A relevância dos projetos topográficos na construção

A área da construção civil tem um papel muito importante para o desenvolvimento da sociedade, porque, com o trabalho dos profissionais desta área, a expansão das cidades acontece, com vários imóveis para finalidades diferentes.

Os trabalhos que envolvem obras contribuem para o crescimento da economia do país, possibilita novos postos de trabalhos, ou seja, oportunidades de empregos e investimentos em empreendimentos de pequeno, médio e grande porte.

Arquitetos, engenheiros, mestres de obra e a sua equipe de funcionários, são os responsáveis por executar todas as etapas da construção, através da elaboração de um projeto.

Onde os profissionais decidem a quantidade de materiais e quais serão usados, desenham a planta de acordo com o tamanho do terreno, além de resolverem com o cliente qual será a finalidade da obra.

Pessoas especializadas em obra são essenciais para o desenvolvimento do projeto, mas, não são as únicas responsáveis pelo serviço, porque, antes de iniciar as obras, é muito importante entender as condições do terreno e se este está apto para realizar uma construção.

Para este tipo de trabalho é muito importante a presença de profissionais da área ambiental e de geografia para fazerem uma análise do terreno.

Cuidados específicos com o terreno da construção

Nos serviços de topografia, os profissionais conseguem determinar alguns detalhes da área, que fazem muita diferença no momento de realizar a obra.

Nas atividades topográficas é possível medir: a área, perímetro, variações do relevo, localização, orientação e estas análises podem ser exemplificadas em gráficos ou em mapas, cartas e plantas.

Os trabalhos de topografia são essenciais para a implantação, análise e acompanhamento de obras de vários tipos como: edificações, projeto viário, movimento de terras, loteamentos, urbanização e entre outros.

A topografia possui algumas divisões:

Topometria

Serviço de medição de ângulos e distâncias, permitindo reproduzir com perfeição e de acordo com as exigências, o levantamento topográfico, com a informações de planimetria que mede os ângulos e pontos de distâncias no plano horizontal.

Já a altimetria, faz as medições no plano vertical e dos ângulos zenitais.

Taqueometria

Área responsável pelo levantamento pelos pontos do terreno, ajudando a obter a planta com as curvas de níveis. As plantas elaboradas nesta área são chamadas de plantas plani-altimétricas.

Topologia

Trata das informações que são coletadas na topometria.

Com os dados, os profissionais conseguem realizar de forma facilitada o levantamento e o desenho, usando as regras de relevo terrestre, permitem que o projeto topográfico seja elaborado de maneira precisa e com maior controle de erros, além de criar um número menor de pontos de apoio no terreno.

Nos serviços topográficos, os profissionais utilizam os seguintes equipamentos:

  • Mira;
  • Teodolito;
  • Estaca;
  • Nível topográfico;
  • Estação total;
  • Baliza topográfica;
  • Estádia;
  • GNSS;
  • GPS.

Estes são alguns dos equipamentos e aparelhos que os profissionais da área topográfica utilizam.

Projetos que ajudam os serviços de construção civil

Alguns terrenos ou canteiros de obras precisam ser nivelados para que a construção seja iniciada. Para que o terreno fique em ótimas condições, é ideal buscar informações sobre empresas que atua na elaboração de um projeto de terraplenagem, que ajuda a preparar o espaço para receber as próximas etapas importantes para a obra.

O profissional visita o terreno para analisar as condições do espaço e precisa receber o levantamento topográfico, pois, com as informações de topografia do terreno, as pessoas responsáveis pela terraplanagem conseguem elaborar o projeto.

Durante a realização do serviço de terraplenagem, é muito importante a presença de máquinas que ajudem a retirar sujeiras, entulhos e excessos de terra que prejudicam as condições do terreno. O uso de uma escavadeira hidráulica possui a função de escavar, remover ou devolver terra e retirar aterro.

No mercado de máquinas e equipamentos, existem, vários modelos de escavadeiras que podem ajudar não só na terraplenagem, mas, em várias etapas da construção.

Possibilitando o carregamento de materiais, limpeza, retirada de elementos que possam comprometer o espaço para a realização da obra de imóveis, estabelecimentos comerciais, empresas, espaços de lazer, etc.

Os formatos de escavadeiras mais utilizadas nos serviços de construção civil são: as escavadeiras a cabos, de arrasto, bobcat, hidráulica, com braço frontal ou pá escavadeira.

Sendo assim, pesquisar por empresas de referência, qualidade e experiência é muito importante para garantir que as construções sejam feitas com eficiência e evitando acidentes ou ações que possam comprometer a elaboração do imóvel.

Investir em serviços que cuidam do terreno é o segredo para conseguir ótimos resultados ao setor da construção civil.