Acelerando o processo de construção com aplicativos
Os aplicativos são algo de uso corriqueiro na vida da população. Seja para estar em contato com pessoas queridas, fazer e conferir movimentações bancárias ou apenas para se divertir, praticamente todas as pessoas utilizam pelo menos um deles no cotidiano.
Pouco a pouco, esses sistemas passam a não ser apenas de uso pessoal, como, também, corporativo: já é possível baixar app para realizar uma série de tarefas inerentes à rotina de trabalho de diversas profissões.
No caso da engenharia civil, isso não é diferente, tendo em vista que há aplicações que podem ajudar em todas as etapas da obra, desde o projeto até a entrega. Confira alguns dos benefícios de seu uso a seguir:
Simplificação dos orçamentos
O planejamento de obras é algo extremamente complexo. O motivo por trás disso é a necessidade de se equilibrar diversos fatores, tais como:
Mão-de-obra;
Qualidade dos materiais;
Prazos;
Equipamentos necessários.
Consequentemente, é comum que os profissionais responsáveis por essa etapa passem um tempo considerável realizando orçamentos junto a diversos fornecedores, com o objetivo de conseguir a melhor relação custo-benefício para o seu cliente.
Melhor comunicação com o cliente
Atualmente, saber como montar um projeto não é a única coisa importante para um arquiteto ou engenheiro. Com um mercado consumidor cada vez mais exigente, o aumento da concorrência se torna ainda mais natural, principalmente na construção civil, que foi fortemente impactada pela crise econômica que o Brasil enfrenta.
Uma das maneiras de conquistar uma clientela cativa e se diferenciar dos demais prestadores de serviço é esforçar-se para ter um contato constante com o cliente, mostrando-lhe a que passo anda seu projeto e incluindo-o em todas as etapas.
A boa notícia é que isso é simples, pois existem aplicativos que permitem o compartilhamento de plantas, fotos e muitos outros documentos relacionados à obra.
Assim, o cliente estará sempre a par do que acontece no canteiro, o que contribui para que ele se sinta melhor atendido pela empresa e por seus profissionais.
Trabalho mais sinérgico entre a equipe
Um dos principais desafios da construção civil, desde o esboço do projeto até a entrega da obra, é a comunicação entre os seus diferentes setores, como o hidráulico e o elétrico, por exemplo.
Muitas vezes, cada um deles faz o seu próprio projeto, sem saber o que se passa nos planos dos demais. Consequentemente, a taxa de erros e retrabalhos costuma ser grande.
Assim, para que uma empresa consiga construir com mais qualidade – e, consequentemente, possa atrair mais clientes – ela deve inserir em seu planejamento estratégico a meta de fazer com que seus profissionais atuem com mais sinergia.
Felizmente, os aplicativos podem ajudar com isso: as mesmas plataformas que permitem o compartilhamento de documentos com clientes podem ser usadas para a comunicação entre os membros da equipe. Consequentemente, a rotina de trabalho se torna mais harmônica e eficiente.
Cálculos mais rápidos
A engenharia civil envolve muitos cálculos. Eles são, afinal, necessários tem todas as etapas do projeto. Por conta disso, essas contas podem consumir um tempo considerável, assim como os orçamentos do projeto.
A boa notícia é que todo esse trabalho pode ser economizado por meio da tecnologia – mais especificamente, dos aplicativos. Há vários deles que ajudam os engenheiros responsáveis pelo projeto a realizar os cálculos estruturais, de forma a reduzir a margem de erro e melhorar a produtividade de modo geral.
Medições descomplicadas
Todas as obras precisam de medições, no início ao fim. Afinal, é preciso verificar as condições do terreno onde o projeto acontecerá, definir ângulos, dimensões e muitas outras variáveis essenciais para o projeto.
Novamente, trata-se de um procedimento que pode consumir uma fatia considerável do tempo precioso da equipe. Para evitar que isso se torne um problema e prejudique a produtividade da equipe, é interessante usar apps projetados para auxiliar os profissionais.
Alguns são relativamente simples, se limitando a transformar a tela do celular em uma régua ou até mesmo em um aferidor de ângulos. Deste modo, a medida é armazenada de modo automático, acelerando e simplificando o procedimento.
Gestão de mão-de-obra mais eficiente
Outro desafio comum em canteiros de obras é administrar a mão de obra. Além da grande quantidade de profissionais necessários para realizar os projetos, é preciso contar com pessoas das mais diversas especialidades, como eletricistas, pedreiros e encanadores.
Para ajudar a fazer a gestão da força de trabalho, pode-se usar um aplicativo. Por meio dele, o administrador a obra pode controlar as escalas de trabalho e compartilhá-las com a equipe, reduzindo a chance de contratempos.