Ambiente residencial: mudanças necessárias
Uma casa ou apartamento, com o passar dos anos e com o uso constante, acaba necessitando de mudanças e passar por ações de manutenção e reforma. Um imóvel precisa ser valorizado financeiramente no mercado imobiliário, assim como se adaptar às novas tecnologias que estão disponíveis no mercado.
Diante disso, é importante levantar quais são os pontos do imóvel necessitam de melhoria, e a partir disso, buscar uma equipe profissional para realização das atividades.
Há várias mudanças que podem ser feitas em um processo de reforma e modernização residencial, realizando a inserção de elementos que podem ser escolhidos de acordo com o estilo do proprietário.
Mudanças residenciais: escolhendo a tinta adequada
As pinturas residenciais são indispensáveis durante uma ação de reforma e de manutenção residencial. Por isso, essa ação é fundamental para a preservação da estrutura do imóvel e para o quesito decorativo.
Mas, se engana quem pensa que para reformar e realizar a troca da pintura é necessário apenas comprar uma lata de tinta. Pelo contrário, a escolha da pintura utilizada na residência é muito importante e vai incidir diretamente na durabilidade do material.
Realizar a troca da pintura residencial é importante pois contribui para a manutenção do imóvel, que com o passar dos anos começa a sofrer desgastes.
Ao longo dos anos, uma pintura pode descascar e até mesmo sofrer com a incidência de manchas e de produtos químicos. Outro detalhe positivo da pintura residencial, é que seu custo benefício é acessível para o cliente, além do fato de agregar maior valorização para o imóvel.
Existem vários tipos de tintas disponíveis no mercado, entre eles podemos destacar:
- À base de água;
- Acrílica;
- Epóxi;
- Esmalte;
- Cal.
Diante de tantos tipos que estão disponíveis no mercado, é importante definir qual é o melhor tipo de tinta a ser aplicado no ambiente residencial.
Por isso, existem algumas dicas que precisam ser seguidas, sendo que a primeira é verificar em que local essa tinta será aplicada. Isso influencia na durabilidade do material, já que para locais úmidos o tipo de tinta a ser aplicado é diferente. Por exemplo, existem tintas que são mais resistentes a fatores externos, como as variações climáticas.
No processo de aplicação das tintas, é importante verificar também quais serão os tipos de aplicação a ser realizadas, já que pode existir alguns locais do imóvel que precisem de um reforço na impermeabilização.
Além disso, existem tintas que são laváveis e facilitam a remoção de manchas, o que é ideal para os lares com crianças e bichos de estimação, que costumam sujar as paredes com mais facilidade.
Cada tipo de tinta possui um custo diferente, e por isso, é fundamental realizar um orçamento por meio de empresas especializadas para verificar qual é o melhor tipo de tinta, assim como a quantidade necessária para cobrir a área desejada.
A busca por profissionais qualificados também é importante, pois contribui para a escolha das cores e o tipo de textura a ser aplicada nas paredes.
Detalhes: o uso do rodapé
Durante uma reforma pode ser necessário realizar algumas mudanças para a manutenção do telhado e das telhas, troca de pisos, assim como dos processos de impermeabilização e de acabamento entre a parede e chão. Neste caso, pode ser necessário trocar ou inserir o rodapé de madeira branco.
O rodapé de madeira é um elemento que deve ser instalado entre a parede e o piso, e que oferece uma proteção por conta dessa conexão. Esse material está disponível em madeira, mas também pode ser adquirido em azulejo ou cerâmica.
Para verificar qual é o melhor material, é importante consultar a equipe técnica, que pode indicar o uso do rodapé mdf 10cm, que é feito de placas de madeira, o que proporciona resistência e elegância.
O uso de acessórios para decoração
Pode parecer que não, mas em um reforma a troca de acessórios é fundamental para inovar o ambiente residencial. E esses acessórios podem ser os mais variados, desde o guarda corpo de ferro para a varanda, até:
- Móveis planejados;
- Luminárias pendentes;
- Utensílios de cozinha;
- Cortinas.
O guarda corpo de ferro preço m2 está disponível em várias lojas de construção. Esse elemento de proteção residencial pode ser utilizado em varandas, sacadas e escadas, podendo ser customizado de acordo com a preferência do morador.
Além do material disponível em ferro, também existe o guarda corpo de metalon, que é feito a partir do aço carbono e é um modelo com um ótimo custo-benefício.
Portanto, os investimentos em materiais de qualidade e a ajuda de profissionais qualificados são essenciais para uma reforma de qualidade, que proporcione segurança e bem-estar aos moradores.