Aluguel de equipamentos: diversas vantagens na construção
O setor da engenharia civil é muito importante para o país, no que se refere à elaboração de projetos e construções. É uma área escolhida por muitos jovens e que demanda muita responsabilidade, por todos os cálculos sobre a edificação, equipamentos e projetos que devem ser feitos de forma correta.
No processo de construção, alguns detalhes precisam ser revistos com o objetivo de otimizar o tempo e reduzir custos. Um deles se refere à locação de equipamentos.
Existem alguns equipamentos, que por conta da sua estrutura e porte, sua aquisição não compensa financeiramente. Em obras mais rápidas, por exemplo, em alguns momentos o aluguel de equipamentos pode compensar.
Os mais diversos tipos de equipamentos podem ser locados. Confira:
- Betoneira;
- Andaime;
- Gerador de energia;
- Empilhadeira;
- Caminhão;
- Guindaste;
- Compactador de solo;
- Variadas plataformas;
- Roçadeira;
- Escavadeira;
- Dentre outros equipamentos.
Quando o assunto são as plataformas, elas são muito importantes para realização das obras, principalmente, quando o projeto envolve altura. Por exemplo, a plataforma elevatória ou aérea, é um equipamento versátil, com alto índice de confiança e segurança para os trabalhadores.
Ela realiza movimentos na vertical e existem vários tipos de plataforma elevatória, como, por exemplo, a tesoura ou articulada. O tipo de plataforma vai depender do local onde a obra está sendo feita, pois, os tipos de aplicação são diferenciados.
Diante de tantas vantagens e aplicações, o aluguel de plataforma elevatória se apresenta como uma opção viável para quem está construindo.
Além deste tipo de equipamento, existem outros que servem para facilitar o dia a dia em uma obra de engenharia civil e não somente isto, mas também no cotidiano das pessoas.
Equipamentos de içamento: remoção no momento exato
Tradicionalmente feito com guindaste, o serviço de içamento se refere à retirada de um material que seja pesado, removendo-o para outro local.
Ou seja, ele permite a movimentação de cargas pesadas de uma só vez, facilitando o trabalho no cotidiano, reduzindo custos e otimizando tempo.
Existe alguns tipos de içamento, como, por exemplo, o realizado com cordas, com helicóptero (envolvendo um custo maior e limitando sua utilização a situações em específico) e com cintas ( para que a carga não se movimente e acabe danificando).
O uso do tipo de material para suporte da carga, vai depender, exatamente, do tipo de carga e de sua fragilidade para transporte.
Alvará de funcionamento: exigências
Para realizar uma obra da construção civil é necessário ter licença ( sobre os equipamentos de segurança e o tipo de obra que está sendo realizada), quando a obra fica pronta é preciso providenciar outros documentos para o funcionamento do estabelecimento.
O alvara de funcionamento é um documento que serve como uma autorização para que a empresa ou estabelecimento possa realizar suas atividades.
Quem concede este documento é a Prefeitura ou órgãos do município, ou seja, a documentação necessária e a regulamentação deste serviço depende de cada cidade ou estado.
Qualquer estabelecimento que preste serviço, que possua estoque, que seja destinado à circulação de pessoas ou comercialização de alimentos, deve ser regulamentado.
O documento quando concedido representa que a empresa está dentro das normas locais exigidas e por isto, pode desempenhar suas atividades. Caso a empresa não solicite um alvará, ela pode ser multada ou ter seu estabelecimento fechado.
Para estar de acordo com a lei e não correr este risco, o ideal é estar com o alvará de funcionamento em dia. Mas, para que o alvará seja liberado, vai depender do tipo de estabelecimento – é provável que a Prefeitura solicita primeiro algumas licenças para funcionar.
Ou seja, é realizado uma visita técnica para verificar as condições do local. As principais licenças são:
- Corpo de Bombeiros;
- Vigilância Sanitária;
- Ambiental;
- Entre outros.
Além das licenças e alvarás, existem outras vistorias que são realizadas visando a segurança de um local.
Laudo de vistoria cautelar: a proteção do seu automóvel
O laudo de vistoria cautelar é uma avaliação feita por uma empresa que tem especialização neste tipo de serviço, com o objetivo de verificar as reais condições de um automóvel.
O automóvel aqui não somente a parte física, mas também sua documentação.
Esta vistoria é importante para segurança do proprietário, pois verifica se o automóvel apresenta condições adequadas e recomendadas por lei para circular.
Além disso, ela previne também de acidentes, já que se conhece os problemas que o automóvel apresenta.