente maior e mais claro. Cortinas de tecido transparentes e a luz natural deixam o cômodo assim também. Nos períodos mais escuros do dia, vale usar várias luminárias e lâmpadas.
Os espelhos são ótimos aliados na tarefa de se alcançar uma boa sensação de amplitude, mas devem ser usados da maneira correta. Eles ficam muito bonitos em salas de jantar ou halls, já que “dobram” o espaço daquilo que refletem. Evite os com formatos e molduras inusitadas. Lembre-se: iluminação especial e espelhos ampliam os espaços.
Mais aberturas para entrada de luz natural
A sensação de bem-estar que o indivíduo experimenta em um ambiente passa pela percepção de condicionantes naturais, como é o caso da iluminação natural.
Os benefícios proporcionados pelo acolhimento da luz do sol, principalmente nas primeiras horas do dia, ajudam a manter a higiene e salubridade da edificação. Isso já foi, inclusive, comprovado em apartamentos para alugar em Curitiba.
Os resultados relacionados ao aproveitamento deste fator vão além de favorecer a saúde dos moradores. A claridade natural também contribui para dar uma sensação de amplitude ao espaço construído.
Alguns recursos construtivos são bastante indicados para a captação de luz natural em condições desfavoráveis, como é o caso de claraboias, que são aberturas no teto de uma construção, com fechamento em vidro ou polímero translúcido.
Elas trazem elegância ao espaço, mas quando a utilização das mesmas não for possível, janelas e portas de vidro com acesso ou vista para áreas externas bonitas dão conta do recado.
Revestimentos claros
A psicologia afirma que o ser humano experimenta sensações diversas quando submetido a determinadas cores. Para que um ambiente pequeno ofereça a percepção de amplitude do espaço, é recomendada a aplicação de tons claros e neutros na pintura das paredes e nos revestimentos de piso.
Cores como cinza e bege diminuem a sensação de “proximidade” entre elementos, mas tons vibrantes como cores primárias (vermelho, azul e amarelo) e secundárias (verde, laranja e roxo) causam um efeito contrário, por isso é bom evitá-las.
Ah, e nada de contraste forte de cores, viu? Quanto mais leve os contrastes, maior o ambiente parecerá.
Caso ainda possua dúvidas em relação à cor que escolheu e queira saber como ela ficará antes de aplicá-la na parede, há duas ferramentas que você pode usar.
Uma é a Coral Visualizer, um app para tablets e smartphones que faz uso da realidade aumentada para mostrar a você como ficará a pintura dos cômodos em tempo real; e a outra é o Clique&Decore, uma ferramenta que permite fazer simulações usando uma foto da sua casa.
Conclusão
A metragem de casas e apartamentos para alugar e para vender tem diminuído nos últimos anos, mas isso não significa que o seu lar não possa ter espaços funcionais e confortáveis. Com essas soluções arquitetônicas inteligentes, você consegue, sim, ampliar os ambientes da sua residência, seja ela de qual tamanho for.
Acredite: a limitação métrica de um espaço não é uma barreira para a realização de seu projeto de vida. Ela é tão somente um desafio.
Compartilhe o post nas redes sociais e divulgue essas estratégias arquitetônicas tão úteis para espaços pequenos!